Da ideia à produção – O papel do Gerente de Produtos

Durante os mais de 10 anos da Caelum, sempre desenvolvemos projetos de software para diferentes tipos de clientes. Desde empresas, clientes internos e até mesmo projetos para a comunidade – como o ondetrabalhar.com – e diferentes projetos open-source.

Recentemente, tivemos o lançamento de dois grandes produtos: a Casa do Código e o Alura, que hoje em dia possuem até mesmo seu próprio CNPJ e quadro de colaboradores.

Entretanto, como surgiram as ideias para esses produtos (que depois viraram empresas)? Como saber se há um mercado para isso? O que fazer para validar esses projetos? Como conseguir os primeiros usuários? Todas estas questões (e várias outras) são desafios tratados pelo Gerente de Produtos.

Como surgiu a Casa do Código?

Tudo começou com uma aventura. Em meados de 2010, decidimos escrever nosso primeiro livro, sobre Arquitetura de Software. Durante a escrita, vimos que todo o processo das editoras tradicionais eram bastante burocráticos e cheio de gargalos. Nada comparado ao universo ágil que estamos acostumados hoje em dia.

Outro problema que tivemos foi a falta de atenção com os e-books. Perdemos as contas de quantas vezes ouvimos reclamações de leitores que não conseguiam abrir seus arquivos em nenhum tipo de E-reader.

Assim, conseguimos sentir a dor do processo para criação de um livro. Ouvimos nossos clientes e enxergamos aí uma oportunidade: “Por que, então, não fazer um método ágil e sem burocracias para a publicação de livros, dando grande atenção ao e-book, como as pessoas querem?”.

Saber a necessidade dos seus clientes é importante, mas também é preciso ir além. Temos que ter ideia do mercado potencial para aquele produto, caso contrário, pode não valer a pena o investimento.

O Gestor de Produtos trabalha em todos esses pontos: ouvindo os clientes, sondando o mercado e analisando a viabilidade do que vai ser criado e acompanhando a produção.

Desenvolvimento do produto

Uma das principais formas de perceber se um produto é viável (ou não) e se existe uma aceitação do público é desenvolvendo e colocando-o no ar para que os primeiros clientes já consigam testá-lo.

Nesse momento, o Gestor de Produtos terá que priorizar quais funcionalidades aparentam ter maior impacto, para que essas sejam desenvolvidas primeiro e em uma ordem lógica.

É aqui que um Produto Mínimo Viável (MVP) será produzido com o mínimo necessário de recursos que chamem atenção do público para, assim, poder avaliar os próximos passos a serem seguidos.

O Gerente de Produtos precisa entender de desenvolvimento de sistemas, pois, assim, poderá avaliar o que dará mais trabalho para o desenvolvimento (em conjunto com o líder técnico da equipe de desenvolvimento) ou fazer com que o lançamento dessa primeira versão leve muito mais tempo do que o necessário, fazendo com que o produto até mesmo perca seu timing.

Conseguindo feedback com Customer Development

Uma vez pronto essa primeira versão, chega o momento de colocá-la no ar. Quais serão os primeiros usuários a acessá-la?

Uma recomendação que seguimos aqui na Caelum, mas não necessariamente uma regra, é escolher um pequeno grupo dentro de nossos clientes para fazer uma avaliação do produto.

Trocamos e-mails com eles para que deem sua opinião e, em alguns casos, até conversamos pessoalmente, para conseguirmos ter uma crítica mais detalhada.

Esse processo de entender os clientes envolve também a análise de métricas do sistema e estatísticas que não sejam evidentes. Uma espécie de feedback, extraído das informações de uso dos usuários.

Próximas iterações

Cabe ao Gerente de Produtos, em conjunto com outras áreas, decidir a partir dos feedbacks dos usuários e necessidades do projeto, quais os próximos caminhos que deverão ser seguidos. Caso necessário, ele poderá mudar até mesmo a direção do produto e repriorizar o que deve ser feito. É um ciclo.

Vale notar que o Gerente de Produtos está presente em todas as fases do produto, inclusive após ele ir para o ar. Assim, ele acompanhará seu uso, tendo novos insights, e enxergará oportunidades e falhas.

É uma tarefa multidisciplinar, na qual é preciso conhecimento do negócio, gestão de pessoas e experiência com desenvolvimento, marketing, finanças e vários outros assuntos. Por ser um papel fundamental para a inovação dos empreendimentos e por ter uma importância estratégica, grandes empresas possuem, cada vez mais, pessoas dedicadas a esse cargo (às vezes com outro nome). No Brasil alguns nomes se destacam, como o Joaquim Torres e o Dov Bigio, que organizaram recentemente o 1o Encontro Brasileiro de Gestão de Produtos de Software.

E na sua empresa, também há uma pessoa com o papel do Gerente de Produtos? Quais são as atribuições dele? E você, consegue se ver desempenhando esse papel?

4 Comentários

  1. Daniel Destro 16/06/2015 at 15:56 #

    Mais do que multidisciplinar, requer uma interação interdisciplinar, ou seja, não apenas conhecer de muitas áreas, mas saber como transitar e integrar elas todas. Parabéns pelo artigo!

  2. Rodrigo 21/06/2015 at 18:48 #

    Sou desenvolvedor web há 15 anos, tendo já passado também pelos papéis de coordenador de tecnologia, Scrum Master etc.

    Sempre gostei muito da área de Design e UX, e de um tempo pra cá venho lendo cada vez mais sobre Produto. Estou pensando seriamente em começar a pivotar minha carreira para essa área.

    Alguma dica de cursos, formações ou livros para ler que possam me ajudar nessa mudança?

    Obrigado!

  3. Adriano Almeida 24/06/2015 at 10:37 #

    Oi @Rodrigo, acho que atualmente as principais indicações são de livros. Hoje em dia ainda não temos cursos e formações fortes nessa área no país.

    Um primeiro passo interessante é o Guia da Startup – http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-startup-guia, que o Joaquim Torres escreveu. Ele serve como uma espécie de introdução pra esse mundo, apesar de ser focado na criação produtos digitais.

    Um segundo passo, tem dois livros que eu gosto bastante (esses já em inglês): Inspired, do Marty Cagan e o Making it Right: http://www.smashingmagazine.com/2014/07/24/making-it-right-product-management-for-the-startup-world/

    Esses são bons caminhos pra começar a entender esse mundo.

  4. Fábio Brandão 14/06/2016 at 17:48 #

    Sou da área de desenvolvimento e recentemente desenvolvi um site de um projeto social que lançará um produto no mercado pet, tenho tentado me dividir entre desenvolvedor, gerador de conteúdo, gerente de produtos entre outras funções…. rs. E a maior dificuldade que tenho é deixar um pouco de lado o perfil desenvolvedor que só se relaciona com computadores, para desenvolver o papel de gerente de produtos e me relacionar mais com as pessoas, mas é engraçado quando esse cenário se cruza, quando recebo o feedback como “gerente de produtos” a respeito do que “eu desenvolvedor” fiz, na maioria das vezes percebo que a minha resposta é de desenvolvedor, separar esses dois lados é a minha maior dificuldade. Vou seguir as referencias de livros para ver se ajuda.

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