Agendamento de tarefas em aplicações web: um truque com Quartz

Agendamento de tarefas em aplicações web: um truque com Quartz
peas
peas

Compartilhe

quartz
 public class EnviaEmail implements Job { public void execute(JobExecutionContext context) { System.out.println("enviando email para evisar mudanca de senha..."); // acessar api de e-mail aqui } } 

Se quisermos que esse procedimento seja executado uma vez por dia, à meia noite, utilizamos a API do Quartz:

 SchedulerFactory sf = new StdSchedulerFactory(); Scheduler sched = sf.getScheduler();

JobDetail job = new JobDetail("dispara\_email", "grupo", EnviaEmail.class); Trigger aMeiaNoite = TriggerUtils.makeDailyTrigger(0, 0); sched.scheduleJob(job, aMeiaNoite); sched.start(); 
Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Poderíamos também ter usado expressões no formato do cron, usando o CronTrigger, como por exemplo acionar o Job a cada 20 segundos:

 CronTrigger trigger = new CronTrigger("20\_segundos", "grupo", "0/20 \* \* \* \* ?"); 

A API do Quartz vai muito além desses agendamentos triviais, mas vamos focar nos problemas de criar tarefas dessa maneira. É comum esse código de agendamento inicial aparecer em um ponto de inicialização do contexto da sua aplicação web, como no init() de uma servlet, ou em um ContextListener ou em algo equivalente do seu framework.

A classe EnviaEmail será então instanciada a meia noite, e terá seu método execute(JobExecutionContext context) invocado. Se o seu EnviaEmail precisa abrir conexão com o banco, ou uma session do Hibernate, conversar com o SMTP ou qualquer outro recurso, terá de fazer dentro desse método. Há também a opção de se passar essas dependências para o Job através de um mapa, que pode ser populado pelo jobDetail.getJobDataMap().put(chave, valor) e depois recuperado dentro do Job através de context.getJobDetail().getJobDataMap().

Se estamos trabalhando com injeção de dependências, passar as referências a factories e outros objetos para esse mapa-contexto quebra a inversão de controle. Pior: seu código possuirá partes que trabalham perfeitamente com injeção, e outras partes farão acesso às dependências através de lookups, factories e singletons, diminuindo flexibilidade e testabilidade.

Para resolver essa situação e tratar todo o nosso sistema de maneira uniforme, isto é, com injeção de dependências, faremos com que nosso Job seja apenas responsável por acessar uma URL. Essa URL então executará o trabalho em si, como enviar os emails lembrando a necessidade de mudar a senha de tempos em tempos. Com isso, nosso Job não se preocupará em receber dependências: ele é apenas uma chamada usando, por exemplo, do apache httpclient. A sua própria aplicação web tratará essa requisição e executará a action correspondente. Como o Job fará essa requisição de tanto em tanto tempo, o sistema funciona da mesma forma que anteriormente.

Há algumas preocupações com essa abordagem. Uma é que qualquer pessoa pode acessar a URL (caso descoberta) que inicia a task. Isso pode ser evitado utilizando filtros/interceptadores para aceitar apenas requisições de determinado host ou com determinado role para as URLs de serviços agendados.

Mesmo com essa barreira, é importante que sua tarefa seja idempotente: uma segunda requisição para a mesma URL com os mesmos parâmetros e contexto não deve alterar o resultado. Isso protege mais ainda o sistema para uma eventual falha do Scheduler ou de segurança.

Há também outras alternativas ao próprio Quartz para agendamento de tarefa. Uma delas é subverter o Hudson, utilizando-o não apenas como servidor de integração contínua, mas também para gerenciar suas tarefas, aproveitando suas características, gerenciamento de log das falhas e UI. Ou até mesmo usar o cron diretamente disparando requisições através de curl ou similar. No Google App Engine, por exemplo, há um serviço de cron próprio que funciona de maneira similar, disparando requests para determinada URL no momento agendado.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão