Porque usar 'em' no seu CSS hoje em dia?

Porque usar 'em' no seu CSS hoje em dia?
slopes
slopes

Compartilhe

Talvez você programe pra Web há muitos anos como eu e tenha ouvido falar como em é melhor que pixel. Mais flexível. Mais acessibilidade. Será?

Como os ems funcionam?

A grande diferença de em e px é que em é uma medida relativa. O valor é calculado levando sempre em consideração o font-size do pai. Isso quer dizer que um elemento com font-size: 2em; vai ter o dobro do tamanho da fonte do pai, seja ele qual for.

E assim por diante. O pai do pai do pai do pai... É uma grande multiplicação de valores até chegar na raiz do documento, o <html>. Se não tiver uma fonte definida, a maioria dos navegadores usa 16px como padrão para o <html>.

Banner da Imersão Phyton: Inscreva-se gratuitamente na Imersão Phyton da Alura e mergulhe em análise de dados!

Isso quer dizer que esse código:

 <html> <body> <main style="font-size: 1.5em"> <h1 style="font-size: 2em">Titulo</h1> <p style="font-size: 0.75em">Texto.</p> </main> </body> </html> 

..acaba sendo equivalente a:

 <html style="font-size: 16px"> <body style="font-size: 16px"> <main style="font-size: 24px"> <h1 style="font-size: 48px">Titulo</h1> <p style="font-size: 18px">Texto.</p> </main> </body> </html> 

Mito: em não é mais acessível

A recomendação de que em é melhor para acessibilidade vem da época dos IEs velhos, 6, 5.5. Nesses navegadores, quando o usuário tinha dificuldade de visão, podia aumentar a fonte. Na prática, a fonte base do <html> era aumentada. Ou seja, usava 16px por padrão mas com o zoom isso virava 20px por exemplo.

Assim, todos os elementos que estavam com em tinham seu valor recalculado e a página aumentava de tamanho. Era uma espécie de zoom, essencial para acessibilidade. Os elementos que estavam com px, porém, não aumentavam de tamanho. Péssima acessibilidade. E assim nasceu o modismo do em.

Mas todos os navegadores modernos, IE inclusive, não tratam mais o zoom assim. Na Web moderna, o conceito de pixel é relatevo também. Escrever 1px no CSS não significa necessariamente um pixel físico na tela. Quando o usuário dá um zoom de 200% por exemplo hoje em dia o navegador aumenta todas as medidas, inclusive o pixel. Isso quer dizer que 1px no CSS vai ser desenhado com o dobro de pixels físicos (2px x 2px numa tela comum).

Ou seja, não precisamos de em para acessibilidade.

Onde o em faz sentido então?

A grande vantagem do em é porém no seu aspecto de multiplicar os valores de acordo com os pais. Isso quer dizer que você pode mudar o font-size de um elemento e isso afetar todos os seus filhos. É muito útil para criar seções na página onde os elementos devem aumentar proporcionalmente entre si - um componente, um widget.

Ou seja, usamos em para facilitar a escrita do nosso CSS. E por isso é bom dominar o uso de em e saber aproveitá-lo no seu código.

O em, claro, não é para todos os cenários. Ele vincula as medidas do filho com o font-size do pai. Você mexe no pai e o filho é afetado. Isso às vezes é indesejado. Só usamos em quando existe uma relação estrutural entre o filho e o pai e queremos que um afete o outro. Onde não fizer sentido, continue usando px.

O caso famoso dos designs responsivos

O em teve uma volta triunfante nos designs responsivos. É que é muito frequente você querer uma fonte menor no mobile, que tem menos espaço visível, mas uma fonte maior no Desktop, mais espaçoso. E você quer que a página toda aumente proporcionalmente. Por isso o em.

Fazemos algo assim:

 @media (min-width: 500px) { html { font-size: 1.25em; } } @media (min-width: 800px) { html { font-size: 1.5em; } } @media (min-width: 1000px) { html { font-size: 1.75em; } } @media (min-width: 1200px) { html { font-size: 2em; } } 

Conforme o tamanho da tela aumenta, aumentamos o valor do em base na tag <html>. Isso causa um efeito cascata em todos os elementos filhos se estiverem escritos com em.

É muito bom usar em nos sites responsivos para ajustar, via CSS, o tamanho de todos os elementos proporcionalmente.

Mas em não é uma medida flexível nem mais acessível. Pelo menos não no sentido de outras como a porcentagem, que se adapta automaticamente. O em é fixo, só o valor que é calculado a partir de uma conta mais complicada.

Bônus: o rem e outras medidas verdadeiramente flexíveis

O rem é uma medida nova parecida. A diferença é que a conta não leva em consideração todos os pais, mas apenas a raiz, o <html>. Isso quer dizer que mexer no font-size de algum elemento na página não vai refletir e atrapalhar outros. Só se mexermos no <html> mesmo. É útil para o caso do design responsivo que vimos antes.

Mas lembre que o em multiplicar pelo font-size do pai é uma coisa boa em muitas situações. Várias partes da página podem ser encaradas como pequenos componentes autocontidos. E mexer no pai do componente tem que afetar todos os filhos. O em é excelente pra isso, ao contrário do rem.

E, se você quiser uma medida verdadeiramente flexível e adaptável para fontes, a resposta está nas novas viewport units. Em especial, um código como html { font-size: 2vw; } vai fazer a fonte se adaptar automaticamente a todo tipo de resolução. Mas isso fica para outro artigo.

Se quiser saber mais sobre medidas flexíveis, boas práticas de CSS e também de design responsivo, não perca o curso de Web da Caelum.

E você, gosta de usar em?

Veja outros artigos sobre Front-end