CSS3 e progressive enhancement

CSS3 e progressive enhancement
slopes
slopes

Compartilhe

Desde o meu último post sobre CSS3, muita coisa tem acontecido no mundo dos browsers. A guerra que Steve Jobs começou contra o Adobe Flash se intensificou e tem ganho muitos reforços. O HTML5 e o CSS3 despontaram de vez como soluções, e só se fala disso na blogosfera. Os fabricantes de browsers têm corrido bastante para suportar as novidades e a feliz surpresa é o incrível comprometimento com os novos padrões que a Microsoft tem feito no IE9.

Mas, como vimos, o grande problema hoje é, ainda, o suporte nos navegadores. Apenas as últimas versões dos navegadores mais modernos possuem suporte a CSS3 e HTML5 e, mesmo assim, de forma ainda incompleta e limitada. Isso quer dizer que ainda não podemos usar CSS3 em nossos sites? Podemos e a chave pra isso é progressive ehancement - ou melhorias progressivas. Esse e outros assuntos de CSS, HTML e JavaScript são tratados no novo curso WD-43 da Caelum.

Progressive enhancement e graceful degradation

A ideia é fazer seu site funcionar em qualquer navegador, sem prejudicar os navegadores mais antigos e sem deixar de usar os novos recursos em navegadores novos. Graceful degradation foi o nome da primeira técnica a pregar isso; o objetivo era montar seu site voltado aos navegadores modernos e fazer com que ele degradasse "graciosamente", removendo funcionalidades não suportadas. A abordagem mais recente, chamada progressive enhancement tem uma ideia parecida mas ao contrário: comece desenvolvendo as funcionalidades normalmente e vá acrescentando pequenas melhorias mesmo que só funcionem nos navegadores modernos.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Com CSS3, podemos usar progressive enhancement. Não é possível ainda ter um site que dependa hoje totalmente em CSS3. Mas é possível desenvolver seu site e acrescentar melhorias progressivamente usando CSS3.

Montando uma página recheada de novidades do CSS3

Recentemente, reorganizamos a página dos cursos da Caelum e usamos vários recursos do CSS3 (veja a página do WD-43). Por exemplo, no fim da página, mostramos a ementa de cada treinamento. O conteúdo em si é simples: uma lista de tópicos usando listas com

    e
  • , o que funciona em qualquer navegador até os em modo texto ou em celulares simples. Mas, se você acessar usando um navegador com CSS3, verá uma melhoria interessante: para melhor organizar o conteúdo, usamos a nova funcionalidade de quebrar o conteúdo em colunas, a propriedade column-count:

    Exemplo do column-count

    Firefox e Webkit suportam o column-count já há algum tempo, mas com auxílio das extensões proprietárias:

     #ementa { /\* multi-coluna com firefox, chrome, safari \*/ -moz-column-count: 2; -moz-column-gap: 1.5em; -moz-column-rule: none; -webkit-column-count: 2; -webkit-column-gap: 1.5em; -webkit-column-rule: none; /\* css3 \*/ column-count: 2; column-gap: 1.5em; column-rule: none; } 

    Na nossa implementação, ainda temos um JavaScript a mais que simula o column-count em alguns browsers como o IE (mas não tão elegantemente quanto a versão CSS3).

    Botões CSS3 sem imagens com progressive enhancement

    Na página dos cursos, temos também links para contato, download etc. Links são a coisa mais antiga da Web, funcionam em qualquer navegador dos últimos 20 anos. Mas que tal melhorarmos um pouco o link para ele se parecer mais com botões? Fundo degradé, bordas redondas, algumas sombras, uns efeitos aqui e ali e conseguimos um resultado interessante. E, com CSS3, todos esses efeitos são extremamente simples de se fazer sem a necessidade de nenhuma imagem. Veja um screenshot do botão ou acesse a página do FJ-21 para vê-lo no ar:

    Mas e nos browsers sem CSS3? Podemos fazer diversas formas de melhorias progressivas para dar uma experiência interessante (mas diferente) ao usuário de qualquer navegador.

    Degradés, por exemplo, são suportados pela propriedade background-image com o valor linear-gradient, mas apenas no Webkit e no Firefox 3.6. No IE, podemos usar um filtro proprietário e, em navegadores mais antigos como Firefox 3.0 e 3.5, podemos simular gradientes usando uma técnica muito usada pelo Google de criar faixas de cores sólidas.

    Já bordas redondas são suportadas pela propriedade border-radius do CSS3 e não funcionam no IE e em outros navegadores antigos (o IE9 irá suportar). Outras características, como text-shadow e box-shadow, também possuem abordagens diferentes nos navegadores por aí, e as suportamos como uma melhoria a mais.

    O resultado? Um botão elegante em cada browser, uns com mais recursos, outros com menos. Mas uma página usável em todos os lugares:

    Isolei o exemplo dos botões com CSS3 em uma página específica que você pode acessar. Lá há exemplos de uso do botão, links pro HTML e CSS usados e screenshots em diversos browsers do mercado.

    Conclusão

    Um site inteiro baseado em CSS3 e HTML5 é, na prática, ainda um sonho de um futuro distante. Mas as novidades já estão sendo implementadas nos navegadores e podemos usá-las já hoje! A boa prática é usar as técnicas de progressive enhancement para incrementar seu design em navegadores mais modernos.

    Saber usar as novidades e escrever código HTML e CSS seguindo as boas práticas são desafios dos bons WebDesigners de hoje em dia e assunto do novo curso WD-43 da Caelum.

Veja outros artigos sobre Front-end