Apostilas da Caelum offline com Application Cache do HTML 5

Você já conhece as apostilas abertas da Caelum. Disponíveis gratuitamente desde 2004 para download, elas são um diferencial nessa proposta pioneira da Caelum de difundir o conhecimento.

E as apostilas estão em constante evolução e inovação. Sempre atualizamos o conteúdo com novos exercícios e mais explicações – aliás, é por isso que você deve sermpre baixar a versão mais nova na página oficial. E sempre tentamos inovar na distribuição da apostila.

Na começo, publicamos PDFs pra você baixar e imprimir. Com a popularização dos ereaders, começamos a publicar versões de ebook em ePub e mobi (Kindle). Mas, às vezes, você quer apenas olhar um assunto rapidamente, ou mandar um link sobre algum tópico pra um amigo. Pra isso, lançamos 6 meses atrás as apostilas em HTML pra ler no navegador. Não precisa baixar nada, só clicar, ler, navegar, linkar.

A última inovação que acabamos de colocar no ar é suporte a leitura offline na versão HTML. Ou seja, você não precisa mais baixar o PDF ou os ebooks se quiser ler quando não estiver conectado a Internet. A versão HTML funciona em qualquer navegador moderno, incluindo tablets e smartphones, já que tem uma interface responsiva.

As novas apostilas HTML com suporte a offline juntam as vantagens das versões para download com as vantagens da Web. Para instalar, acesse o menu superior da apostila e vá na opção Leitura offline:

E, claro, as outras opções para download (PDF, ePub, mobi) continuam disponíveis. Você escolhe a opção que for melhor pra você.

A implementação

O suporte a leitura offline é implementado usando a Application Cache API disponível no HTML 5. O suporte nos navegadores é muito bom: Chrome, Firefox, Opera, Internet Explorer (a partir da versão 10), iOS, Android e Blackberry.

A experiência na criação desse recurso gerou uma palestra sobre o HTML5 offline e Application Cache que você pode consultar para aprender mais. Se estiver curioso, dê uma espiada no arquivo de manifest da apostila FJ-11. É um arquivo texto bem simples de ler, e ele lista todos os componentes da apostila que serão baixados pelo navegador. A partir dele que é feita a instalação com a Application Cache API.

Essa novidade ainda está em beta, apesar dos testes extensivos que fizemos. Teste você também e deixe sua opinião nos comentários!

10 Comentários

  1. Francisco 05/03/2013 at 11:34 #

    Essa atitude de divulgar conhecimento é simplesmente fantástica…e além de divulgar, divulga de diversas maneiras é sem palavras!

    Parabéns Caelum!

  2. Fabio Costa Jr 05/03/2013 at 18:42 #

    boa! já instalei no meu.

  3. Ramon Pires 05/03/2013 at 23:09 #

    Ficou muito legal,tá funcionando perfeitamente off-line,merece todo o meu respeito tecnologico.

  4. Raphael 06/03/2013 at 12:45 #

    Cara muito bom, estou com um problema que preciso resolver num projeto que estou e pensei muito sobre esse cache do html 5, tentei postar no tectura mas parece que não estão mais aceitando post novos. O meu projeto precisa utilizar desse recurso quando os aparelhos estão numa área sem 3g e continuar utilizando os cadastros e tal. Até implementar um local storage simples eu vi a necessidade. Como não temos ainda o conhecimento do assunto foi pensando numa solução usando applet mas aí perderímos toda a integração com o sistema que já existe e teríamos de manter 2 aplicações.

  5. Sérgio Lopes 06/03/2013 at 12:52 #

    @Raphael Sábado agora dia 9 vou estar no SampaJS com uma palestra sobre HTML5 offline e como foi feita a implementação das apostilas. Se quiser aparecer por lá, trocamos uma ideia: http://bonoevento.com/sampajs/

  6. Raphael 06/03/2013 at 16:07 #

    Não poderei estar em são paulo neste dia mas tudo bem, vou manter um pesquisa focada nessa abordagem e vamos ver se consigo um apresentar um piloto :D. Obrigado assim msm.

  7. Márcio 13/03/2013 at 11:08 #

    Excelente!

  8. André Vasconcelos 13/03/2013 at 22:42 #

    @Sergio Eu estava afim de ir ao SampaJS, mas tinha curso no dia, na caelum rs, Quem sabe na próxima! 😀

  9. Sérgio Lopes 14/03/2013 at 12:46 #

    @André hahahah Se quiser saber mais sobre o offline, eu postei os slides da palestra junto com explicações e referências aqui: http://sergiolopes.org/palestra-appcache-html5-offline/

  10. Evandro Ribeiro 11/11/2014 at 00:51 #

    Quando tento instalar, ele aparece a mensagem “Problemas na instalação”. Estou usando o Moto G 2ª Geração, mas não rolou, gostaria de saber se o recurso ainda está ativo?

Deixe uma resposta