JSR-310: Date and Time API

Já faz algumas semanas, mas é com muito prazer que comunico oficialmente: faço parte do Expert Group da JSR-310: Date and Time API. JSR vem de Java Specification Request e os Experts são o grupo que define a especificação e cria a implementação de referência.

Um dos líderes da especificação é o também brasileiro Michael Nascimento (aka mister_m). O outro líder é o criador da Joda Time: Stephen Colebourne. O que leva a concluir que a nova especificação de datas do Java vai ser fortemente baseada na Joda Time.

Depois de tanto tempo trabalhando com Java, é uma satisfação muito grande poder contribuir com a evolução da plataforma. A satisfação aumenta ainda mais sabendo da importância desta especificação para todos nós que já sofremos com a java.util.Date e com a java.util.Calendar. Assim que soube da submissão da proposta, corri para ver se poderia ajudar!

A especificação vai correr da maneira mais aberta/transparente possível. A página de desenvolvimento está hospedada no java.net. Lá você pode assinar as listas de discussão e dar uma olhada no wiki, onde estarão os principais detalhes de andamento do desenvolvimento.

Não posso deixar de chamar a atenção para o fato de que qualquer pessoa ou empresa pode fazer parte do Java Community Process (JCP) e ajudar a definir os rumos do Java. Mais informações podem ser encontradas no próprio site do JCP. Nem preciso dizer que inglês é imprescindível, não é?

Além disso deixo aqui neste post também um apelo. Essa JSR afeta grande parte das aplicações, já que grande parte lida de alguma forma com datas e horários. Por isso, muito provavelmente você também será beneficiado. Se tiver alguma idéia, sugestão, crítica ou vontade, eu ficaria muito feliz em ouvir: fabio.kung@caelum.com.br. Participe!

Tags:

5 Comentários

  1. Rodrigo Flausino 16/03/2007 at 06:50 #

    Interessante este post. Se esta JSR facilitar a manipulação de datas, vai ajudar muito. E uma idéia interessante (tudo bem que é um pouco bizarra…) seria fazer cálculos entre datas (tipo, descobrir quantas horas tem entre 2 datas pré-determinadas, o número de dias entre 2 datas quaisquer, etc).

    Boa sorte neste projeto! Vai ser realmente muito útil para a comunidade. E é sempre bom ver brasileiros ajudando a melhorar o Java.

  2. krico 19/03/2007 at 10:06 #

    Parabéns Fabio!
    Muito legal saber que esta JSR existe.
    Pessoalmente acho todo o manuseio de datas, horarios etc pouco intuitivos na API do java.

    Não deixe de dar uma olhada na forma que o chester tratou mudança de horario de verão. Conheço inúmeros desenvolvedores que tem problemas, principalmente com o horario de verão brasileiro que muda todo ano.
    [s]
    Krico

  3. Fernando Boaglio 19/03/2007 at 11:01 #

    Parabéns Fábio, se der pau na java.util.Calendar eu já sei quem xingar! =)

Deixe uma resposta