Alta produtividade no estudo online

Alta produtividade no estudo online
rodrigo.turini
rodrigo.turini

Compartilhe

Estudar de qualquer lugar, conforme sua disponibilidade de horário e em seu ritmo. Essas são algumas das muitas vantagens de fazer um curso de programação, design ou tecnologia a distância. Plataformas como o Alura são cada vez mais viáveis pra profissionais que querem se ingressar ou acompanhar o mercado, tendo toda a flexibilidade que precisam. Mas como tirar o máximo de proveito dessas plataformas? Aqui vão algumas dicas.

Aprenda mais, sem gastar mais tempo

Em algum momento você já sentiu que poderia aprender mais rápido? O ritmo daquele vídeo específico poderia ser mais rápido, pois você já conhecia por cima o assunto? Você pode e deve usar o controle de velocidade conforme sentir que a explicação poderia ser um pouco mais rápida, ou lenta. Isso faz com que você ganhe tempo, seja por não ter que esperar, ou não precisar voltar toda hora porque estava indo rápido demais. A vantagem é clara. 10% de tempo que você ganha, é 10% a mais de aprendizado. Isso vai de cada usuário, claro. O Guilherme Silveira, instrutor do Alura, só assiste videos no youtube com 1.5 de velocidade. O Alura oferece essa funcionalidade e boa parte dos nossos alunos já usam para tornar seu aprendizado mais produtivo.

controle de velocidade

Escute com mais atenção

Já sentiu que aquele vídeo está indo um pouco mais rápido do que gostaria? Diminua a velocidade e controle o ritmo do professor. O ritmo dele se adequa a você, e não mais o contrário! Hoje 30% dos nossos alunos diminuem a velocidade, enquanto 70% aumentam.

Assistir o vídeo ou ler o texto?

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Qual você prefere? Alguns conseguem aproveitar melhor através de estímulos visuais, assistindo o vídeo e acompanhando o passo a passo, enquanto outros preferem uma boa leitura. O Sérgio Lopes, daqui da Caelum, é fã de ler o texto e pular paragrafos que gosta, enquanto eu prefiro assistir o vídeo adaptando a velocidade. Alguns métodos funcionam melhor para alguns, do que pra outros. De toda forma, assim que você descobrir qual seu estilo de estudo, assista o vídeo ou leia o texto, você não precisa fazer os dois o tempo todo! Na maior parte das plataformas, incluindo o Alura, o conteúdo do vídeo e da explicação são equivalentes. Se você teve alguma dificuldade assistindo o vídeo, leia, se não teve, vá direto para os exercícios. O tempo que você economiza ao não repetir o mesmo conteúdo pode ser aproveitado nos exercícios práticos ou nos próximos passos.

Use o fórum: Responda

Ao participar ativamente do fórum, perguntando e também respondendo questões, você está colocando em prática o conteúdo que aprendeu ou já conhece. Ao responder, você tem que parar para pensar qual a base que criou para entender o conteúdo. Responder, ajudar, ensinar é um exercício que exige bastante do nosso senso de lógica e de criação de estrutura. Por isso mesmo serve para fixar o conteúdo. Além disso, você não tem muito trabalho: o fórum do Alura te notifica sempre que existem atualizações nas discussões em que você está participando, assim você pode separar um horário do dia para participar. Só nesse ano eu já respondi 232 questões no fórum, tento responder ao menos uma por dia.

Screen Shot 2015-08-20 at 08.44.01 1

Em resumo, não fique apenas nos vídeos, explicações e exercícios. Seja um participante ativo!

Tire suas dúvidas: Pergunte

Se você ficou com alguma dúvida, pergunte! O Alura incentiva o ensino colaborativo, onde não só os instrutores mas sim todos os participantes da plataforma trocam experiências e se ajudam -- afinal sempre aprendemos muito trabalhando em equipe.

resposta

Antes de perguntar, sempre procure por dúvidas similares. Muitas vezes a resposta ou explicação que você precisa já está lá, esperando por você. Fora isso, você também pode usar o guj.com.br pra perguntas off-topic, pesquisar por problemas e soluções, etc.

Estude o tempo todo

Que tal aproveitar seu tempo livre -- no transporte pra casa, por exemplo -- para acessar a plataforma e revisar o conteúdo que ficou com dúvida? Ou quem sabe assistir uma aula, ler explicações, participar do fórum ou qualquer outra atividade. Você pode fazer tudo isso do seu celular ou tablet. Todos os grandes site possuem versões responsivas para que você possa acessar o conteúdo de onde estiver, pelos dispositivos móveis, e o Alura não é exceção. A dica é: use sem moderações.

Desafie seus amigos

Desafie seus colegas a aprender um assunto, em um curso. Faça os exercícios e vá um pouco além, crie um novo sistema de teste, compartilhe o screenshot com seu amigo. Se colocou o serviço no ar, mostre pra ele. Até mesmo nós estamos curiosos para ver o que você fez com o que aprendeu! Dessa forma você tem todo um incentivo do seu(s) colega(s) de estudos, sempre terá uma segunda opnião sobre o assunto, e ainda se diverte enquanto aprende. Vocês ainda podem se desafiar, para ver quem fica melhor no ranking semanal!

Screen Shot 2015-08-21 at 07.45.27

Veja que nesse ranking, somos os três da Caelum, e eu estou na lanterna! Mas logo passo os dois! ;)

Se ainda não conhece o Alura, não deixe de acessar e conhecer nossos cursos e novidades nos planos de assinatura mensal. Se já conhece, não deixe de nos contar o que achou! E você, que outras estratégias utiliza para tornar seu estudo online mais produtivo?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão