Gerenciamento de Projetos com Scrum
Por Guilherme Silveira em 20/06/07Scrum é sem dúvida a metodologia ágil que vem ganhando mais destaque ultimamente, especialmente depois de casos de sucesso com o Google, Yahoo! e o recente e forte apoio da Microsoft à metodologia.
Depois de muito estudo e preparativos, montamos, juntamente com Alexandre Magno, um treinamento de Gerenciamento de Projetos de Software com Scrum de 20 horas, o PM-81. O PM-81 aborda os conceitos teóricos, o timebox do Sprint, até a prática com diversos exercícios e dinâmicas. Ferramentas de gerenciamento ágil e a relação da metologia com XP, UP, FDD e CMMI também são tópicos desse treinamento.

Alexandre Magno é consultor conhecido da área de gerenciamento de projetos. Possui perfil adequado como nossos outros instrutores: experiência prática no dia-a-dia com consultoria, excelente didática e amplo embasamento teórico. Ele é o coordenador responsável pelo treinamento e instrutor confirmado na turma que começa dia 23/07/2007. Com certeza excelente oportunidade para os diversos gerentes de projetos e aspirantes que já fizeram treinamento conosco. O Alexandre estará presente no Falando em Java 2007, onde você poderá conversar conosco a respeito de metodologias ágeis, além de muito Java, claro.
[...] » Gerenciamento de Projetos com Scrum » blog.caelum.com.br (tags: scrum google yahoo microsoft) [...]
Pingback by Fabiano França » Blog Archive » links for 2007-06-21 — June 21, 2007 @ 3:29 am
Muito bom, já tem um tempinho que estava procurando um treinamento parecido, e sendo com vcs, perfeito!
Parabéns novamente à Caelum pela iniciativa.
Comment by Luiz Aguiar — June 21, 2007 @ 6:57 am
Grande notícia. O Magno atua como coach na empresa que trabalho. O que posso dizer é que Scrum revolucionou a nossa estrutura de desenvolvimento de software, o resultado: equipe motivada, entregas frequentes, cliente feliz e alta produtividade.
Parabenizo a Caelum pelo inestimento em Scrum e pela escolha do instrutor.
Abs. Paulo Barros.
Comment by Paulo Barros — June 21, 2007 @ 12:55 pm
Participei há uns 5 anos atrás em um projeto em que foi usado SCRUM pela equipe que escrevia o sistema. Como a equipe ficava na Argentina, não acompanhei o dia a dia. Mas pude acompanhar o entusiasmo da equipe nas viagens que fiz para lá e em mensagens diárias via messenger.
Pelo que percebi, houve uma clara mudança nas diversas equipes da empresa depois da implementação do SCRUM. Acredito que quem vendeu a idéia lá fez um bom trabalho pois conseguiu um bom envolvimento.
Acho que para o sucesso do SCRUM, assim como em toda e qualquer outra mudança no rame rame das empresas, é preciso seduzir as pessoas. Sem isto, nenhum método dará certo.
Comment by Luca Bastos — June 21, 2007 @ 7:39 pm
O que usaram para construir a figura do post?
Comment by Alex — June 23, 2007 @ 6:55 pm
Ola Alex, foi usado o Blender para fazer a imagem do post.
Abraço
Comment by Guilherme Silveira — June 24, 2007 @ 9:22 am
[...] o desenvolvimento mais rápido, mais produtivo? O Scrum está com esse pensamento, você pode ver nesse artigo da Caelum, nesse livro gratuito e também nessa [...]
Pingback by Rafael Carneiro » Blog Archive » Me ajude a lembrar: Scrum, XP, RUP, CMM, MPS.br…. esqueci de mais alguma metodologia? — November 26, 2007 @ 1:08 am