Kanban dentro de UX

Kanban dentro de UX
marco.bruno
marco.bruno

Compartilhe

Quando falo de Kanban no curso de UX (User Experience - Experiência do usuário), os alunos sempre lembram do Kanban como colunas que times ágeis de desenvolvimento de software utilizam pra gerenciar as tarefas.

kanban

Esse é um tipo de kanban. Mas não é o significado da palavra kanban.

O que significa Kanban?

Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa "cartão visual" ou "sinalização visual", ou seja, Kanban é qualquer elemento de comunicação que passe uma ou mais informações de forma rápida e objetiva. É correto dizer que placas de trânsito são kanbans.

BB1-triple

Os semáforos que estão espalhados nas grandes cidades, é um kanban de sinalização.

semaforo-amarelo

"Se o time não pergunta como funciona o Kanban e não está utilizando, é hora de pensar no que erramos e então jogar o Kanban fora."

Mas a forma que utilizamos kanban em Agile e UX, foi popularizado pela Toyota. Dentro da Toyota, o kanban é utilizado como Kanban de Produção e Kanban de Movimentação sendo uma ferramenta pra aplicar o sistema de produção Just in time (JIT) sem a necessidade de formulários longos e burocráticos.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

O que é o sistema de produção Just in Time?

É um sistema de produção focado em diminuir o desperdício. Só se compra a matéria-prima e fabrica-se o produto após a sua venda. Também conhecido como produção sobre demanda. Quer saber mais sobre Just in time? Clique aqui.

"Se o time pergunta como funciona o Kanban e está utilizando, acabamos de fazer um bom trabalho."

Dentro de UX temos alguns Kanbans.

Planejar todo o produto durante 6 meses e depois lançar. Nos dá a possibilidade do produto estar desatualizado antes mesmo do seu lançamento. Esse é um dos motivos que os métodos ágeis estão sendo incorporados por tantas empresas e outras disciplinas como UX. Em UX o kanban se popularizou muito rápido com a ajuda do agile. Hoje temos muitos profissionais de UX criando seus próprios kanbans pra solucionar problemas de uma forma colaborativa, rápida e efetiva. Boa parte dos kanbans tem como objetivo trazer o usuário do produto mais próximo da equipe responsável pelo desenvolvimento do produto. Eu gosto bastante dos seguintes kanbans de UX: UX Canvas e 360º View.

UX Canvas

O exemplo que mais gosto de Kanban dentro de UX é o UX Canvas. Ele tem como objetivo criar artefatos com base nas informações levantadas com stakeholders, usuários, cliente e suas limitações e recursos.

uxcanvas

Se está curioso pra saber mais sobre UX Canvas, clique aqui e vá até o site deles. É bem completo.

"Se o time não perguntou como funciona o kanban e está utilizando de forma diferente do que pensamos, fizemos um bom trabalho sem querer. Só aceitar." :-)

360º View

O segundo lugar na minha lista de Kanbans favoritos de UX é o 360º View que foi apresentado pelo Nelson Vasconcelos. O 360º View responde: duas dúvidas de negócios, vendas e marketing; duas dúvidas de design e pesquisa; duas dúvidas tecnologia. Sendo elas:

Negócios, Vendas e Marketing

Quais são os objetivos de negócios? O que é lucrativo?

Design e Pesquisa

O que as pessoas precisam? O que é útil e agradável?

Tecnologia

O que é possível? Que funcionalidades podem ser construídas agora ou mais pra frente?

360view

360º View é um das ferramentas apresentadas no Design Sprint Methods. Recomendo você dar uma olhada nos slides de Design Sprint Methods do Nelson.

"Se o time não pergunta como funciona o Kanban e está utilizando, acabamos de fazer um ótimo trabalho."

Dentro da Caelum o kanban mais famoso, é o que a Ceci Fernandes criou pra marcamos e organizarmos as aulas:

kanban-de-aulas

Você utiliza algum kanban que gosta bastante? Já desenvolveu um kanban que deu errado ou certo?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão