JRuby on Rails, no Rails Summit Latin America

JRuby on Rails, no Rails Summit Latin America
fkung
fkung

Compartilhe

O evento foi sensacional e anda fazendo muito barulho na comunidade de desenvolvedores. Muitas pessoas colocaram fotos no flickr, além de postar em blogs e no twitter sobre o evento.

Minha apresentação falou um pouco sobre as vantagens de se ter aplicações Ruby on Rails rodando sobre a máquina virtual Java. Uma das melhores plataformas de execução de código da atualidade (se não for a melhor).

JRuby on Rails

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: jruby java)

Os slides não devem fazer muito sentido para quem não esteve na palestra. Na verdade eles servem mais para me guiar enquanto estou falando, do que para passar qualquer informação. De qualquer forma, fica como referência para quem estiver interessado. Pena que o slideshare bagunçou um pouco alguns slides que estavam cheios de animação.

Falei um pouco sobre as diferenças entre a MRI e o JRuby em relação ao gerenciamento de memória, garbage collection, JIT compilation e threads nativas. Também teve discussão sobre como o JRuby é até agora o único que se beneficia da thread-safety no Rails 2.2, um pouco de invokedynamic, MLVM (Da Vinci Machine) e código Ruby usando bibliotecas em Java. Java como plataforma (não a linguagem) é a principal vantagem do JRuby na minha opinião, e a palestra girou em torno disso.

Tiveram só dois demos, porque eu já estava sendo expulso da sala. No primeiro mostrei o Ribs do Ola Bini, que permitirá o uso do Hibernate em projetos JRuby. O segundo foi o demo do JMaglev, usando Nailgun, já que tinha bastante gente que achava que o vídeo que postei era fake. ;-)

Muito obrigado a todos pelo feedback e não percam o próximo!

Veja outros artigos sobre Programação