O eterno problema de calcular a diferença de dias entre duas datas em Java

O eterno problema de calcular a diferença de dias entre duas datas em Java
lacerdaph
lacerdaph

Compartilhe

Seu chefe te dá a seguinte missão: calcular a diferença de dias entre duas datas. Usando API do java.util.Date ou java.util.Calendar você até consegue dar um jeito. Um mês depois ele pede a você que calcule novamente essa diferença, mas desprezando sábados e domingos. E agora? O que fazer? E tem mais, um tempo depois ele pede que despreze também os feriados, dias abonados, e dias que não teve expediente (greve, recesso, comemorações), considerando assim apenas os dias úteis. É um problema relativamente corriqueiro, a questão é como solucioná-lo sem fazer malabarismos com as classes do java.util, que deixam bastante a desejar.

Uma solução prática para este problema é o uso do JodaTime, projeto criado justamente para facilitar a manipulação de datas em Java. A biblioteca voltou a figurar nas notícias pois foi anunciado recentemente que a API de Data será reformulada para o Java 8, sob a especificação JSR 310, fortemente inspirada pelo JodaTime, já que um dos spec leaders é o próprio criador.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

A especificação já existe há um bom tempo, inclusive conta com a participação do Fábio Kung, que já explicou em 2007 como seria a proposta. Porém, enquanto o Java 8 não chega, para resolvemos o problema, além do JodaTime.

Inicialmente, para obter uma data, basta instanciar um [DateTime](http://joda-time.sourceforge.net/api-release/org/joda/time/DateTime.html), que possui uma API bem completa e tem a vantagem de ser imutável. Ela representa um instante no tempo.

 DateTime dataInicial = new DateTime(2012, 12, 1, 12, 0); DateTime dataFinal = new DateTime(2012, 12, 28, 12, 30); DateTime feriado = new DateTime(2012, 12, 25, 12, 0); 

Essa classe funciona muito bem com a API do java.util, possuindo métodos toDate e toCalendar, além de um construtor que pode receber Date e Calendar.

Para calcular quantos dias existem entre uma data e outra, é muito simples:

 int dias = Days.daysBetween(dataInicial, dataFinal).getDays(); 

[Days.daysBetween](http://joda-time.sourceforge.net/apidocs/org/joda/time/Days.html#daysBetween(org.joda.time.ReadableInstant, org.joda.time.ReadableInstant)) devolve um objeto do tipo Days, que implementa a importante interface Period.

Vamos começar a complicar. Podemos calcular, de maneira análoga, a diferência de horas usando a classe Hours.

 System.out.println( Hours.hoursBetween(dataInicial, dataFinal).getHours()); 

Aqui desprezamos os minutos, retornando apenas a quantidade de horas como um valor inteiro. Podemos usar a classe Minutes com BigDecimal.

 BigDecimal minutos = new BigDecimal(Minutes.minutesBetween(dataInicial, dataFinal).getMinutes()); BigDecimal horas = minutos.divide(new BigDecimal("60"), 2, RoundingMode.HALF\_UP); System.out.println(horas); // 648,50h 

Caso a gente vá calcular a diferença das datas em diversas unidades de tempo (horas, dias, minutos, etc), podemos utilizar a classe Duration, que tem um construtor que recebe dois instants (como DateTime) e depois permite recuperar a diferença na unidade temporal que você desejar. Agora temos que descontar os feriados e finais de semana do período. Utilizaremos outras duas bibliotecas, que são relacionadas ao projeto JodaTimeObjectLab Holiday Calculation e Jollyday.

Primeiro passo é descobrir quais são os feriados no Brasil para o ano corrente. Vamos usar o Jollyday, que já vem com algum feriados e você pode customizar outros em um arquivo separado.

 HolidayManager gerenciadorDeFeriados = HolidayManager.getInstance(de.jollyday.HolidayCalendar.BRAZIL); Set<Holiday> feriados = gerenciadorDeFeriados.getHolidays(new DateTime().getYear()); Set<LocalDate> dataDosFeriados = new HashSet<LocalDate>(); for (Holiday h : feriados) { dataDosFeriados.add(new LocalDate(h.getDate(), ISOChronology.getInstance())); } 

Segundo passo é dado a lista de feriados dataDosFeriados, vamos utilizar o calendário do ObjectLab Holiday Calculation para descobrir se uma determinada data é dia útil, baseado tanto nos feriados quanto nos fins de semana. Fazemos isso através do método isNonWorkingDay

 // popula com os feriados brasileiros HolidayCalendar<LocalDate> calendarioDeFeriados = new DefaultHolidayCalendar<LocalDate>(dataDosFeriados);

LocalDateKitCalculatorsFactory.getDefaultInstance() .registerHolidays("BR", calendarioDeFeriados);

DateCalculator<LocalDate> calendario = LocalDateKitCalculatorsFactory.getDefaultInstance(). getDateCalculator("BR", HolidayHandlerType.FORWARD);

// true - sábado calendario.isNonWorkingDay(new LocalDate(dataInicial));

// false calendario.isNonWorkingDay(new LocalDate(dataFinal));

// true - natal calendario.isNonWorkingDay(new LocalDate(feriado)); 

Por fim, agora temos que descobrir quantos dias não úteis existem no período e descontar das horas já calculadas. Vamos caminhando de data em data e perguntando se ela é ou não dia útil. Se não for, incrementamos diasNaoUteis:

 int diasNaoUteis = 0;

LocalDate dataInicialTemporaria = new LocalDate(dataInicial); LocalDate dataFinalTemporaria = new LocalDate(dataFinal);

while (!dataInicialTemporaria.isAfter(dataFinalTemporaria)) { if (calendario.isNonWorkingDay(dataInicialTemporaria)) { diasNaoUteis++; } dataInicialTemporaria = dataInicialTemporaria.plusDays(1); } 

Se quisermos calcular o número de horas úteis entre essas datas, basta subtrair o total de horas que já calculamos de 24*diasNaoUteis:

 System.out.println("Horas finais líquidas: " + horas.subtract(new BigDecimal(24 \* diasNaoUteis))); 

O código pode ser um pouco mais eficiente. Há uma outra solução para não precisar fazer um loop que passe por todas as datas do nosso intervalo. Podemos chamar HolidayManager.getHolidays() passando o intervalo das nossas datas, recebendo um Set. Invocando o size desse conjunto, temos o número de feriados do intervalo. Também calculamos quantos fins de semana tivemos, utilizando Weeks.weeksIn no nosso intervalo. Por último, precisamos tomar cuidado e verificar quais feriados cairam em fins de semana, para não contá-los duas vezes.

E você, como costuma resolver estes problemas? Vale lembrar que JodaTime possui integração com Hibernate e pode ser facilmente configurada no seu projeto. Também é fundamental pensar nos casos particulares quando escrever seus testes de unidade. É muito fácil você cair em situações estranhas, em especial se sua data possui horas e minutos, além de anos bissextos, feriados que caem em fins de semana, etc.

Veja outros artigos sobre Programação