Arquitetura e Design de Projetos Java

Arquitetura e Design de Projetos Java
peas
peas

Compartilhe

Hoje em dia são tantos os design patterns, padrões, frameworks e boas práticas, fica confuso tomar uma decisão. Como devemos desenhar nossas classes? Usar herança ou composição? Injeção de dependências? Webservices, RMI ou um simples arquivo XML? JDBC, JPA ou Hibernate? Devo usar EJB? Quando preciso e como faço um cluster?

Depois de um longo preparo da ementa, exercício e de como abordar tantos tópicos, trazemos a público um novo treinamento, o FJ-91, focado em arquitetura e design de projetos Java. O treinamento passa pelo uso correto da orientação a objetos, design de classes (patterns, domain driven design, componentização), frameworks e especificações, além de Web 2.0 e SOA.

Os exercícios são apresentados de uma maneira bem diferente: fazemos checkout de inúmeros projetos construídos para este treinamento, com o objetivo de analisar o código, debater, melhorar, e testar os diferentes frameworks e arquiteturas. Desde exercícios simples como trocar herança por composição, até rodar uma aplicação com EJB em cluster. Além de conhecer muitos dos frameworks e novas tecnologias, o intuito é que as pessoas saiam com uma capacitade crítica aguçada para uma tomada de decisão.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Apesar de não ser o foco, cada capítulo apresenta testes simulados para a certificação Sun Certified Enterprise Architect, e também exercícios de modelagem e debates sobre as decisões tomadas, passando pelas três etapas da SCEA. Apesar dessa certificação ser bem antiga e ter um conteúdo ultrapassado em alguns quesitos, os outros tópicos abordados pelo treinamento estão bem mais próximos do Java EE 5.0, o que o torna qualificado para uma possível atualização da prova.

Ao final do treinamento ainda há um capítulo dedicado a tópicos sobre desenvolvimento e metodologias. Alguns papers clássicos são debatidos, como o Silver Bullet e o Mythical Man Month, além dos testes unitários e de aceitação. Ufa! 40 horas de muito trabalho.

Veja outros artigos sobre Programação