Kanban além do gerenciamento de software

Métodos ágeis são hoje bastante conhecidas para os desenvolvedores de software, mas suas ideias podem ser aplicadas em diversas outras áreas. Aliás, muitas delas nasceram fora da área de desenvolvimento. Há algum tempo usamos um Kanban em nosso departamento comercial para otimizar e gerenciar a produção de tarefa de todos. O objetivo inicial era fazer com que toda a equipe soubesse quais eram as próximas atividades a serem cumpridas por cada um dos seus membros.

A quantidade de atividades a serem feitas semanalmente não é pouca: recontatar alunos, relatório de turmas a iniciar, geração de contratos, reservas de alunos, depoimentos, salas de aula, material de apoio ao curso, impressão de certificados, controle de presenças, e etc. Em nossa equipe de 7 pessoas, era comum que algumas dessas atividades passem despercebidas e não sejam feitas no prazo requerido.

Hoje nosso kanban é organizado da seguinte maneira: cada membro da equipe tem uma cor que representa suas atividades. Toda segunda-feira a equipe organiza o kanban com as tarefas, em ordem de prioridade, que devem ser desenvolvidas ao longo da semana. As etapas do nosso kanban são a fazer, em andamento e concluído. O nome das etapas já deixa bem claro o status daquela tarefa.

kanban

Dessa forma, é mais fácil supervisionar as tarefas estipuladas e a eventual cobrança do andamento delas. Nossa equipe é muito pró-ativa, e uma das diferenças que o Kanban nos trouxe, é que ao perceber que um dos membros não deu andamento em uma de suas tarefas ainda, um outro membro pode ajudar, tornando o processo mais ágil.

Há algum tempo atrás, optamos por abandonar o kanban, pois acreditávamos que todos os membros já estavam bem cientes de suas atividades. Hoje já voltamos a utilizá-lo novamente, devido a todas as vantagens relacionadas a visibilidade que já foram comentadas. Mas atualmente fazemos uso de um kanban virtual. O Trello foi a ferramenta escolhida, e todos temos acesso ao quadro das tarefas.

trello2

A utilização do Kanban fez com que nossa equipe se tornasse mais dinâmica, flexível. Além disso, ele deixou claro que para conseguirmos realizar as tarefas com excelência, é necessária a colaboração e supervisão de todos.

Você já utilizou Scrum ou algum outro método ágil fora de software? O que acha de implementar o Kanban em sua empresa? Em nosso curso de agilidade, discutimos metodologias ágeis dentro e fora de software. Otimizar processos não é algo útil somente nessa área.

Tags: ,

21 Comentários

  1. Alexandre 19/03/2013 at 10:25 #

    Isso é uma coisa engraçada pois muito das metologias ágeis vem de padrões consolidados da industria. Tem gente que acha que Kanban só se aplica para desenvolvimento de software mas na verdade a técnica faz parte do Sistema Toyota de Produção. Conheço Kanban muito antes de começar a trabalhar efetivamente com o desenvolvimento de sistemas. Scrum é uma outra técnica criada para gerenciamento de projetos na industria automobilística e que foi adotada pela industria de software. Acredito que a única técnica de gerenciamento surgida dentro da industria de software seja XP, porém é a menos adotada 🙁

  2. Bregaida 19/03/2013 at 13:30 #

    No meu dia a dia de TI eu percebo que as empresas pecam muito com agilidade, como você mesmo demonstrou Danuta, as metodologias ágeis podem e devem ser utilizadas por todas as áreas da empresa, se todos utilizam fica mais fácil e garantido a aplicação da metodologia e um trabalho com mais harmonia entre as equipes.
    Está de parabéns pelo artigo.

  3. Astésio José do Carmo Júnior 19/03/2013 at 13:32 #

    Estou aprendendo muito sobre Processos de engenharia de Software, um ótimo livro sobre o assunto http://www.submarino.com.br/produto/6807421/livro-engenharia-de-software-fundamentos-metodos-e-padroes, estou querendo desenvolver meu Trabalho de conclusão de curso sobre tal assunto,desenvolver uma ferramenta free, usando HTML5, JavaScript, Javaee, jQuery e CSS3, uma ferramenta onde teremos os métodos tradicionais na parte de levantamento de requisito ( mas somente o necessário, sem atrelação ), e a parte dos ageis. Tudo em uma ferramenta. E ai o que você acham da ideia?

  4. Ivo La Puma 20/03/2013 at 20:06 #

    Artigo muito bom! E o que mais me chamou a atenção foi o fato da tentativa, sem sucesso, de abandonar o Kanban. Ou seja, percebeu-se que o Kanban trouxe melhorias ao jeito de trabalhar que não foram mantidas sem ele, por isso que foi retomado, mesmo numa versão virtual.

