Caelum marcando presença na comunidade de UX

Mês passado fiz dois anos na Caelum. Nos primeiros meses eu foquei meu trabalho nos cursos de Front-End, mas desde o primeiro dia como funcionário da Caelum minha grande vontade era ministrar o curso de UX, que na época estava congelado porque não havia instrutor para ele.

Após 6 meses de trabalho, deu para sacar que a Caelum é uma empresa ágil e com uma estrutura horizontal, onde qualquer profissional tem liberdade para colocar novos projetos na mesa para serem discutidos e desenvolvidos.

Aqui, um “sim” ou “não” como resposta vem sempre acompanhado com motivos bem explicados

No meu sétimo mês na Caelum, estava focado em dar o curso de UX. Sendo assim, fui até a Camila Farinho (head do comercial da Caelum) e perguntei para ela se o curso de UX tinha uma boa procura. Quando ela falou que, sem qualquer divulgação, tinha no mínimo 5 pessoas perguntando sobre o curso todo mês — meus olhos brilharam. 🙂
O próximo passo era conversar com o head dos instrutores, na época o Alberto Souza. Felizmente nossa conversa foi rápida e ele me deu todo suporte que precisava para desenvolver o curso. Tudo isso aconteceu em menos de duas horas e na semana seguinte eu estava trabalhando para atualizar o curso de UX.

Como foi criar e deixar a apostila de UX aberta para download

Com o conteúdo atualizado do curso e com 20 horas de carga horária, fui dar minha primeira turma com 26 alunos (até hoje a maior turma de UX que eu já tive). E vou contar para vocês que essa primeira atualização não foi muito feliz, pois eu estava sozinho nesse processo.

Felizmente, quando fomos atualizar o curso para deixar ele com 32 horas, eu não estava mais sozinho para gerar o conteúdo e dar as aulas, o Natan Souza estava junto. Agora eu tinha um parceiro para discutir ideias e escrever o conteúdo.
Nosso próximo passo era colocar mais conteúdo no curso e transformá-lo em um curso de 40 horas. No meio desse processo tivemos uma surpresa muito boa: a Carla De Bona se juntou a nós, e ela estava disposta a dar aulas e gerar conteúdo com a gente.

Hoje, somos o time de UX da Caelum. Esse time conseguiu fazer com que o curso de UX ficasse com 40 horas e a apostila entrasse para a galeria de apostilas abertas da Caelum. Se estiver curioso para fazer o download da apostila, é só entrar em: http://caelum.com.br/apostilas. Nesse link temos apostilas de outros cursos da Caelum.

Eu realmente acredito que esse foi a maior ação que fizemos para a comunidade de UX. Mas, não queremos parar por aí! Estamos fazendo mais e queremos fazer muito mais. Abaixo vou falar de algumas ações que estamos fazendo para ajudar a comunidade de UX a crescer cada vez mais. Se você estiver afim de participar de alguma é só me adicionar nas redes sociais da vida como: Twitter, Facebook ou LinkedIn.

Participação ativa no Meetup FrontUX

O primeiro do time a ir no evento foi o Natan. Depois disso, ele conseguiu que uma das edições do evento fosse aqui na Caelum. Foi ai que eu participei do evento pela minha primeira vez. Pra mim, o diferencial do evento é a estrutura definida pelo Gui e Matheus.

Todo evento tem um tema e a proposta é uma discussão entre FrontEnders, Designers e UXers. A discussão é bem descontraída, em clima de bar mesmo. Tanto que em muitas edições a Caelum fornece cervejas para a galera se descontrair mais ainda 🙂

Para você participar do Meetup e saber mais sobre ele, é só entrar no seguinte link abaixo — só fique atento que as inscrições acabam em segundos.
http://www.meetup.com/pt-BR/frontux

Slack focado em criar projetos opensource para áreas de UX e FrontEnd

Há um mês atrás eu iniciei um grupo no Slack focado em desenvolver projetos opensource (de código aberto) para as áreas de UX e FrontEnd. Enquanto eu escrevo esse post, esse grupo está montando times multidisciplinares para 3 projetos:

  1. Pikachu – Avaliação de usabilidade colaborativa
  2. Charmander – Ferramenta de Prototipação online/offline
  3. Squirtle – Organizar as UX Tool Boxes

Se quiser participar de algum desses projetos ou sugerir novos para a comunidade desenvolver, é só entrar no link abaixo para ter acesso ao grupo do Slack:
https://slackin-front-end-ux-brasil.herokuapp.com/

Faça algo pela área que você trabalha!
Isso é muito bom para reconhecimento profissional e para ajudar a desenvolver, melhor, pessoas nesse nosso mundão.

Se você tem algum projeto focado na comunidade e está precisando de alguma ajuda, entre em contato que tento te ajudar da melhor forma 🙂

Seja o primeiro a comentar :)

Deixe uma resposta