Experimente o Yeoman em seu workflow de projetos front-end

Experimente o Yeoman em seu workflow de projetos front-end
flavio.almeida
flavio.almeida

Compartilhe

yeoman

Yeoman (yo) é um stack com foco em front-end que automatiza seu build e gerencia suas dependências. Ele não reinventa a roda e usa Grunt e Bower como builder e package manager respectivamente. Ele inclusive realiza scaffolding.

Yeoman ainda:

Instalação

Você precisa ter o Node.js instalado em sua máquina antes de começar a utilizar o Yeoman. Com este pré-requisito, sua instalação é direta:

npm install -g yo

Grunt e o Bower também serão instalados.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Yo: criando um projeto

Yeoman possui vários geradores que podem ser baixados através do gerenciador de pacotes do Node.js. O exemplo abaixo instalará um gerador para projetos com AngularJS:

npm install -g generator-angular

Antes de executar o yo, crie uma pasta com o nome do seu projeto. Esta pasta preferencialmente deve começar com a letra maiúscula, já que o gerador do angular adotará o nome da pasta como nome do seu projeto (ng-app).

Agora é só deixar que o Yeoman monte a estrutura do projeto com o comando:

yo angular --minsafe

O parâmetro --minsafe indica que o projeto suportará minificação de javascript e css, inclusive merge.

Durante a criação do projeto você ainda pode incluir bibliotecas respondendo sim ao assistente yo, por exemplo, a biblioteca do twitter bootstrap. Como estamos usando um gerador de projeto focado no AngularJS, algunas perguntas específicas deste framework também são apresentadas.

Arquivos gerados

O projeto gerado possui algumas pastas e arquivos como bower.json, inclusive o Grunt.js e o package.json, fundamentais para o funcionamento do Grunt.

![Estrutura do projeto](assets/experimente-o-yeoman-em-seu-workflow-de-projetos-front-end/yeoman-estrutura-projeto-angular.png) Estrutura gerada pelo Yeoman

No arquivo bower.json ficam as declarações das dependências do seu projeto, muitas delas adicionadas automaticamente pelo yo, por exemplo, AngularJS e jQuery.

No arquivo Grunt.js há uma série de tasks já configuradas e prontas para serem usadas.

Bower: resolvendo dependências

Faltou alguma dependência em seu projeto? Onde buscar? O bower realiza essa tarefa para você:

bower install respond

No exemplo acima, o bower baixa e torna disponível para nosso projeto a biblioteca respond.js na pasta app / bower_components / respond adicionando-a no arquivo bower.json.

O bower ainda permite instalar uma versão específica da biblioteca. Se o jQuery 1.9.1 for necessário, basta executar a comando:

bower install jquery#1.9.1

Grunt: construindo e testando seu projeto

Você já pode rodar seu projeto através do comando grunt server. Esta tarefa criará um servidor local e abrirá seu navegador automaticamente exibindo uma tela de boas-vindas gerada pelo scaffold do yo.

Você pode testar o liveReload modificando a página index.html e ver que seu browser recebe a atualização instantaneamente sem necessidade de refresh manual, inclusive páginas em dispositivos móveis como tablet e celulares.

Quando a aplicação estiver pronta para deploy, o comando grunt se encarregará de executar todos os testes unitários criados por você e ainda minificará e juntará seus arquivos js e css. Qualquer imagem do seu projeto também será otimizada para distribuição. O resultado final estará dentro da pasta dist.

Você pode conhecer um pouco mais nesse post sobre Grunt aqui no blog ou no site oficial do Grunt.

Mais scaffolding com Yo

Se quisermos criar um novo controlador do AngularJS através do yo, basta executar o comando:

yo angular:controller produto

Ele não criará apenas o controlador, mas também o seu teste. Eles ficarão nas pastas app / scripts / controllers / produto.js e test / spec / controllers / produto.js respectivamente.

Cada gerador baixado pelo Yeoman possui seu conjunto de comandos.

Conclusão

A preocupação com a padronização, a construção e o gerenciamento de dependências não é exclusividade de programadores back-end. A complexidade de páginas web demanda cada vez mais conhecimento do programador front-end.

O Yeoman é uma ferramenta que sugere um workflow já consagrado e que pode ser incorporado em seus projetos.

A Caelum não fica de fora, e oferece uma formação front-end pra você dominar as boas práticas de projetos com Web Design.

Veja outros artigos sobre Front-end