Caelum na Agile Brazil 2013

Agile Brazil 2013Desde a primeira edição, em 2010, a Caelum é patrocinadora e presença forte na Agile Brazil, a maior conferência sobre métodos ágeis da América Latina. Entre os dias 26 e 28/06, Brasília será a casa dos agilistas e nosso time estará lá!

Nossa participação nas atividades começa nos dias que precedem a conferência, na Virada Ágil: um conjunto de cursos a preço bastante reduzido para promover o aprendizado da agilidade. Nos dias 24 e 25/06, o instrutor Maurício Aniche vai ministrar o curso Práticas Ágeis de Desenvolvimento de Software, um treinamento da Caelum voltado para desenvolvedores de software que querem conhecer e se aperfeiçoar em testes automatizados, design patterns, refatoração, processos de build, integração contínua, deploy contínuo, programação pareada e o uso de controle de versão.

Veja mais sobre o curso oferecido pela Caelum e descubra as promoções e descontos vigentes para a Virada Ágil.

E, durante a conferência, venha assistir as palestras apresentadas pelo nosso time, abordando os mais variados assuntos:

Testes legíveis, projetos felizes

por Luiz Corte Real

Você escreveu testes para sua aplicação e agora está com a consciência tranquila, porque a manutenção no futuro vai ser fácil. Mas será que vai mesmo? Será que seus testes estão bons?

Muito se fala sobre a necessidade de escrever testes automatizados para facilitar o desenvolvimento e a manutenção de uma base de código, mas testes automatizados podem ser escritos de diversas maneiras. Podemos ter testes que ajudam a encontrar bugs ou testes que só dão dor de cabeça; testes que ajudam a entender as regras de negócio ou que são crípticos. Nesta palestra, vamos ver algumas técnicas e ferramentas para que os testes sirvam também como documentação, para que realmente ajudem quem precisar dar manutenção no seu código posteriormente.

Métricas de código, pra que te quero?

por Maurício Aniche

Por que a sua empresa resolveu abrir uma filial em Porto Alegre e não Belo Horizonte? Por que o supermercado coloca fraldas do lado da cerveja? Informações de negócio são geralmente tomadas a partir de dados. Em software, podemos fazer o mesmo. Quais são as melhores e as piores classes do nosso projeto? Quais classes são complexas demais ou muito acopladas? Para tomar essas decisões, precisamos usar métricas de código. Nesta palestra, mostrarei as diferentes métricas de código existentes, como e quando usar cada uma delas. Aprenda a monitorar a qualidade do seu código!


Re-escrevendo o manifesto e os princípios

por Ceci Fernandes & William Mizuta

Em 2001, o Manifesto Ágil representou a unificação de diversos pensamentos sobre a simplificação dos processos. Nos 12 anos seguintes, fomos além: desenvolvemos e entregamos projetos, construimos times e ensinamos outros a pensarem como nós.

Nesse workshop, queremos ouvir a sua opinião em o que poderia ser re-escrito no manifesto e nos princípios ágeis – debateremos, criaremos resultados em grupos menores e juntaremos as opiniões dos presentes em um texto final.


Mockar ou não mockar

por Hugo Corbucci (TW) & Maurício Aniche

Você mocka nos seus testes? Ou você integra tudo com os outros componentes de produção? Sabe quais os impactos de cada solução?

Essa palestra apresenta as duas opções e discute vantagens e desvantagens de cada abordagem. Apresentaremos algumas situações e as soluções envolvidas assim como os custos e retornos associados. Se você já teve dúvida se deveria ou não mockar, participe e saia dessa sessão tomando decisões mais conscientes.


Otimizando o time to market: do zero a produção em poucas iterações

por Guilherme Silveira & Francisco Sokol

Queremos entregar uma primeira versão logo. Em um mês ou dois. Para mais de 100 mil usuários. Mas como fazer isso com tanto para planejar? Pensaram no design? Na infraestrutura? Nos sistemas legados? Nas tecnologias? Nas alternativas open source? Como encaixar tudo isso em um primeiro release rápido e com qualidade?

Nessa palestra abordaremos as práticas que utilizamos para diminuir o peso do processo sobre os desenvolvedores – permitindo maior produtividade e entrega do primeiro release completo mais cedo.

Além dessas sessões, Franscisco Sokol e Maurício Aniche ainda apresentarão o paper acadêmico publicado no WBMA (Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis) juntamente com o professor do IME-USP, Marco Gerosa. O trabalho de nome Does the act of refactoring really make code simpler? A preliminary study será apresentado na sala reservada para a trilha acadêmica no dia 28/06.

Venha assistir nossas palestras e muitas outras, passe no nosso stand para bater um papo e conheça os livros da Casa do Código que estarão por lá. Nos vemos em Brasília, daqui a pouco, na Agile Brazil!

3 Comentários

  1. Lucas Moreira 18/06/2013 at 23:41 #

    Estarei la pra prestigiar!

  2. Eudson Bambo 19/06/2013 at 11:29 #

    Pelo conteúdo e elenco(gente como o Maurício que já vi seu trabalho e qualidade de perto) a palestra vai ser muito interessante, pena eh não ter coisas destas aqui no meu pais.

    Se for possível partilharem connosco as apresentações seria ótimo.

    Sucessos a todos.

Deixe uma resposta