    Parece que o Kanban “vicia” quem usa… 😀

  5. Rafael Guerreiro 21/03/2013 at 08:27 #

    Fui dar uma verificada nesse Trello. Simplesmente fantástico. Já cadastrei todos os projetos, todas as tarefas, agora só falta a equipe mantê-lo atualizado!

    Muito bom!

  6. Zeovaldo Rocha 21/03/2013 at 11:24 #

    Parabéns pelo artigo..

    Obrigado por compartilhar o conhecimento e ferramentas , utilizadas por vocês..

    Gostei bastante do Trello.. Não conhecia..

    Começamos a utiliza-lo.

  7. Juan 21/03/2013 at 14:45 #

    O Método Kanban é algo bem diferente de kanban (cartão sinalizador). A metodologia Kanban tem suas 6 atividades básicas, que não foram citadas no texto. Então para se dizer que usa Kanban deve no mínimo respeitar essas 6 atividades. Agora pra utilizar um quadro, um “kanban”, com to-do, doing e done, tranquilo, está utilizando um quadro kanban para organizar as tarefas, mas não a metodologia Kanban, só cuidado pra não se confundir e confundir quem não conhece. Abs!

  8. Cecilia Fernandes 21/03/2013 at 15:18 #

    Juan, o que a Danuta colocou nesse post não se refere ao método Kanban, mas sim à palavra kanban — que significa simplesmente sinalização. As meninas do comercial aqui usam o quadro para gestão visual do que elas têm para fazer então… bem literalmente, elas usam um kanban. Você está, claro, correto a respeito do método kanban. E é bom deixar a diferença visível, mesmo! Obrigada.

    Astésio, dá uma olhada nas ferramentas que já estão disponíveis por aí, tem um monte delas! De qualquer forma, como opinião pessoal, eu sou bem adepta da idéia de que o levantamento inicial deveria também ser modificado para seguir ideias ágeis, então essa proposta não exatamente me anima.

    Alexandre, mesmo as práticas de XP podem ser encontradas em contextos bem inusitados. Veja, por exemplo, o keynote speaker da Agile 2012, Joe Justice, falando sobre como eles desenvolvem o carro Wikispeed (http://www.wikispeed.com) usando TDD, entrega contínua, etc.

  9. Fábio 26/03/2013 at 15:14 #

    Postei o link errado.
    Estou utilizando esse site nos meus projetos para os desenvolvedores alimentarem com as tasks do kanban

    http://www.kanbanflow.com

  10. Marcelo 26/03/2013 at 23:46 #

    Alexandre. Isso por que Scrumpromove práticas de gerenciamento e o XP como foco maior nas práticas de engenharia.

  11. Rodrigo Moll 31/03/2013 at 18:03 #

    Muito bacana a ferramenta sugerida. Atualmente utilizo esse Kanban “analógico”, mas pelo jeito essa ferramenta Trello está em desenhada para substituir meu post-its. Muito grato,

    Rodrigo Moll.

  12. Vinicius 14/04/2013 at 21:09 #

    A partir desta metéria implantei nos departamentos de Contabilidade, Engenharia e Incorporação esta dando muito certo! Obrigado e Parabéns!!!!

  13. Nadielle 18/04/2013 at 10:53 #

    Olá pessoal, adorei as dicas e principalmente a indicação de usar o Trello.
    Eu não o conhecia e achei o máximo!
    Valeu!

  14. Diego Ramos 07/05/2013 at 21:47 #

    Utilizo o Trello há mais ou menos 2 anos e recomendo fortemente a ferramenta, muito bom e permite criar outras listas ( status ).

  15. Fábio 23/01/2014 at 13:12 #

    Conheço o Trello recomendo ele. Hoje estou mobilizando a equipe para utilizar o http://kanbanize.com/ que virtualiza um quadro físico com alguns plus à mais, como relatórios e métricas. O software o totalmente free.

  16. Mikey The Londoner 12/12/2014 at 13:54 #

    Artigo muito bom! Eu recomendo fortemente KanbanTool – ferramenta incrível.

  17. Matheus 04/01/2016 at 17:59 #

    Belo post! Peguei o gancho do post sobre a segunda parte de Princípios Ágeis , sobre comunicação.
    Na empresa que trabalho, utilizamos o JIRA e nos projetos extracurriculares, utilizamos o TRELLO

  18. Miguel 17/03/2017 at 16:17 #

    Que legal! Eu comecei a usar o kanban faz pouco tempo e posso confirmar que vale a pena, na nossa empresa usamos o http://kanbantool.com/ e essa ferramenta realmente ajudou muito a melhorar o trabalho e a produtividade da equipe.

Deixe uma resposta