Não faça testes, faça specs!

Não faça testes, faça specs!
lacerdaph
lacerdaph

Compartilhe

Como foi difícil escrever este artigo, ou melhor, esta série que iremos lançar. Eu sou desenvolvedor Java, demorei anos para entender todo parte do ecossistema que envolve a plataforma, o que cada framework faz, como é sua arquitetura, onde e como deveria ser usado e como googlar determinado problema. Lembro até hoje a alegria que tive ao configurar um projeto Struts + JPA usando Maven (até que enfim tinha entendido esse tal de gerenciador de dependências).

Enfim, você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui, para simplesmente ....... ter que reaprender tudo de novo!!! É isso mesmo amigos, bem-vindo ao maravilhoso reino encantando do JavaScript.

Curto e grosso amigo desenvolvedor: você tem um monte de nomes para aprender desse novo mundo, muitos nomes (node, npm, gulp, grunt, jasmine, typescript, react, webpack, babel, expressjs, bower, ...). É o tal do mundo front-end! E pode ter certeza que amanhã haverá mais frameworks / bibliotecas.

Para essa série, chamei Tiago Lage para ser coautor, que já estava nesse mundo antes de ser modinha e tentava, sem sucesso (por culpa minha), explicar-me features legais do javascript como hoisting.

Depois de um tempo batalhando lado a lado com frameworks para desenvolver algo minimamente decente, descobri que o mais importante disso tudo não é o que está no meu src/main/java, mas sim o que está no src/test/java. O seu código está ruim? Tem testes? Ok, depois alguém refatora. Mas não deixe de fazer testes!!! Aliás, a não ser que você trabalhe no StackOverflow e tenha usuários working for free legais que forneçam feedback exclusivo!

E como lidar com testes especificações em JavaScript? Bom, durante a série de artigos iremos testar diferentes códigos javascript e frameworks (jQuery, Vue, Angular), obtendo cobertura de código, usando mocks em funções e até mesmo no html. Vamos ver até onde isso vai....

Entendendo as especificações

Imagine por um momento que você está trabalhando em um projeto que teve a especificação perfeita, ou seja, todos os comportamentos esperados do sistema estão detalhadamente descritos, cada regra de negócio, cada input válido ou inválido, cada tela e mensagem de erro. Imaginou? Agora imagine que o computador possa entender essa especificação "perfeita". Poderíamos dizer então que se o computador pudesse validar todas estas especificações, então nosso sistema está correto, não é mesmo?

Essa modinha tendência começou a se difundir com o Ruby e o framework RSpec que prometia trazer o Behaviour Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Comportamento) para o Ruby.

Entretanto, como todos sabem, os requisitos nunca são perfeitos e também não são escritos em uma linguagem de máquina. Portanto, o que podemos fazer para que essa estratégia funcione? Bom, podemos pegar os requisitos "reais" (descritos em um documento em linguagem de negócios), aperfeiçoá-los e traduzí-los para uma linguagem de máquina. A boa notícia é que grande parte do ferramental já existe na maioria das linguagens.

Bom, mas o que se ganho com toda essa trabalheira? Ela irá permitir utilizar Test Driven Development  - TDD (Desenvolvimento guiado por testes). Desse modo, nosso projeto real começa com todos os testes falhando, à medida que desenvolvemos suas funcionalidades, os testes começam a passar. Assim, quando todos os testes estiverem passando, dizemos que nosso projeto está completo.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

First things first

A primeira atitude que precisamos tomar para começar a fazer testes em JavaScript é escolher um Framework. O mundo Java se divide em Team JUnit e Team TestNG. Há uma boa comparação aqui. No mundo JavaScript, a briga maior é entre o Team Jasmine e o Team Mocha.js (boa comparação aqui também). Desconsiderando as diferenças óbvias de linguagem, há também uma grande diferença conceitual na forma de abordagem dos testes entre o pessoal do Java e o pessoal do JavaScript. No mundo Java, em geral, os frameworks de testes seguem mais a filosofia do teste unitário de unidade, e no mundo JavaScript é mais comum a terminologia do Behavior Driven Design (BDD).

