Lendo dados em C

Lendo dados em C
joviane
joviane

Compartilhe

Quando aprendemos uma linguagem de programação, uma das primeiras coisas que queremos fazer é conseguir entrar com dados e utilizá-los em nosso programa. Utilizando a linguagem C não poderia ser diferente.

Uma das formas de lermos caracteres a partir do teclado em C é utilizando a funcão getchar. Imagine um programa em C que obtém a entrada e imprime o caracter digitado:

 #include<stdio.h> int main() { int opcao = getchar(); printf("Opção escolhida: %d\\n", opcao);

return 0; } 

Compilamos o código (no Terminal se Linux/MacOS ou CMD se Windows) usando o comando:

 gcc leitura.c -o leitura.out 

E executamos com:

 ./leitura.out 

Porém, ao executarmos este código e digitarmos a opção "2" por exemplo, obtemos a seguinte saída:

 Opção escolhida: 50 

Para conseguirmos imprimir exatamente o caracter digitado, precisamos usar uma outra função do C chamada putchar. Isto porque a função getchar devolve um inteiro correspondente ao código ascii do caracter e não seu próprio caracter digitado.

 #include<stdio.h> int main() { int opcao = getchar(); printf("Opção escolhida: "); putchar(opcao); printf("\\n");

return 0; } 

Agora obtemos a saída desejada:

 Opção escolhida: 2 

Outra forma ainda seria mudarmos o printf para imprimirmos o valor como char ao invés de imprimirmos como int utilizando o placeholder %c:

 #include<stdio.h> int main() { int opcao = getchar(); printf("Opção escolhida: %c\\n", opcao);

return 0; } 

Para imprimir tudo ok, mas e se precisarmos comparar o resultado do caracter digitado? Qual valor teremos que usar como base? O 50, que representa a conversão do caracter para inteiro, ou 2 que representa o valor em si? E se quiséssemos um número com dois caracteres? O getchar pega apenas um caracter por vez.

Lendo dados de maneira mais fácil com scanf

Existe em C uma função chamada scanf, análoga ao printf, que facilita a conversão dos caracteres no formato especificado para leitura. Passamos para ela o formato que queremos e a variável que guardará o valor digitado:

 #include<stdio.h> int main() { int opcao; scanf("%d", &opcao);

printf("Opção escolhida: %d\\n", opcao);

return 0; } 

Ao compilarmos e executarmos novamente o código, conseguimos a saída que queríamos:

 Opção escolhida: 2 

Com a variável opcao guardando o valor digitado, podemos agora efetuar comparações de forma mais fácil.

 #include<stdio.h> int main() { printf("=========== Menu ===========\\n\\n"); int opcao; do { printf("Escolha uma opção "); scanf("%d", &opcao); switch(opcao) { case 1: printf("Alura\\n"); break; case 2: printf("Caelum\\n"); break; case 3: printf("Casa do Código\\n"); break; default: printf("Opção inválida.\\n"); break; } } while (opcao < 1 || opcao > 3); return 0; } 

Se executarmos o código passando "2" como argumento, teremos a saída com a mensagem "Caelum". Se digitarmos um número inválido, aparecerá a mensagem de "Opcão inválida" até que seja digitado um valor esperado. A função scanf facilitou tanto a leitura quanto a comparação com o valor do switch evitando que tivéssemos que efetuar alguma conversão na mão. Mas nem tudo são flores se tratando do scanf, se digitarmos algum caracter não numérico, teremos um loop infinito!

Isto acontece pois a função scanf possui alguns problemas. O loop infinito é causado pelo fato da função scanf não limpar o buffer de leitura da memória. Como dissemos que queremos ler apenas números, os caracteres serão ignorados e portanto o último valor digitado continuará na memória, resultando no loop infinito.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Problemas com scanf? Faça uma leitura mais segura com fgets e a stdlib

O scanf facilita a conversão e a leitura mas pode nos trazer muitos problemas. Para conseguirmos ler os dados de uma forma mais segura, precisamos primeiramente efetuar a leitura da informação como uma string e depois convertê-la para número. Vamos utilizar o método fgets da stdio para fazermos o primeiro passo. Este método lê todos os caracteres digitados até que seja encontrada uma quebra de linha.

Para o fgets devemos passar três argumentos: um array de caracteres que representa a linha digitada, a quantidade de caracteres que desejamos ler (normalmente quantos sabemos que a linha possui) e por último de onde queremos buscar a informação. Além disso o método fgets retorna NULL se der algum erro na leitura, então é interessante só efetuarmos a conversão se der tudo certo. Teremos algo como:

 if(fgets(linha, sizeof(linha), stdin) != NULL) { // aqui faremos a conversão } else { break; } 

Só falta declararmos este array chamado linha, vamos iniciá-lo com o valor da macro BUFSIZ que representa um valor otimizado para o buffer de I/O de acordo com o SO. Podemos declarar este array da seguinte forma:

 char linha```BUFSIZ
; 

Agora só falta efetuarmos a conversão do caracter para um número. Felizmente, não precisamos nos preocupar em converter na mão. A própria biblioteca padrão do C, chamada de stdlib possui um método que efetua esta conversão. Este método é o strtol. Vamos então utilizá-lo passando como parâmetro a linha e qual base devemos efetuar a conversão (decimal - 10, hexadecimal - 16, etc):

 opcao = strtol(linha, NULL, 10); 

O segundo parâmetro da função strtol representa a partir de qual caracter ocorreu um erro de conversão do código. Poderíamos pegar a referência para este array se fosse necessário mostrar o que faltou converter.

Nosso código fica então como:

 #include<stdio.h> #include<stdlib.h> int main() { printf("=========== Menu ===========\\n\\n"); printf("Escolha uma opção "); int opcao; char linha```BUFSIZ
;

do { if(fgets(linha, sizeof(linha), stdin) != NULL) { opcao = strtol(linha, NULL, 10); } else { break; }

switch(opcao) { case 1: printf("Alura\\n"); break; case 2: printf("Caelum\\n"); break; case 3: printf("Casa do Código\\n"); break; default: printf("Opção inválida.\\n"); break; } } while (opcao < 1 || opcao > 3); return 0; } 

Ao executarmos podemos agora tanto passar caracteres inválidos para termos a saída "Opção inválida" quanto as opções 1 a 3 que imprimirá a opção correspondente. Conseguimos ler os caracteres de uma maneira mais segura e eficiente. E você? Já teve problemas com scanf? Deixe seu comentário!

Se quiser começar e saber mais a respeito da linguagem C é só dar uma olhada nos cursos da Alura.

Veja outros artigos sobre Programação