Design de experiência de aprendizado: o LX

Você leu certo: LX. Com a importância cada vez maior do UX, essa área começa a se especializar e até a ganhar outros contornos. Como é a experiência de um aluno no aprendizado? Esse é o estudo do Learner Experience.

Todos nós tivemos no nosso passado professores bons e ruins. Não basta o profissional ser bom e ter muito conhecimento que ele não será necessariamente um excelente professor. No ensino online tudo fica ainda mais complicado: simplesmente jogar um monte de vídeos online, em um MOOC como o moodle, não parece trazer grandes resultados.

Pensar na experiência do aluno e transformar professores sem experiência em bons professores é o papel do design de experiência de um aluno (learner experience design). Já existem muitas discussões sobre o que um educador deve saber sobre experiência de um aluno.

Desde que a Caelum começou, a experiência do aluno é fundamental para nosso trabalho. Entender o que passa na sua cabeça para poder ajudá-lo é o primeiro passo no sentido de fornecer uma experiência que atenda não apenas suas demandas técnicas, mas de todas as habilidades que ele deve desenvolver como profissional.

Learner Experience Design é o que faço desde o meu primeiro dia de Caelum e da Alura. Ajudo a transformar profissionais em bons professores ensinando a eles o que faz parte da learner experience que criamos desde 2004. E, claro, sempre aprimorando essa experiência. Temos um cantinho para discutir sobre EdTech e LX em um novo blog, o educacao.tech, e teremos mais novidades para compartilhar.

1 Comentário

  1. Daniel Matos 23/11/2016 at 17:32 #

    Ótimo post ! Eu mais do que ninguém tenho certeza da metodologia e também do valor do instrutor !

Deixe uma resposta