Eclipse 3.2 Milestone 5

Dia 17 de fevereiro saiu uma nova milestone do Eclipse 3.2, dando mais um passo em direção da versão final, prefista para o final de Junho de 2006. Logo em seguida lançaram o milestone 3.2 M5a (download aqui), para facilitar a retrocompatibilidade de plugins.

Sempre que uma nova milestone do Eclipse é lançada, o projeto monta uma página onde você pode ver as novidades desta versão. É a famosa News and noteworthy. Uma grande quantidade de novos quick fixes e code assists é adicionada, além de correção de bugs, novas views e funcionalidades.

Uma pequena mudança que me deixou muito contente é que agora o compilador incremental do Eclipse não se perde inteiramente quando um erro de sintaxe mais grave aparece.

Repare a diferença, antes do M5 (na foto em questão o M4):

[img:eclipse_32M4_compilacao.PNG,full,vazio]

O mesmo código no M5 (agora o quick fix percebe nosso erro de digitação):

[img:eclipse_32M5_compilacao.PNG,full,vazio]

Esta nova funcionalidade da uma ajuda incrível: em diversos momentos quando estamos codificando rapidamente, não queremos que erros de compilação evitem com que possamos prosseguir na linha de pensamento. É entediante ter de voltar no for e preenche-lo, ou comentá-lo, para poder prosseguir e continuar com os hints do eclipse.

Existe uma grande resistência para as pessoas usarem algo considerado beta. Um milestone do Eclipse é mais que um beta, é um artefato que estava previsto de ser lançado em uma determinada data, com determinadas funcionalidades: é uma iteração do projeto. Se você nunca usou um milestone do Eclipse recomendo altamente que você faça uma tentativa. Ficará espantado com a quantidade de novas features do 3.2, e a grande maioria de seus plugins do 3.1 estarão rodando sem maiores problemas.

Tags:

Deixe uma resposta