JavaCE Conference 2012 – Eu Fui

Nos dias 11 e 12 de maio aconteceu, em Fortaleza, o JavaCE Conference, evento com foco na plataforma Java e não restrito apenas a ela. Foram abordadas outras linguagens como C#, Ruby e Scala, além do desenvolvimento mobile para Android e iOS. O evento foi organizado pela Milfont Consulting e TriadWorks.

No primeiro dia, Paulo Silveira e eu apresentamos a principal novidade do futuro próximo do Java, o projeto Lambda do JDK 8, passando por APIs que trazem uma programação mais funcional em Java, como o LambdaJ. Loiane Groner mostrou como ser produtivo com VRaptor e ExtJS, além de fazer uma introdução aos dois frameworks. A equipe TriadWorks analisou várias ferramentas de build (ant, maven e gradle), mostrando vantagens e desvantagens para depois apresentar features do poder do Groovy com Gradle. Carlos Villela e Gregório Melo, da ThoughtWorks, trataram sobre NoSQL, mostrando features do Redis e do HBase, assim como um pouco do teorema CAP. Otavio Santana também apresentou casos de uso sobre bancos NoSQL, focando o Apache Cassandra e no Java.

Ainda teve Douglas Campos fazendo uma palestra hardcore sobre o invoke dynamic, a nova instrução do bytecode do Java 7. Diogo Souza que fez uma excelente e divertida apresentação sobre RoboGuice, ferramenta para injeção de dependências para aplicações Android. Ele explicou desde os conceitos básicos de Injeção dependência até demonstração de código e ainda salientou sobre o ano mobile no país. E por fim tivemos Leonardo Leitão falando sobre Rest e Cloud Computing, e Bruno Souza finalizou com uma discussão sobre os rumos da plataforma Java, o caso da Oracle X Google e como a comunidade e os desenvolvedores se enquadram em toda essa situação. O Tiago Ribeiro também postou sobre o primeiro dia do evento.

No segundo dia, Alberto Souza explicou as facilidades e dificuldades encontradas no desenvolvimento de uma aplicação em Scala, cuidados em relação ao uso dos implicits e o problema do tooling, compilador e do sbt: todos incipientes. Tivemos Marlus Saraiva com JasperReports no Ruby on Rails. Luca Bastos fez uma palestra divertida sobre machine learning, mostrando que ela está presente em praticamente todas as ferramentas que utilizamos. Maurício Linhares fez uma palestra sobre algumas dificuldades que ele teve com Ruby, Java e que com Scala foram sanadas. Por fim, Rodrigo Kumpera explicou da dificuldade dos desenvolvedores mobile em ter que programar cross-plataform, haja visto que cada plataforma (iOS, Android, Windows) utiliza uma linguagem diferente. Ele apresentou a proposta do Mono que é uniformizar C# como linguagem de desenvolvimento para as três ambientes. Ainda tivemos palestras sobre integração contínua com Tiago Bastos e big data analytics com Fernando Meyer.

Foi um evento que mais uma vez mostrou a força que tem a comunidade Java, que há tempos saltou de focar na linguagem para abordar mais firmemente a plataforma e até outras tecnologias. Sem falar na destacada comunidade cearense, sempre presente em eventos de todo o Brasil. Quem foi pode ver muitos dos tópicos quentes sendo apresentados, sem contar as produtivas conversas nos corredores e até mesmo codificação durante os vários happy hours. Tudo isso em uma ensolarada Fortaleza. Nos vemos nos próximos eventos, como o Conexão Java, focado no público iniciante da plataforma, e no QCon SP, uma conferência para os desenvolvedores mais experientes. Fica o agradecimento a todos organizadores, especialmente  ao Christiano Milfont,  pela coordenação e confiança.

3 Comentários

  1. Felipe 15/05/2012 at 11:18 #

    Evento sensacional. Palestras e conversas nos corredores de alto nível 🙂 Espero revê-los no QConSP!

  2. André Pitombeira 15/05/2012 at 17:37 #

    O evento foi muito bom. As palestras foram de alto nível, as conversas foram acaloradas e houve muito compartilhamento de conhecimento. Parabéns a todos!

  3. Filipe Costa 22/05/2012 at 11:01 #

    Foi muuuuito bom mesmo o evento! Só deu mais gosto de ir pro QConSP! Esperando por mais palestras de alto nível! Parabéns a organização do evento e aos palestrantes!

Deixe uma resposta