Prática ágil: facilite a comunicação interna

Sintoma: durante o processo de desenvolvimento de uma funcionalidade, a equipe se direciona ao Product Owner ou cliente para tirar dúvidas, mas o mesmo se encontra frequentemente ocupado e não pode responder. Quando o PO está livre, a equipe está concentrada em outra tarefa.

Ação: crie uma lista de discussão envolvendo todos os interessados no projeto (Product Owner, desenvolvedores, User Experience, clientes envolvidos com aceitação etc) e envie um email para a lista.

Deixamos de lado a antiga “pastelaria” que exigia disponibilidade dos desenvolvedores no exato instante do aparecimento de uma necessidade, tudo era “para agora”. O mesmo vale para o Product Owner e qualquer outro ser humano em seu trabalho.

Apesar de muito desejado, é impossível exigir que no exato instante que surge uma dúvida da equipe de desenvolvimento, o Product Owner esteja disponível para conversar.

Vale lembrar que o email é uma comunicação assíncrona que leva mais tempo para obter resultados, além de ter chances de ser mal compreendido, portanto a primeira maneira a ser abordada para resolver um problema deve ser sempre a cara a cara com o PO.

Lista de discussão de um projeto/produto

Lista de discussão de um projeto/produto. Criar uma lista de discussão leva 2 minutos e permite receber feedback da primeira pessoa disponível, além de facilitar a busca por conversas quando novos membros entrarem.

Como o problema é a escassez de tempo de um indíviduo específico do qual esperamos uma resposta, o envio para uma lista que envolve PO, UX e clientes diminui o tempo no escuro, sem feedback. Para evitar uma discussão, faça perguntas diretas que esperam respostas fechadas, por exemplo:

Bom dia,

Estamos com uma dúvida em relação a listagem de contas atrasadas.
As com mais de um mês de atraso devem aparecer com outra cor,
conforme o padrão da tela de faturas?

Nesse caso um mês é considerado 30 dias, correto? Ou precisamos ter precisão de dias de acordo com o mês?

Caso a pergunta enviada seja um pedido de aprovação de história, inicie a próxima história até receber o feedback da mesma:

Bom dia,

As histórias A e B foram finalizadas e estão aguardando aprovação.

Caso a pergunta permanença em aberto sem resposta mesmo após o envio de um email, procure a conversa pessoal novamente: também é nosso papel como desenvolvedor conseguir a resposta, removendo impedimentos.

Veja também: prefira terminar a começar outra história.

7 Comentários

  1. Emerson Macedo 16/07/2010 at 11:12 #

    Achei interessante como paleativo, mas acho que isso pode acabar tapando o sol com a peneira, escondendo o real problema.

    Acredito que se o P.O não tem tempo para o projeto pode significar que esse projeto não tem tanta importância pra ele e alguma coisa precisa ser revista.

    Eu entendi que seu ponto é que ele pode não estar disponível no exato momento, mas da mesma forma que ele vai parar um tempo para responder sua mensagem ele pode gastar esse tempo para falar contigo pessoalmente. Talvez isso seja mais útil se sua equipes ou alguns membros desta trabalhem remotamente.

    Abraços,

    Emerson Macedo
    http://codificando.com

  2. Guilherme Silveira 16/07/2010 at 16:50 #

    Bom dia Emerson,

    Com certeza, acho que é um ótimo complemento. Temos que tomar cuidado com a adoção de qualquer prática solta. Não devemos adotar algo que resolve um problema momentaneo sem adotar algo o resolva a longo prazo. Assim como não devemos defender o a longo prazo e deixar o a curto prazo falhando.

    A prática aqui mencionada é uma de uma série para resolver problemas práticos que precisão de uma solução, tanto a curto quanto a longo prazo.

    Portanto, se o sintoma aparecer, resolva a curto prazo e, seguindo os principios da metodologia agil que adotou, resolva alongo prazo tambem.

    Abraco

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