Desenhando a logo da Caelum com CSS

Desenhando a logo da Caelum com CSS
gabriel.ferreira
gabriel.ferreira

Compartilhe

Além de instrutor da Caelum, eu também sou editor de conteúdo das redes sociais da própria Caelum, da Alura e da Casa do Código.

Além de criar e gerenciar o conteúdo que é postado, faz parte do meu trabalho interagir com as pessoas e ver o que elas estão falando sobre nós. E então, algumas semanas atrás fomos marcados em um tweet:

tweet

Eu e o Paulo Silveira achamos sensacional e pensamos: "esse cara tem que escrever um post pra gente!". Entramos em contato com o Jerfferson e ele topou!

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O post a seguir é de autoria dele. Boa leitura :)


Estes dias atrás eu estava brincando no codepen quando um amigo me desafiou a desenhar a logo da Caelum com CSS. Eu aceitei o desafio e desenhei a logo que você pode conferir neste link.

Vou deixar claro que não é nenhum pouco prático desenhar uma logo com CSS, primeiro porque o CSS é uma linguagem de estilo, e segundo porque existem formas melhores para fazer isto, como, por exemplo, desenhar em um software de gráficos vetoriais e depois exportar com o formato SVG. Mas existem algumas coisas que podemos revisar nesta logo desenhada com CSS.

Eu vou mostrar como eu desenhei a logo e no decorrer da explicação eu citarei alguns tópicos (nem sei se vai ter tópico suficiente pra citar :B).

Se preferir, abra o codepen ou o jsfiddle para acompanhar.

Análise da logo da Caleum

Vamos fazer uma breve análise visual da logo da Caelum:

0-iUVQIOPkCegZzL8m-

O simbolo da logo da Caelum é basicamente composto por:

  • Um quadrado preto externo com esquinas arredondadas;
  • Um quadrado branco interno com esquinas arredondadas, porém com a esquina superior esquerda muito mais arredondada;
  • Uma estrela no canto superior esquerdo.

E temos o texto da logo, que eu basicamente ignorei a fonte utilizada na logo original (eu espero que o designer da logo não fique bravo comigo).

Desenho do símbolo da logo

Se existisse alguma parte complicada para desenhar a logo da Caelum com CSS, essa parte seria o símbolo, mas não existe. São basicamente dois quadrados arredondados :D

Eis aqui todo o HTML do símbolo:

<div class="symbol"></div>

Sim, não precisaremos nada além de um único elemento, pois utilizaremos pseudo-elementos do CSS para atingir o nosso objetivo. Opa, e aqui está o primeiro tópico: pseudo-elementos.

Você pode acessar a documentação da Mozilla Developer Network para saber um pouco mais sobre pseudo-elementos.

Aqui estão as nossas primeiras linhas de CSS:

 .symbol { width: 100px; height: 100px; background-color: #000; border-radius: 20px; position:relative; } 

Ok, temos agora o nosso primeiro quadrado preto.

Vamos adicionar mais um pouco de CSS:

 .symbol:before { display:block; content:""; background-color:#FFF; position:absolute; left: 9px; top: 9px; right: 9px; bottom: 9px; border-radius: 14px; border-top-left-radius: 100%; } 

Acabamos de adicionar o detalhe branco interno, e agora já é possível visualizar a logo da Caelum se formando.

Note que eu utilizei o pseudo-elemento ::before com apenas um ":" (dois-pontos), o motivo é simples: Os pseudos elementos foram introduzidos no CSS2 com apenas um ":", e na especificação do CSS3 os pseudos elementos foram implementados com dois ":" para poder diferenciar das pseudo-classes. Por questão de compatibilidade com alguns navegadores (IE8, cof cof!), é bom utilizar apenas ":before".

Para terminarmos o símbolo, precisaremos adicionar a estrela no canto superior esquerdo.

E aqui estão as nossas últimas linhas de css para o símbolo da logo da Caelum: ```css .symbol:after { color: #FFF; content:"★"; display:block; font-size: 18px; left: 8px; top: 8px; position:absolute; }


Novamente eu utilizei um pseudo-elemento, porém desta vez eu utilizei o pseudo-elemento ::after para posicionar a estrela. A estrela é um caracter da [tabela unicode](http://unicode-table.com/en/).

Done! O nosso símbolo está pronto!

## Nome e slogan da Caelum

Agora precisaremos adicionar o nome e slogan da Caelum. Para isto devemos incrementar o nosso HTML:

```html
 <div class="logo"> <div class="symbol"></div> <div class="nome">caelum</div> <div class="slogan">ensino e inovação</div> </div> 

O css do nome e slogan da logo ficam dessa forma: ```css .logo { color: #000; font-family: "Arial"; width: 400px; height: 140px; position:relative; } .nome{ font-size: 90px; line-height: 105%; position: absolute; right: 0; top: 12px; } .slogan { font-size: 30px; position:absolute; right: 4px; top: 102px; }



Aqui o CSS também é bem simples, a única questão é o posicionamento. Poderíamos ter posicionado o nome e o slogan de diversas maneiras (com float, por exemplo), mas eu preferi posicionar com auxílio do posicionamento absoluto, pois pra este caso é mais simples e não tem muitos pontos negativos.

É isso! Aqui terminamos de desenhar a logo da Caelum com CSS.

## Considerações finais

Se você acessou o codepen que citei no início do post, provavelmente você deve ter notado que o CSS foi escrito com LESS. O único motivo para eu ter utilizado o LESS foi por causa das variáveis, pois seria possível redimensionar a logo baseado na largura dela.

Se você não conhece pré-processadores de CSS, recomendo que você dê uma olhada no LESS ou SASS.

Sinta-se a vontade para dar o seu feedback, ele será muito bem vindo :\]

Veja outros artigos sobre Front-end