Prática ágil: facilite a comunicação interna

Prática ágil: facilite a comunicação interna
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Sintoma: durante o processo de desenvolvimento de uma funcionalidade, a equipe se direciona ao Product Owner ou cliente para tirar dúvidas, mas o mesmo se encontra frequentemente ocupado e não pode responder. Quando o PO está livre, a equipe está concentrada em outra tarefa.

Ação: crie uma lista de discussão envolvendo todos os interessados no projeto (Product Owner, desenvolvedores, User Experience, clientes envolvidos com aceitação etc) e envie um email para a lista.

Deixamos de lado a antiga "pastelaria" que exigia disponibilidade dos desenvolvedores no exato instante do aparecimento de uma necessidade, tudo era "para agora". O mesmo vale para o Product Owner e qualquer outro ser humano em seu trabalho.

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Apesar de muito desejado, é impossível exigir que no exato instante que surge uma dúvida da equipe de desenvolvimento, o Product Owner esteja disponível para conversar.

Vale lembrar que o email é uma comunicação assíncrona que leva mais tempo para obter resultados, além de ter chances de ser mal compreendido, portanto a primeira maneira a ser abordada para resolver um problema deve ser sempre a cara a cara com o PO.

![Lista de discussão de um projeto/produto](assets/pratica-agil-facilite-a-comunicacao-interna/onde_trabalhar.png "onde_trabalhar")

Como o problema é a escassez de tempo de um indíviduo específico do qual esperamos uma resposta, o envio para uma lista que envolve PO, UX e clientes diminui o tempo no escuro, sem feedback. Para evitar uma discussão, faça perguntas diretas que esperam respostas fechadas, por exemplo:

Bom dia,

Estamos com uma dúvida em relação a listagem de contas atrasadas. As com mais de um mês de atraso devem aparecer com outra cor, conforme o padrão da tela de faturas?

Nesse caso um mês é considerado 30 dias, correto? Ou precisamos ter precisão de dias de acordo com o mês?

Caso a pergunta enviada seja um pedido de aprovação de história, inicie a próxima história até receber o feedback da mesma:

Bom dia,

As histórias A e B foram finalizadas e estão aguardando aprovação.

Caso a pergunta permanença em aberto sem resposta mesmo após o envio de um email, procure a conversa pessoal novamente: também é nosso papel como desenvolvedor conseguir a resposta, removendo impedimentos.

Veja também: prefira terminar a começar outra história.

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