6 Produtos que utilizo como Gerente de Produtos

A quantidade de produtos que prometem melhores vendas, maior acompanhamento de clientes e milagres de todos os tipos só aumenta. Pessoalmente utilizei diversas delas ao criarmos a editora de livros online Casa do Código e a plataforma de ensino online Alura. Resolvi deixar links e impressões por aqui. Algumas delas não são bem relacionadas ao gerenciamento de produto, mas é difícil traçar um limite.

Email marketing e marketing automation: Nossa newsletter principal tem 6 anos de Mailchimp, que dispensa muitas apresentações. Quanto ao marketing automation, o mailchimp não apresentava muitos recursos, nem o atendimento personalizado que temos atualmente com a brasileira Resultados Digitais. O Email Marketing da Locaweb é outra ferramenta muito conhecida.

Customer Analytics: Certamente as ferramentas mais da moda, que podem te ensinar muito sobre seus clientes, como também pode ficar às moscas sem utilização alguma. Como qualquer outra ferramenta, tenha alguém responsável que vai ficar de perto e saber quais métricas acompanhar e goals a atingir. Eis um mercado dominado pelo Kissmetrics e Mixpanel. Estudamos alternativas e acabamos optando pelo menos conhecido Woopra, mas que nos atendeu perfeitamente. Eu indico instalar diversas dessas ferramentas, com a ajuda do Segment.com, e ver qual é a mais interessante para você. Acredite: a forma como mostram o cohort, o churn,o DAU, o MAU, varia em pequenos detalhes que podem te irritar bastante.

Helpdesk: Utilizamos por 3 anos o Freshdesk. Sempre atendeu nossas necessidades mas começou a ficar caro para ter acesso a outras features mais avançadas. Migramos há alguns meses para o helpscout, que possui um modelo único de cobrança (olha aí uma lição para nós gerentes de produtos!).

Pagamento digital: Bem, aqui a história é longa e há muitos posts que comparam as funcionalidades dos meios de pagamento. No Alura utilizamos o Paypal, já que a equipe de lá nos ofereceu um acompanhamento bem personalizado e taxas muito competitivas. Na Casa do Código oferecemos também o PagSeguro, que possui uma base de usuários no Brasil bem impressionante. Para facilitar nossas cobranças recorrentes, usaremos a Vindi.

E-commerce. Começamos a três anos e meio com o Shopify numa difícil missão: vender os livros da Casa do Código, digitais ou não, através de uma plataforma que não jogasse a infraestrutura e picos de venda nas nossas costas. Funciona muito bem! Sem contar que temos diversas customizações para gerar os ebooks customizados com os nomes dos leitores e criar os tokens de acesso no AWS. Com o dólar alto e com os planos deles que agora sempre cobram uma porcentagem das vendas, talvez você possa encontrar alternativas mais interessantes.

Comunicação interna: Como a maioria de vocês, usamos o Slack. Ele diminuiu consideravelmente o número de emails que todos recebem, sem contar aquelas threads gigantes com gente demais em cópia.

Gostou? Aqui há outros serviços no cloud que utilizamos para gerencias nossa infraestrutura.

E você? O que utiliza?

3 Comentários

  1. Rodrigo Dantas 28/12/2015 at 18:15 #

    Bem consistente a lista. Acrescento:

    Hotjar – https://www.hotjar.com/

    Vale pela ajuda na jornada do cliente/usuário, e realmente ajuda a entender o comportamento dele.

    Abs!

  2. Jefferson Ramos 10/05/2016 at 21:59 #

    Obrigado me ajudou no meu trabalho acadêmico, um pouco difícil de entender no principio, mas me ajudou bastante.

  3. João 01/08/2016 at 13:56 #

    Excelentes produtos. Diria que são indispensáveis.

Deixe uma resposta