Qual curso de tecnologia fazer? Nosso mapa de cursos

Nesses 10 anos de Caelum, nossos cursos evoluiram bastante. Uns foram totalmente reformulados mais de quatro vezes, mudando de versão, exercícios e de formato. Outros nasceram recentemente. Muitos alunos ficam até surpresos ao saber que já existe determinado curso na Caelum, e que estavam procurando há bastante tempo.

Para que você possa conhecer mais, criamos um mapa dos nossos cursos com as diversas possibilidades de formações e caminhos a serem percorridos:

Há também um FAQ que pode ajudar a decidir seu próximo passo. Também não hesite em nos contatar! Não deixe também de consultar os mais de 80 cursos online do Alura.

17 Comentários

  1. Luiz Fagundes 22/09/2014 at 15:41 #

    Parabéns Caelum! E tem curso aí que eu ainda não conhecia 🙂

  2. EDOIL 23/09/2014 at 12:36 #

    Conheci recentemente os cursos e estou compartilhando para os meus contatos. Parabéns pelo trabalho, me instigou a voltar a programar. Acho que vou fazer a Trilha C# .NET.

    Abraço.

  3. Rafael Jesus 23/09/2014 at 21:30 #

    Sensacional, porém triste em ver que vcs tiraram o curso de Rails, acredito que pela demanda talvez.

    Fiquei absurdamente surpreso com o que estão pagando pra dev Ruby em SP,

    Sem falar nas vagas pra Home Office pagando super bem e em $,

    E os projetos incrivéis que existem no Github em Ruby/Node.js?

    Excelente opção para entrar de vez no mundo open source e não depender de empresas lentas e burocráticas, sim estou falando do meio corporativo.

    Dessa lista eu adicionaria além de Ruby, Node.js, Scala, Mongodb, Cassandra e Microservices já que não se fala em outra coisa,

    Sei que no Alura já tem Ruby e Node, mas gostaria de ver cursos como o de Arquitetura de Java e SOA de Java,

    E convenhamos que não faz mais sentido escrever apps em JSF,

    Abrcs,

  4. Paulo Silveira 24/09/2014 at 16:26 #

    olá Rafael. Bem observado. E obrigado pelas sugestões!

    Os cursos mais focados e específicos estamos tentando deixar no Alura. Quando a tecnologia se consolida e a demanda aumenta, criamos o curso presencial.

  5. Andrei 03/10/2014 at 22:32 #

    Concordo com o Rafael. Falta um curso sobre a MEAN stack.

  6. Leandro Cesar 10/10/2014 at 10:34 #

    E um Curso de C/C++ seria legal , mas tambem sinto falta de cursos que ensinem como desenvolver codigos mais performaticos , nunca vi e acho que seria mais interessante.

  7. Fábio 10/10/2014 at 12:03 #

    Parabéns Caelum! Conteúdo de vocês é excelente!

  8. Diego 13/10/2014 at 08:56 #

    se o cara nao tem facul, um curso desse é reconhecido pelo mercado de trabalho ?

  9. Paulo Silveira 13/10/2014 at 19:57 #

    oi Diego. É reconhecido sim. O mercado de tecnologia recebe muito bem mesmo quem não tem o ‘diploma’ de faculdade. Obviamente a barreira do primeiro emprego é um pouco maior, pois pode ser mais complicado de você comprovar seu conhecimento. Ter praticado bastante, ter seus próprios pequenos projetos e demonstrar prática vão ser diferenciais para apresentar na hora de uma entrevista. Aqui na Caelum temos desenvolvedores e instrutores que fizeram faculdade, fizeram mestrado, fizeram doutorados e outros que nem concluiram a faculdade. Esse não é o único critério para contratação, apesar de certamente poder trazer vantagens.

  10. Rodrigues Vicente 20/10/2014 at 14:09 #

    Eu gostaria de poder aprender a programar, sempre pensei que teria o meu próprio software de gestão, mas trabalhei uns anos fazendo pequenas artes com CorelDraw e quase perdi o foco, vivendo em Angola (sou angolano) estou a juntar uns trocos para ir ao Brasil aprender a programar e também aprender a desenvolver excelentes websites. A Caelum é de “longe” a que mais me dá incentivo, li o site e espero conseguir realizar-me alí. Agradeço orientação, opinião de todos sobre onde começar. A ideia é criar meus próprios programas e Websites fantásticos e utilizáveis.

    Obrigado e parabéns a Caelum.

  11. Paulo Silveira 21/10/2014 at 16:29 #

    olá Rodrigues

    Comece pelo JavaScript e veja se você gosta mesmo da área:
    http://blog.caelum.com.br/comecar-a-programar-e-com-javascript/

    A partir daí á pra voce ver se identifica. Se voce gosta do assunto, já é metade do caminho andado.

  12. Michel Deschamps 04/11/2014 at 08:49 #

    Concordo com o Rafael. Ontem entrei em contato perguntando sobre o curso de Ruby e Mongodb. O de Ruby a Sany falou que estava sendo reformulado e ainda não tinha data e turma. Mongodb não tive informação.

    Gostaria muito de ter os conhecimentos abaixo que o Rafael falou:

    Ruby, Node.js, Scala, Mongodb, Cassandra e Microservices.

    Obs:(Sou do Rj e perguntei sobre os cursos no Citta America)

  13. Carlos J. Souza 09/11/2014 at 16:35 #

    Também concordo com as ponderações do Rafael Jesus.

    Uma pena a retirada do curso de Ruby on Rails.
    Cursos mais específicos no Aluna como SOA, seriam uma excelente opção.

    Abraço!

  14. ICARO SILVA 25/12/2014 at 20:43 #

    Olá Paulo!

    Penso que a CAELUM deveria ser uma Faculdade de Tecnologia de Referência (nicho que não temos no RJ), com reconhecimento legal tendo cursos de: Graduação, Cursos de extensão, Pós, MBA…Claro com preços competitivos
    =)

    O conhecimento técnico é imprescindível (é o mais importante) mas o título também é muito importante, por vários motivos, no meu caso, ascensão classe por merecimento, pois sou servidor público.

    Acho que seria o casamento perfeito, pois a caelum formaria um profissional com muiiita base e com título Legalmente reconhecido, pelo MEC, de Graduação entre outros.

    Ah se gostaram da ideia, eu vou querer uma bola, tá?! Kkkkkk

    Abraços!!

  15. Paulo Silveira 27/12/2014 at 20:45 #

    ola Icaro! é uma ideia que sempre apareceu por aqui. mas envolver-se com titulos oficiais, mec, etc, é bastante complicado. de qualquer maneira, em breve lançaremos algo que pode ir ao encontro dessa ideia.

  16. Henrique 10/01/2015 at 19:32 #

    Olá Pessoal,

    Preciso desenvolver um website como o ELO7.com.br (um MarketPlace) gostaria de saber quais os cursos que eu deveria fazer, e por onde começar?

    Obrigado,
    Henrique

  17. Paulo Silveira 12/01/2015 at 11:53 #

    oi Henrique. Comece pelos cursos de web, como o WD-43, de front-end. Depois, voce pode escolher que tipo de plataforma vai usar no backend, seja PHP, Java, ou .NET e escolher melhor sua formação

Deixe uma resposta