Da ideia à produção - O papel do Gerente de Produtos

Da ideia à produção - O papel do Gerente de Produtos
adriano.almeida
adriano.almeida

Compartilhe

Durante os mais de 10 anos da Caelum, sempre desenvolvemos projetos de software para diferentes tipos de clientes. Desde empresas, clientes internos e até mesmo projetos para a comunidade - como o ondetrabalhar.com - e diferentes projetos open-source.

Recentemente, tivemos o lançamento de dois grandes produtos: a Casa do Código e o Alura, que hoje em dia possuem até mesmo seu próprio CNPJ e quadro de colaboradores.

Entretanto, como surgiram as ideias para esses produtos (que depois viraram empresas)? Como saber se há um mercado para isso? O que fazer para validar esses projetos? Como conseguir os primeiros usuários? Todas estas questões (e várias outras) são desafios tratados pelo Gerente de Produtos.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Como surgiu a Casa do Código?

Tudo começou com uma aventura. Em meados de 2010, decidimos escrever nosso primeiro livro, sobre Arquitetura de Software. Durante a escrita, vimos que todo o processo das editoras tradicionais eram bastante burocráticos e cheio de gargalos. Nada comparado ao universo ágil que estamos acostumados hoje em dia.

Outro problema que tivemos foi a falta de atenção com os e-books. Perdemos as contas de quantas vezes ouvimos reclamações de leitores que não conseguiam abrir seus arquivos em nenhum tipo de E-reader.

Assim, conseguimos sentir a dor do processo para criação de um livro. Ouvimos nossos clientes e enxergamos aí uma oportunidade: "Por que, então, não fazer um método ágil e sem burocracias para a publicação de livros, dando grande atenção ao e-book, como as pessoas querem?".

Saber a necessidade dos seus clientes é importante, mas também é preciso ir além. Temos que ter ideia do mercado potencial para aquele produto, caso contrário, pode não valer a pena o investimento.

O Gestor de Produtos trabalha em todos esses pontos: ouvindo os clientes, sondando o mercado e analisando a viabilidade do que vai ser criado e acompanhando a produção.

Desenvolvimento do produto

Uma das principais formas de perceber se um produto é viável (ou não) e se existe uma aceitação do público é desenvolvendo e colocando-o no ar para que os primeiros clientes já consigam testá-lo.

Nesse momento, o Gestor de Produtos terá que priorizar quais funcionalidades aparentam ter maior impacto, para que essas sejam desenvolvidas primeiro e em uma ordem lógica.

É aqui que um Produto Mínimo Viável (MVP) será produzido com o mínimo necessário de recursos que chamem atenção do público para, assim, poder avaliar os próximos passos a serem seguidos.

O Gerente de Produtos precisa entender de desenvolvimento de sistemas, pois, assim, poderá avaliar o que dará mais trabalho para o desenvolvimento (em conjunto com o líder técnico da equipe de desenvolvimento) ou fazer com que o lançamento dessa primeira versão leve muito mais tempo do que o necessário, fazendo com que o produto até mesmo perca seu timing.

Conseguindo feedback com Customer Development

Uma vez pronto essa primeira versão, chega o momento de colocá-la no ar. Quais serão os primeiros usuários a acessá-la?

Uma recomendação que seguimos aqui na Caelum, mas não necessariamente uma regra, é escolher um pequeno grupo dentro de nossos clientes para fazer uma avaliação do produto.

Trocamos e-mails com eles para que deem sua opinião e, em alguns casos, até conversamos pessoalmente, para conseguirmos ter uma crítica mais detalhada.

Esse processo de entender os clientes envolve também a análise de métricas do sistema e estatísticas que não sejam evidentes. Uma espécie de feedback, extraído das informações de uso dos usuários.

Próximas iterações

Cabe ao Gerente de Produtos, em conjunto com outras áreas, decidir a partir dos feedbacks dos usuários e necessidades do projeto, quais os próximos caminhos que deverão ser seguidos. Caso necessário, ele poderá mudar até mesmo a direção do produto e repriorizar o que deve ser feito. É um ciclo.

Vale notar que o Gerente de Produtos está presente em todas as fases do produto, inclusive após ele ir para o ar. Assim, ele acompanhará seu uso, tendo novos insights, e enxergará oportunidades e falhas.

É uma tarefa multidisciplinar, na qual é preciso conhecimento do negócio, gestão de pessoas e experiência com desenvolvimento, marketing, finanças e vários outros assuntos. Por ser um papel fundamental para a inovação dos empreendimentos e por ter uma importância estratégica, grandes empresas possuem, cada vez mais, pessoas dedicadas a esse cargo (às vezes com outro nome). No Brasil alguns nomes se destacam, como o Joaquim Torres e o Dov Bigio, que organizaram recentemente o 1o Encontro Brasileiro de Gestão de Produtos de Software.

E na sua empresa, também há uma pessoa com o papel do Gerente de Produtos? Quais são as atribuições dele? E você, consegue se ver desempenhando esse papel?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão