QConSP 2010: como foi o principal evento de arquitetos e desenvolvedores no Brasil

Esse último fim de semana foi bastante agitado para a comunidade de desenvolvedores brasileiros: o QCon, principal evento de arquitetos e desenvolvedores, finalmente desembarcou no Brasil e aconteceu na cidade de São Paulo no centro de eventos FeComércio.

O evento foi organizado pela Caelum e pelo InfoQ Brasil, e ultrapassou até mesmo o tamanho da conferência em em São Francisco e Londres.

Foram mais de 40 palestras divididas em 6 tracks, além dos lightning talks que agitaram o evento no sábado a noite. Dentre os keynotes internacionais nos 2 dias de evento tivemos:

  • Nick Kallen, engenheiro do Twitter foi keynote e falou sobre os problemas enfrentados e soluções encontradas para escalar o Twitter, além da palestra de Scala na track de Java
  • Randy Shoup, chefe de engenharia do eBay, falou sobre as experiências dentro da search engine do eBay
  • Douglas Crockford, arquiteto do Yahoo, falou sobre o futuro do Javascript
  • Charles Nutter, criador do JRuby falou sobre os desafios encontrados na implementação do Ruby na JVM
  • Scott Ambler, gerente de métodos ágeis da IBM, falou sobre as estratégias para conseguir alcançar agile em situações extremas e foi bastante polêmico com algumas opiniões

Mas o mais impressionante certamente foi perceber o nível e amadurecimento da comunidade brasileira, que durante as tracks foi demonstrada através de palestras avançadas e bastante focadas. No sábado tivemos 3 tracks: Agile, .NET e Java contando com 6 palestras de qualidade em cada uma delas. No domingo outras 3 tracks também com 6 palestras cada uma: Ruby, Casos e Soluções e Arquitetura. Ainda no sábado também tivemos os lightning talks, palestras de 5 minutos com 20 slides, onde foram abordados diversos assuntos.

Com mais de 3000 tweets com a hash #QConSP, o evento teve bastante repercussão também em fóruns e blogs. Em breve teremos um artigo no InfoQ Brasil com links para os blogs e outros testemunhos. Lembrando que estamos recrutando editores que pretendem contribuir com a comunidade. Se você deseja se tornar um editor do InfoQ Brasil, envie um email para infoq@caelum.com.br.

Gostaríamos de agradecer a todos os patrocinadores: Locaweb, PagSeguro, Uol Host, Oracle, IBM, Globo.com, D-Click e Abril.

E também agradecer aos apoiadores: GUJ, Cejug, GuruSP, InfoQ Brasil, Revista Mundo .NET, Revista Mundo J, Ruby Inside, JavaCE, So Java, Go Java, CCSL, MNT.

O QCon São Paulo foi sem dúvida um grande evento que repercutiu nacionalmente e internacionalmente. Isto mostra mais uma vez a importância e a força da comunidade brasileira de sofware.

Agradecemos a participação de todas as mais de 700 pessoas (um público bastante senior), e ano que vem com certeza tem mais QCon SP e o desafio de ser ainda melhor. Contamos com a sua presença e sugestões para continuar fazendo deste evento um dos melhores e mais importantes do Brasil e do mundo.

14 Comentários

  1. bruno taboada 17/09/2010 at 12:28 #

    Aproveito aqui para deixar o meu arrependimento de não ter ido, e tive inúmeros chances de comprar o ingresso, mas enfim o próximo será melhor!

    Parabens aos organizadores.

  2. Bruno Laturner 17/09/2010 at 13:09 #

    Show show show, nada menos que isso. Fora que nunca vi tanta comida num evento antes.

    A única reclamação que tenho é que faltou uma máquina de clonagem na porta para poder assistir todas as tracks ao mesmo tempo.

  3. Loiane 17/09/2010 at 17:57 #

    Show de bola o evento!
    Parabéns Caelum pela organização e pela alta qualidade. Espero que tenha novamente no ano que vem!

  4. Lucas Souza 17/09/2010 at 18:28 #

    Oi Bruno Taboada esperamos contar com vc no ano que vem!

    Obrigado pelo elogios Bruno Laturner, disponibilizaremos as palestras que vc não pode assistir no InfoQ Brasil e você poderá ver as tracks que não conseguiu acompanhar. Acesse o InfoQ Brasil que em breve os vídeos estarão lá.

  5. Eduardo Bregaida 18/09/2010 at 02:45 #

    Em primeiro Lugar parabéns para a Caelum e a InfoQ por este evento, realmente estávamos precisando de algum evento que desse uma abalada nas estruturas e com certeza o QConSP colocou o Brasil em nível internacional neste evento.
    No próximo ano estarei de novo, desta vez precisaremos de uma área mais aberta para bate papos, o espaço acabou ficando pequeno graças ao número extraordinário de pessoas de todo o Brasil, um evento que envolveu com ou sem planejamento diversos estados Brasileiros com as ótimas qualidades de palestras.
    Parabéns, ano que vem tem mais QConSP =)

  6. Marcio Hiroyuki Miyamoto 30/09/2010 at 15:02 #

    Parabéns a Caelum, InfoQ e a todos envolvidos. Mais um excelente evento no cenário brasileiro! Vida longa ao QConSP. E com certeza estarei nos próximos!

  7. Edson Honório 30/09/2010 at 15:57 #

    Parabéns para a Caelum pela organização do evento. Fiquei muito feliz em poder participar do Qcon Sp, como estou iniciando na área de desenvolvimento, começei com o pé direito….rsrsrs.

Deixe uma resposta