Segue exemplo de teste em Java (JUnit4). Veja que utilizamos anotações sobre os métodos para definir qual a função dos mesmos no ciclo de vida do nosso teste:

Suite de testes - AllTests:

https://github.com/tiagolpadua/MinhaCalculadoraJava

 import org.junit.runner.RunWith; import org.junit.runners.Suite; import org.junit.runners.Suite.SuiteClasses;

@RunWith(Suite.class) @SuiteClasses({ CalculadoraTest.class }) public class AllTests { } 

Casos de teste - CalculadoraTest:

 import static org.junit.Assert.assertEquals; import org.junit.After; import org.junit.AfterClass; import org.junit.Before; import org.junit.BeforeClass; import org.junit.Test;

public class CalculadoraTest {

@BeforeClass public static void runOnceBeforeClass() { System.out.println("@BeforeClass- executa uma vez antes de todos testes"); }

@AfterClass public static void runOnceAfterClass() { System.out.println("@AfterClass - executa uma vez após todos testes"); }

@Before public void runBeforeTestMethod() { System.out.println("@Before - executa antes de cada teste"); }

@After public void runAfterTestMethod() { System.out.println("@After - executa após cada teste"); }

@Test public void testSoma() { Calculadora calculadora = new Calculadora(); assertEquals(3, calculadora.somar(2, 1)); System.out.println("@Test - testSoma"); }

@Test public void testIncremento() { System.out.println("@Test - testIncremento"); Calculadora calculadora = new Calculadora(); assertEquals(3, calculadora.incrementar(2)); } } 

Bom, mas isso aí talvez você já saiba de cor e salteado, mas e como é no mundo JavaScript?

O JavaScript não tem o recurso de anotações como o Java, nesse caso, segue o exemplo abaixo em JavaScript utilizando o framework Jasmine, que disponibiliza algumas funções para controlar o ciclo de vida dos testes e asserções sobre os resultados:

 describe('Calculadora', function () {

beforeAll(function () { console.log('beforeAll - executa uma vez antes de todos testes'); });

afterAll(function () { console.log('afterAll - executa uma vez após todos testes'); });

beforeEach(function () { console.log('beforeEach - executa antes de cada teste'); });

afterEach(function () { console.log('afterEach - executa após cada teste'); });

it('Deve somar os números', function () { console.log('teste calc.somar'); var calc = new Calculadora(); expect(calc.somar(2, 1)).toBe(3); });

it('Deve incrementar um número', function () { console.log('teste calc.incrementar'); var calc = new Calculadora(); expect(calc.incrementar(2)).toBe(3); }); }); 

No fim as funcionalidades são muito parecidas. Vamos fazer um paralelo dos métodos entre os mundos do Java e do JavaScript pra ficar mais claro:

Java (JUnit)

JavaScript (Jasmine)

Suite

describe

BeforeClass

beforeAll

AfterClass

afterAll

Before

beforeEach

After

afterEach

test

it

assert

expect

 

O que vem por aí

Finalizando, este foi o primeiro artigo de uma série bem bacana que estamos elaborando (for dummies and ninjas). Nos próximos artigos falaremos sobre Karma, PhantomJS, Matchers, testes de unidade, integração e sistema, e até mesmo, como testar seu HTML que ainda nem existe. Também abordaremos testes mais complexos envolvendo o conceito de Mocks e Spys.

Por fim, falaremos sobre como medir cobertura de código e como integrar todo esse ferramental no build da sua aplicação em um servidor de integração contínua com a ajuda de Gulp e Grunt. Se você é iniciante como eu ou ninja como o Tiago, comenta sua experiência nesse mundo complicado desafiador JavaScript. Ademais, você também pode acompanhar o código que estamos elaborando para os próximos posts no meu GitHub. Comenta aí!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão