Hipermídia e contratos dinâmicos: menor acoplamento

Hipermídia e contratos dinâmicos: menor acoplamento
gas
gas

Compartilhe

Nos últimos anos você vem comprando livros em um website: você acessa o site inicial www.amazon.com, procura pelo livro que deseja comprar, adiciona-o ao seu carrinho, escolhe o método de pagamento e finaliza a compra.

Na época do Natal, o site muda: existe agora uma promoção de fim de ano e você se depara com um conteúdo inesperado: existem funcionalidades e informações novas (como um programa de desconto através de cupons). Como reage um humano ao encontrar a mudança com novas possibilidades de iteração em um site?

  • Gritar: "contrato violado! não comprarei mais nada!
  • Ignorar as novas informações e executar o processo
  • Usar o intelecto humano e se aproveitar das novas informações

Como humanos sabemos o quão natural é agir de maneira a ignorar as informações - caso elas não contribuam com meu objetivo - ou tirar proveito delas.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

A opção 1 só se concretiza caso existisse um comprometimento total a maneira que o site disponibilizava suas informações e ao processo: se meu acoplamento for alto e o que eu espero seja fixo, imutável. Infelizmente robôs não são ainda capazes de raciocionar como nós e executar a última opção.

O conteúdo hipermídia permite evoluir o servidor com funcionalidades e dados sem quebrar os clientes consumidores por padrão. Ninguém deixaria de comprar pois fornecemos funcionalidades e dados novos em relação aos recursos disponibilizados.

Isso permitiu a evolução de sites por diversos anos sem que usuários enviassem emails para o responsável reclamando da nova função que foi adicionada, dizendo que não utilizarão o sistema pois existe conteúdo extra.

Hipermídia permite um baixo acoplamento entre o cliente e o servidor e pode ser levado para o mundo da automatização: a web dos sistemas. Na web humana, validamos nossos contratos com o usuário final através do uso de testes end-to-end, verificando a existência de funcionalidades como o usuário o faria.

Diversas opções de ferramentas como selenium-rc e webdriver fornecem funcionalidades para garantir que o comportamento esperado não será quebrado com novos releases.

Eles não validam tudo retornado pela requisição, dando espaço para a ::forward-compatibility::, a capacidade de evoluir nosso sistema no servidor sem quebrar o comportamento esperado. Por exemplo, adicionar novas funcionalidades ou campos não relativos ao teste não deve quebrar o mesmo.

Na web para sistemas integrados, a representação mais comum é o xml, que não suporta conteúdo hipermídia, uma vez que uris devem ser tratadas como texto (de acordo com a especificação) então acabamos criando nossos próprios media-types, como vnd/caelum+xml, onde há a definição de como elas devem ser tratadas: o nosso próprio micro formato.

Existem diversas alternativas para criar esquemas forward e backward compatíveis mas infelizmente esse não é o comportamento padrão de arquivos como o formato ::xsd:: e arquitetos não se lembram disso ao definir seus esquemas, o suporte é opcional.

Dentre essas opções, a mais fácil e possivelmente perigosa envolve permitir qualquer tipo de conteúdo em qualquer campo, enquanto outra solução envolve o uso de tipos polimórficos: um perigoso início de schema-hell controlando diversas versões para uma mesma funcionalidade.

Micro formatos como os que podemos criar permitem a definição de uma estrutura fixa e uma dinâmica: um contrato parcialmente fixo, com garantias para validação e compatibilidade, além de parcialmente dinâmico, com liberdade para evolução, diminuindo o acoplamento que seu sistema possuia ao utilizar um esquema totalmente fixo.

Mas a responsabilidade de não quebrar o contrato original fixo ainda é do servidor.

Na web humana, xhtml permite validar a estrutura (o contrato) enquanto é responsabilidade sua (seus testes) não remover o campo de busca de livro, caso contrário o processo não se completa.

Enquanto esquemas permitem a validação de dados, os testes permitem a validação dos processos. Ambos devem ser escritos de maneira a permitir a evolução desacoplada do servidor e do cliente. E quais seriam então as partes dinâmicas do meu contrato?

Os possíveis estados de seu recurso podem variar com o tempo: uma aplicação para empréstimo pode ser só aprovada ou recusada, mas com o passar do tempo a empresa pode decidir a existência de um novo estado: "prolongado".

As relações entre seu recurso e outros recursos também variam: um cliente pode ter uma lista de serviços contratados atualmente, acessando a sua representação via links. É natural imaginar que surjam novos serviços e que o cliente mude suas contratações.

As transições e operações disponíveis para seus recursos também são dinâmicas: suportando um método HTTP novo ou um novo link não quebra a existência de clientes que consomem as transições e operações existentes até então.

Todo esse dinamismo é guiado através de hiperlinks e conteúdo hipermídia. Como os clientes terão certeza que não quebramos o contrato dinâmico?

Da mesma maneira que implementamos testes para garantir o comportamento esperado, precisamos deles para garantir que o processo não é alterado no servidor.

Os testes end-to-end são a única garantia de que não quebramos os processos junto ao cliente, seja ele humano ou outro serviço.

Esquemas xml podem ser usados de maneira a garantir flexibilidade e compatibilidade, mas não é o comportamento padrão de tal ferramenta: depende muito mais do usuário conhecer e fazer o uso adequado dela.

ATOM é um exemplo que suporta por padrão contratos dinâmicos: ao seguir o Must Ignore, ganhamos forward e backward compatibility. Contratos dinâmicos fornecem dicas para os frameworks, permitindo ao servidor guiar o cliente naquilo que pode executar ou acessar.

A consequência principal de contratos dinâmicos é o baixo acoplamento.

O Restfulie foca no poder do hipermídia como facilitador na evolução a médio e longo prazo: não são URIs elegantes ou a adoção do protocolo HTTP sozinhos que criam sistemas de baixo acoplamento.

Veja outros artigos sobre Programação