Lidando com Exceptions

Lidando com Exceptions
fkung
fkung

Compartilhe

Pequena Revisão Sabemos que as exceções em Java são classificadas em dois tipos:

  • Checked Exceptions: seguem a regra do handle-or-declare. O desenvolvedor é obrigado a tratar (try-catch) ou relançar (throws), caso não saiba como tratar.
  • Unchecked Exceptions: não é obrigatório tratar nem relançar, apesar de ser possível. Caso não haja try-catch adequado à exceção gerada, ela é automaticamente relançada. Geralmente são filhas de java.lang.RuntimeException direta ou indiretamente.

Uma das grandes dificuldades dos desenvolvedores Java é saber como lidar adequadamente com exceções. Perguntas como "Minha exceção deve ser checked ou unchecked?" e "O que escrever no meu bloco catch?" são extremamente comuns. Espero esclarecer um pouco estas dúvidas expondo aqui a minha maneira de agir nestes casos.

Gerando exceções Aconteceu algo de errado no seu sistema (atingiu um estado inconsistente) e você está louco para fazer throw new Exception(); ?

  • Primeira regra: coloque no mínimo uma mensagem explicativa na sua exceção. Quantas vezes você não ficou nervoso com o seu colega desenvolvedor, que jogou uma exceção sem mensagem nenhuma e não há como ter a mínima idéia do que aconteceu? Melhorando um pouco fica: throw new Exception("Um dos argumentos para o cálculo do desconto é Inválido");
  • Segunda regra: use sempre exceções específicas ao seu caso, isto é, se o problema foi no cálculo de um desconto faça algo do tipo throw new CalculoDeDescontoException("Um dos argumentos é inválido"); e não throw new Exception("Não há como calcular o desconto pois um dos argumentos é inválido");. Aqui você poderia terminar com muitas exceções específicas demais. Como alternativa, poderia então fazer algo como throw new LogicaDeNegocioException("Um dos argumentos para o calculo do desconto é inválido"). Usando sempre o bom senso.
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Checked ou Unchecked? Pare um pouco para pensar no significado de um try-catch:

Uma chance de se recuperar do erro. Uma chance de tratar a exceção.

Tendo isso em mente fica mais fácil decidir entre lançar uma checked exception ou uma unchecked exception. Tente responder a seguinte pergunta:

Quero dar a chance a quem chama meu código de tratar o possível erro?

Se a resposta for sim, use uma checked exception. Neste caso o chamador vai ser obrigado a fazer o try-catch e terá a chance de se recuperar do erro. Não é o que você tanto quis?

Caso ele não saiba como se recuperar do erro, será obrigado a relançar a exceção. Assim, outro lugar terá a chance de se recuperar do erro. No fim das contas, o que uma checked exception trouxe foi a capacidade de recuperação.

Terceira regra: use checked exceptions para erros recuperáveis.

E quanto a erros irrecuperáveis? Nestes casos não queremos dar a chance de recuperação do erro. São casos como "queimou o banco de dados", ou então NullPointerException, que é sempre culpa do programador (apesar do nosso orgulho dizer o contrário). Deu erro e pronto, não há o que fazer. A única saída é mostrar para o usuário do sistema que aconteceu um problema, uma mensagem do tipo:

Desculpe, ocorreu um erro interno. Contate o administrador.

Como para unchecked exceptions não é obrigatório o handle-or-declare o mais comum é que a exceção vá subindo na pilha de chamadas e seja exibida ao usuário. Aqui uma grande vantagem é que pode existir um componente especialista em lidar com errors irrecuperáveis. Ele poderia interceptar todas as ações do sistema e esperar por erros que ninguém tratou: erros irrecuperáveis. Quando um erro destes chegar, o componente poderia fazer log da ocorrência, fazer rollback da transação e formatar a mensagem adequada ao usuário (não parece muito legal jogar o Stacktrace na cara de um usuário, parece?)

Implementar este componente interceptador não é tão difícil atualmente:

  • Ambiente WEB: recursos como Servlet Filters que interceptam todas as requisições em um ambiente web ou tratamento de erro declarativo pertencente à especificação de servlets/jsp (seção error-page do web.xml).
  • Ambientes desktop: programação orientada a aspectos, proxies ou coisas menos avançadas como o padrão de projeto Decorator.

Quarta regra: use unchecked exceptions para erros irrecuperáveis.

Ei, a API que eu uso não segue estas regras! Você, como bom samaritano, agora segue as boas práticas. Mas o JDBC por exemplo, não segue. Supondo que você seja obrigado a usá-lo:

**try** { PreparedStatement stmt = con.prepareStatement(query); // ... } **catch** (SQLException e) { // Epa! SQLException é erro grave, irrecuperável! Pode ter queimado o banco de dados... // Não deveria ser checked exception e, além disso, é genérica demais.    // Serve para muitos casos! **throw new** AcessoADadosException("Problema na criação do Statement",  e); // Agora sim, encapsulei a SQLException na minha exceção específica.    // Além disso ela é RuntimeException: unchecked! }

Neste caso, AcessoADadosException é uma unchecked exception, já que o seu erro é irrecuperável e você não quer dar a chance de ninguém se recuperar dele. Além de que, agora a sua exceção é mais específica e descreve melhor o seu problema, sua API ficou mais limpa: não vão ser mais necessários try-catch(SQLException) nem throws SQLException espalhados pelo seu sistema todo.

De fato, o caso mais comum é o de erros irrecuperáveis. Por isso essa prática de transformar checked exceptions (mal empregadas) em unchecked exceptions têm se tornado comum.

Quinta regra: nunca faça:

} **catch**(Exception e) { System.out.println(e); }

Este código pega muito mais erros do que ele está realmente esperando e o pior, não está preparado para tratá-los. Sempre relance erros que você não está preparado para tratar. Nunca pegue um erro e ignore-o. O rollback de uma transação pode depender da ocorrência de um erro irrecuperável que você acaba de esconder do resto do sistema!

Veja outros artigos sobre Programação