Entendendo o Lazy e o Eager Load da JPA

Entendendo o Lazy e o Eager Load da JPA
Felipe Oliveira
Felipe Oliveira

Compartilhe

Um dos pontos mais importantes para se analisar em um software é a performance e otimizar as queries SQL ao maximo, pode resultar em um ganho considerável de performance. Levando isso em consideração vamos ver como funciona o Lazy e o Eager Load da JPA (Java Persistence API), pois o uso deles de maneira incorreta ocasiona uma perda enorme na performance de uma aplicação, forçando o banco de dados a querys desnecessárias.

Quando modelamos um sistema usando orientação à objetos criamos vários relacionamentos que podem ser @OneToOne, @ManyToOne, @OneToMany ou @ManyToMany e para o banco de dados cada relacionamento é uma nova tabela para consultar.

Suponha que temos duas entidades, Aluno e Matricula: ```java @Entity public class Aluno { @Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY) private Long id; private String nome; @OneToOne private Matricula matricula;

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

// getters e setters omitidos }


```java
 @Entity public class Matricula { @Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY) private Long id; @Column(unique = true, nullable = false) private String codigo;

// getters e setters omitidos } 

Por padrão, quando o relacionamento está anotado com @OneToOne ou @ManyToOne ele é carregado de modo Eager ou seja, quando fizemos qualquer tipo de busca na entidade como por exemplo um find(Aluno.class, 1) ele será carregado junto com a entidade e nesse caso a JPA executará uma query só.

No exemplo acima colocamos anotação @OneToOne no atributo Matricula, faz sentido? Não, pois geralmente um aluno tem varias matriculas, então vamos alterar a anotação do relacionamento da classe Aluno para @OneToMany e o tipo para List:

 @Entity public class Aluno { @Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY) private Long id; private String nome; @OneToMany private List<Matricula> matriculas;

// getters e setters omitidos } 
 @Entity public class Matricula { @Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY) private Long id; @Column(unique = true, nullable = false) private String codigo;

// getters e setters omitidos } 

Por padrão quando o relacionamento está anotado com @OneToMany ou @ManyToMany ele é carregado de modo Lazy ou seja, quando fizemos qualquer tipo de busca na entidade como por exemplo um find(Aluno.class, 1) ele não será carregado junto com a entidade, somente quando executarmos o comando getMatriculas() o relacionamento será carregado.

Por o modo Lazy só carregar as informações quando executamos um getter fazer um aluno.getMatriculas().getCodigo() dentro de um for para pegar o código de todas as matriculas do aluno pode trazer problema de performance à aplicação, pois a JPA executará várias queries.

 for(Aluno aluno : alunos) { for(Matricula matricula : aluno.getMatriculas(){ System.out.println(matricula.getCodigo()); } } 

O código de dentro do for será executado o tamanho da lista vezes, por exemplo se o tamanho da lista for N, o código será executado N vezes então a JPA executará N queries no banco de dados, podemos contar também a query para carregar a entidade. Esse problema é conhecido como ```N+1 queries, um dos problemas a serem evitados no uso da JPA e do Hibernate.

Além do problema citado acima temos que tomar cuidado com a LazyInitializationException. No post Enfrentando a LazyInitializationException no Hibernate o Paulo Silveira explica como lidar com esse problema.

Como vimos neste post o carregamento das entidades de modo incorreto pode ocasionar perda de performance, portanto lembre-se de considerar a melhor estratégia para o carregamento dos seus relacionamentos.

Veja outros artigos sobre Programação