As três principais teclas de atalho do Eclipse

Postado em 29. mar, 2011 por and em Java

Atualização 02/2012: Veja MAIS atalhos e truques AVANÇADOS no novo curso online Produtividade Extrema com Eclipse.

Na apostila do curso FJ-11 passamos diversas teclas de atalho importantes para o desenvolvedor iniciante, mas damos especial destaque a um pequeno grupo, para não atrapalhar o aprendizado. Vamos diminuir ainda mais esse grupo e mostrar como podemos praticamente nos livrar da interrupção do mouse com apenas três teclas de atalho: Control+Espaço, Control+1 e Control+3.

1. Acha que já conhece o Control + Espaço?

Sim, ela te ajuda a autocompletar nome de classes e métodos, mas podemos ir muito além. Ao declarar uma variável do tipo ContaCorrente basta, logo após dar o espaço, pressionar Control + Espaço e possibilidades de nome serão sugeridas:

O Control + Espaço pode ativar um dos muitos templates do Eclipse, como o foreach. Basta digitá-lo e pressionar Control + Espaço que será estruturado um enhanced-for, sugerindo utilizar a array ou collection do escopo mais próximo. O funcionamento é análogo para outros templates, como para gerar o método main:

Existem várias formas de se gerar os getters e setters e a mais rápida é com Control + Espaço. Dado qualquer atributo, basta digitar get+Control + Espaço e pronto, ele dará opções para a geração do getter. O funcionamento é análogo para o setter:

2. O Control + 1 vai além da correção:

Esta talvez seja a combinação mais eficiente, porém menos conhecida. Ela não serve apenas para dar sugestões quando algo há algum erro de compilação (quickfix), indicado pela pequena lâmpada, como no tratamento de exceções checked:

Ou para criar classes que ainda não existem:

Quando declaramos um atributo de uma classe, o Control + 1 vai oferecer e geração de getter e setter:

Mas o uso mais interessante é na criação de váriáveis e atributos. Quando vamos criar uma váriável, começamos declarando-a, mas isso não é necessário. Podemos simplesmente digitar new ContaCorrente() e pressionar Control + 1:

Podemos também utilizar Control + 1 para remover cada import desnecessário, porém o control+shift+o é mais eficiente.

3. O Control + 3 pode fazer todo o restante.

Ele é o atalho que busca um comando ou opção de menu baseado no que você escreve. Ao digitar generate, por exemplo, temos:

Com isso podemos gerar construtores, getters e setters ou buscar por todo código. Até mesmo abrir a tela de preferences ou fazer um new class. Mais: conforme você usa o Control + 3, o Eclipse memoriza suas principais escolhas, de tal forma que da próxima vez elas estarão ordenadas de acordo com sua utilização. Também é possível escrever apenas as primeiras letras das palavras que constituem o comando, como Generate Getters And Setters (GGAS):

Pode gerar construtores de acordo com seu atributos, através do GCUF (Generate Constructor Using Fields), entre muitos outros. O céu é o limite.

Ou rodar sua aplicação, ao digitar run:

Para os iniciante em Eclipse, isso é bem mais fácil que guardar na memória as estranhas teclas de atalho para rodar uma aplicação: agora ela está a apenas um Control + 3 run de distância.

E você, quais atalhos mais utiliza? Dominar uma IDE pode te deixar muito produtivo, e vemos que não é necessário memorizar muitas teclas para já ter um considerável desempenho com o Eclipse. Fica o agradecimento a diversos desenvolvedores e instrutores da Caelum pelas dicas: Adriano Almeida, Jose Donizetti, Lucas Cavalcanti e Fabio Kung.

Atualização 02/2012: Veja MAIS atalhos e truques AVANÇADOS no novo curso online Produtividade Extrema com Eclipse.

Raphael Lacerda

Paulo Silveira

Mais sobre o autor

Tags: , , , , , , ,

60 Respostas para “As três principais teclas de atalho do Eclipse”

  1. elias

    09. nov, 2011

    Muito bom o post, o ctrl +3 é excelente! dá para ganhar bastante tempo.

  2. Caio Ribeiro Pereira

    14. dez, 2011

    A tempos atrás eu fiz um post muito bacana dando dicas complementares para usar o Eclipse, vale a pena dar uma olhada hehe

    Teclas de Atalho Essenciais:
    http://www.udgwebdev.com/teclas-de-atalho-essenciais-no-eclipse/

    Gerenciando Plugins
    http://www.udgwebdev.com/gerenciando-plugins-no-eclipse/

    Debug com Eclipse
    http://www.udgwebdev.com/debug-com-eclipse/

  3. Adriano Faria Alves

    16. dez, 2011

    Um dos melhores para min é o Ctrl + I , para organizar o código !

  4. Felipe

    20. dez, 2011

    Para vc organizar o seu código, vc ira utilizar o Ctrl + Shift + f !

    Agora se vc quizer ver todas as utilidades q os atalhos fornecem…aperte o Ctrl + Shift + l…assim podera utilizalos ;D

  5. Caio Ribeiro Pereira

    16. jan, 2012

    Lancei mais um post para complementar nas configurações com Eclipse IDE, vale a pena dar uma olhada pessoal!!

    http://www.udgwebdev.com/ajuste-fino-no-eclipse-ide/

  6. Andre

    24. jan, 2012

    Muito bom!

  7. jhomara

    09. mar, 2012

    Show, muito bom!

  8. Nesken

    05. abr, 2012

    Muito legal, ja consigo viver sem o mouse rsrsrs.. era horrivel antes

Trackbacks/Pingbacks

  1. Configurando seu Eclipse para C/C++ | Arruda - abril 2, 2011

    [...] desejam saber melhor sobre as 3 teclas mais uteis da IDE(Ctrl+1, Ctrl+3, Ctrl+Espaco) pode ver esse post que fala bem delas. This entry was posted in C/C++, programação. Bookmark the permalink. [...]

  2. Teclas de Atalho do Eclipse « BLuidy - junho 28, 2011

    [...] citados acima, pode ajudar muito na produtividade. Como referência deste artigo, utilizei este http://blog.caelum.com.br/as-tres-principais-teclas-de-atalho-do-eclipse/ unindo o artigo aos comentários dele resultou nos atalhos acima. Detalhe, testei todos os atalhos [...]

Deixar uma Resposta