Empty Activity, novo template do Android no Eclipse ADT

A primeira coisa que normalmente fazemos ao iniciar o desenvolvimento em uma nova tecnologia é tentar criar um projeto do tipo Hello World para gerar o código mais simples e começar a partir dele.

No Android, esta tarefa era bem simples de se fazer. Basicamente, após baixar e abrir o Eclipse ADT (Android Development Tools), bastava criar um novo Android Application Project usando o template Blank Activity e seguir as instruções do wizard, ou seja, next, next e finish.

Porém, na versão 2.6.0 do Eclipse ADT, o Google alterou o template Blank Activity e ao invés de gerar um código simples, passou a gerar um código mais complexo, já fazendo uso de API’s mais avançadas e difíceis de entender. Isso fez com que alguns desenvolvedores Android ficassem um pouco confusos.

Esta alteração sem aviso prévio gerou muita insatisfação por parte dos desenvolvedores pois não havia mais como criar o Hello World básico.

Ao perceber esta insatisfação, o Google lançou a versão 2.6.3 do ADT que traz um template novo chamado Empty Activity que visa atuar como era o antigo Blank Activity, gerando um código simples sem o uso de API’s avançadas.

Ou seja, caso seu template Blank Activity esteja gerando um código complexo e você queira algo simples, use o template Empty Activity. Caso você não esteja visualizando este novo template, basta atualizar o Eclipse ADT.

10 Comentários

  1. Leandro Vianna 25/07/2014 at 22:58 #

    Muito bom, quando comecei a aprender foi nessa sem a activity vazia. Senti falta. Bom que voltou.

  2. Gilmar Soares 26/07/2014 at 10:35 #

    Bom dia.

    Interessante o post a respeito do empty-activity, na verdade eu não sabia dessa alteração, a um tempo venho usando o Android Studio que é uma versão do Intellij IDEA para essas atividades…
    Tenho gostado bastante… Bom desculpa se falei um pouco sobre outro assunto mas foi só para falar de outra opção mesmo, mais uma vez parabéns pelo post abraços.

  3. Suelen G. Carvalho 30/07/2014 at 15:39 #

    Oi Gilmar, obrigada pelo feedback 😉

    Sobre o Android Studio, realmente é uma IDE focada no desenvolvimento Android que o Google lançou no mercado no Google I/O de 2013 e vem evoluindo com bastante entusiasmo. Contudo, vale lembrar que o Android Studio está na versão Early Access Preview (0.x.x), ou seja, ainda não é um produto maduro (pronto) e estável e pode haver bugs!

    Por conta disso, muitas pessoas e empresas ainda preferem permanecer no Eclipse ADT para projetos corporativos e/ou críticos.

    Realmente o Android Studio traz uma série de inovações e facilidades para o desenvolvimento de app’s Android, porém, o que eu sinto usando ele (atualmente acompanho as duas IDE’s) é que eventualmente é lançado uma versão nova porém, com mais bugs do que a anterior O_O.

    Mas acredito que o Google tem muita vontade de torná-lo a principal IDE para desenvolvimento Android, por isso, acredito ser válido acompanharmos sua evolução e usá-lo em projetos menos críticos.

  4. Suelen G. Carvalho 30/07/2014 at 15:40 #

    Oi Leandro, obrigada! Realmente, muitos sentiram falta! Que bom que o Google, aparentemente, está atento ao que os desenvolvedores precisam 😉

  5. Anderson Souza 30/07/2014 at 15:47 #

    Suelen, iria responder o mesmo para o Gilmar. Tenho o Android Studio instalado, porem por conta de alguns bugs que passei com ele, ainda estou deixando ele em “stand by” para projetos mais críticos.

    Parabéns pela postagem, isso vai ajudar muito.

  6. Silvio 11/08/2014 at 11:27 #

    Ola Gilmar e Suelen, aproveito para expor a minha dificuldade para usar o android-studio. Comecei a estudar o desenvolvimento para mobile com Eclipse/ADT, hoje substitui o ADT pelo Genymotion. Instalei o android-studio e me arrependo amargamente. Muito lento, lentissimo. Instalei tanto no windows 7 quanto no Ubuntu 14.04 e em ambos é lento. Pode ter algo errado com minhas instalações. Poderiam me sugerir um material para instalação do android-studio ?
    Obrigado.

  7. Rachid 13/08/2014 at 11:45 #

    Estas últimas 2 semanas venho fazendo testes com o Android Studio e tenho tido muitas dificuldades com tempo de carregamento e compilação. Já pesquisei sobre como acelerar a ferramenta no entanto tive pouco progresso no desempenho.
    Parece que necessita de uma máquina separada e bem potente de memória e processamento.
    É inviável realizar projetos enquanto nesta situação.

    Abraços.

  8. Suelen G. Carvalho 14/08/2014 at 17:27 #

    Oi Silvio, realmente começar com Android Studio vindo do Eclipse ADT é um pouco trabalhoso no início, mas com o tempo vai se aprendendo a lidar com ela. Recentemente o Édipo post em seu blog introdutório sobre Android Studio muito bom, fica como dica 😉

  9. João Josino 04/10/2014 at 12:24 #

    Quando abri o Eclipse ADT e gerei uma Blank Activity, após uns 2 meses sem abrir tomei um susto, e não sabia da Empty Activity. Obrigado pela dica! 🙂

  10. Gabriel Santiago 18/06/2015 at 22:23 #

    Muito bom !

Deixe uma resposta