Apostila gratuita de VRaptor, Hibernate e AJAX
Por Sérgio Lopes em 08/05/07A Caelum acaba de abrir para uso geral mais uma apostila que faz parte dos nossos cursos. É a apostila do FJ::28 - Desenvolvimento ágil para a Web 2.0 com VRaptor, Hibernate e AJAX. É um curso de 20h onde o objetivo é desenvolver uma aplicação Web completa no menor tempo possível, usando ferramentas de alta produtividade.
Usamos o Hibernate para acesso a banco de dados, inclusive com vários relacionamentos; VRaptor como controlador MVC; e AJAX integrando VRaptor com JQuery. A aplicação desenvolvida é uma Loja Virtual de Mp3s (demo em breve!) com sistema administrativo para cadastro dos produtos, cadastro de usuários, sistema de login com roles e a página de compra que é mostrada pra o usuário (e que usa Ajax para criar uma interface interativa).
Essa é a primeira versão da apostila, então aguardamos comentários e sugestões de todos! Diga o que achou e no que ela podia ser melhor.
A apostila pode ser baixada gratuitamente na página do curso assim como o material necessário para iniciar o projeto.
Gostaria de colaborar com revisão de “bugs” e contribuições para a apostila. Onde devem ser reportados os comentários ? algum endereço de e-mail, wiki ou jira ?
Comment by Luiz Fernando Arruda rocha — May 12, 2007 @ 9:19 pm
Muito obrigado pela disposição Luiz.
Pode postar as correções no Fórum do VRaptor.
Comment by Fabio Kung — May 15, 2007 @ 2:00 pm
Ótimo vocês disponibilizarem apostilas como essas.
Comment by Nilson Carlos Carletti — May 22, 2007 @ 7:52 am
muito bom
Comment by natalia — May 26, 2007 @ 12:59 pm
Olá, eu baixei a apostila, estou lendo, estudando, e estou com um problema, está mais para uma dúvida.
Estou no tópico 6.13, Exercícios Opcionais, e não consigo imaginar uma saída para o mesmo, vocês podem me ajudar, é para criar uma musica.listaPorCd.logic que recebe um cd.id e lista as músicas de um determinado CD.
Eu imaginei da seguinte forma:
public List listaPorCd(Cd cd)
{
this.musicas =
(List)his.daoFactory.getMusicaDao().procura(cd.getId());
}
Mas acho que não é isso, tenho quase certeza, pois não funcionou, hehehe.
Por favor, se puder me ajudar serei muito grato.
Obrigado pela atenção!
Comment by Rumenigg N. Vieira — June 15, 2007 @ 3:01 pm