Código conciso: claro e breve

Código conciso: claro e breve
gas
gas

Compartilhe

poucos anos, com a onda de novas linguagens, surgiram discussões defendendo código com a intenção de ser "conciso".

Ser conciso é expressar muito, com poucas palavras; ser claro e sucinto; curto, mas com todas as informações necessárias; breve e claro. Note como todas as definições de concisão implicam em ser curto, mas também na clareza da informação. Dois fatores fundamentais para a busca do código de qualidade

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Tomemos como exemplo o ato de salvar um usuário no único banco de dados acessado por uma aplicação:

 user.saveInTheDatabase(database) 

Ele é claro, e chega a ser até mesmo redundante uma vez que "tipifica" o nome do método ao repetir a palavra database. Já o código a seguir mantem a clareza relativa a responsabilidade citada, além de ser sucinto:

 user.save 

Em uma outra situação, o mesmo código acima pode ser implementado executando outras tarefas, como inserindo outros objetos relativos a um usuário:

 def save super maquinas\_a\_instalar.each do |instancia| cria\_maquina\_no\_banco(instancia) end

\# ou qualquer outro tipo de efeito colateral end 

Agora o código anterior, continua sucinto mas já não é mais tão claro:

 user.save 

Ele não diz que faz o que realmente fará. A busca pelo código curto introduziu a possibilidade de engano daquele que vai ler, pior ainda, o nome do método e a maneira de implementá-lo levam ao erro: ele não é conciso, ele é somente breve.

Por isso alguns usos excessivos de técnicas avançadas, como AOP ou mesmo reflection, precisam de muito cuidado. Remotabilidade transparente, EJBs, JPA, ActiveResource e quaisquer outras bibliotecas que trabalham um serviço de maneira a ocultá-lo podem gerar problemas caso o usuário não tenha um certo conhecimento do efeito de suas chamadas. É o caso do excesso de invocações remotas ou de queries sqls, que os frameworks já citados podem trazer sem um conhecimento mais profundo..

Concisão não significa texto curto. Um dos grandes desafios de um autor é ser conciso, para não cansar seus leitores, mantendo a clareza de seu texto. Algumas linguagens ou até mesmo bibliotecas podem acelerar ou desacelerar o processo de falar algo com poucas palavras, o que não significa necessariamente o código mais fácil de entender e, consequentemente, de manter a longo prazo.

Escrever pouco - a métrica de linhas de código - traz o menor código, mas não necessariamente o mais claro ou melhor. No exemplo a seguir, o cliente está sendo somente salvo ou algo mais está sendo feito e a "pseudo-concisão" está nos enganando?

 cliente.save() 

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão