Empty Activity, novo template do Android no Eclipse ADT

Empty Activity, novo template do Android no Eclipse ADT
suelengc
suelengc

Compartilhe

A primeira coisa que normalmente fazemos ao iniciar o desenvolvimento em uma nova tecnologia é tentar criar um projeto do tipo Hello World para gerar o código mais simples e começar a partir dele.

No Android, esta tarefa era bem simples de se fazer. Basicamente, após baixar e abrir o Eclipse ADT (Android Development Tools), bastava criar um novo Android Application Project usando o template Blank Activity e seguir as instruções do wizard, ou seja, next, next e finish.

Porém, na versão 2.6.0 do Eclipse ADT, o Google alterou o template Blank Activity e ao invés de gerar um código simples, passou a gerar um código mais complexo, já fazendo uso de API's mais avançadas e difíceis de entender. Isso fez com que alguns desenvolvedores Android ficassem um pouco confusos.

Banner da Escola de Mobile: Matricula-se na escola de Mobile. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Esta alteração sem aviso prévio gerou muita insatisfação por parte dos desenvolvedores pois não havia mais como criar o Hello World básico.

Ao perceber esta insatisfação, o Google lançou a versão 2.6.3 do ADT que traz um template novo chamado Empty Activity que visa atuar como era o antigo Blank Activity, gerando um código simples sem o uso de API's avançadas.

Ou seja, caso seu template Blank Activity esteja gerando um código complexo e você queira algo simples, use o template Empty Activity. Caso você não esteja visualizando este novo template, basta atualizar o Eclipse ADT.

Veja outros artigos sobre Mobile