Quão intuitivo é aprender Ruby?

Postado em 02. nov, 2007 por em Ruby

Recentemente, o psicólogo e servidor público de uma instituição federal Alberto Kime, postou um depoimento chocante no fórum “Perguntas e Respostas” do RubyOnBr.org. Pedindo licença ao Alberto, vou replicar o depoimento aqui:

Bom dia aos participantes do RubyOnBr. Assiti ontem a palestra do Shairon em um evento. Na verdade não fui lá para aprender Ruby, sou psicólogo e servidor público em uma instituição federal. Fui para prestigiar um amigo meu em outra palestra. Cheguei mais cedo, então e vi um rapaz falando de linguagem humana e de programação, o ato de pensar, lingüística, gramática, “semiótica”, sistema cognitivo, e outras ciência que eu nem imaginava que a computação estudava. Ele disse “você aprende ruby sem querer”, fiquei sem entender e complementou com uma analogia meio paródia de Descartes “você pensa no programa ele logo existe”.

Então pedi meu filho que instala-se o programa que entende ruby o “irb”, peguei um manual na internet e comecei a ler, pensar e “programar”. Eu fiquei muito feliz por não saber programar e “brincar” de ser programador, eu com 53 anos me sentindo capaz, e como o palestrante disse “expressar o pensamento em um programa”.

Eu só estou falando isso aqui porque fiquei muito empolgado e lendo o forum vi que programadores podem “ser humanos e legais”.

Um abraço a todos e obrigado por essa experiência.

Alberto.

É impressionante ver que uma pessoa sem experiência alguma com programação pode achá-la tão intuitiva. Mais chocante ainda é ver um psicólogo elogiando a arte da programação e como os programas podem ser humanos e legais.

E aí, não acha que está na hora de se sentir assim?

Fabio Kung

Tags:

12 Respostas para “Quão intuitivo é aprender Ruby?”

  1. Glaucio Guerra

    02. nov, 2007

    Me sinto mais humano agora :-)

    Se todos tivem o mesmo pensamento deste psicólogo o mundo seria um lugar melhor :-) Não são todas as pessoas que possuem essa “sensibilidade” com a profissão alheia.

    Ótimo post!

    Um abraço

  2. Luiz Aguiar

    05. nov, 2007

    O Gláucio deve até lembrar que falei isso no GUJ sobre o DB4O, e digo o mesmo sobre Ruby, morro de medo de “testar” e gostar.
    :)

  3. Glaucio Guerra

    06. nov, 2007

    Claro que me lembro Luiz. Estou começando um projeto agora e estou na dúvida se escolho o Rails ou Grails. Testei os dois e gostei dos dois, o que é pior.

  4. Rafael Nunes

    08. nov, 2007

    Mais chocante ainda é ver um psicólogo elogiando a arte da programação e como os programas podem ser humanos e legais.

    Na verdade pelo texto ele achou os ‘programadores’ humanos e legais. Engraçado ver como somos vistos…haha

  5. Stefano

    20. nov, 2007

    Não vejo nada de chocante…
    Aprendi Basic em 1984 e era tão fácil quanto Ruby hoje em dia! Talvez mais, pois bastava ligar o micro e o interpretador “brotava” instantaneamente na tela da TV!

    Abraços!

  6. lyndon tavares

    04. jan, 2008

    Também sou da época do basic e do TK90. Porém hoje, pelas imposições do progresso, vemos nascer essas novas maravilhas. já naquele tempo, sonhava com programas que se autoprogramacem, reconhececem a linguagem humana escrita e falada e em vários idiomas, com suas vários dialetos e nuances. pudesse armazenar seus conhecimentos, auto-aperfeiçoamento da interface com o ser humano. tudo isso no menor espaço possível de armazenamento. ressumindo: autocognição, autotransformação, auto-armazenamento, autopreservação, semântica própria, etc. hoje, fique imaginando como será minha idéia de linguagem de programação daqui a 20 anos.

  7. Igor

    23. jan, 2008

    Muito legal o ponto de vista do psicólogo.
    Mas legal mesmo é ver programadores “filosofando” sobre linguagens. Ja pararam para pensar que as linguagens, tanto humana quanto computacionais, são as ferramentas que utilizamos para nos comunicar. Ou seja, a ferramenta de comunicação com a maquina evolui muito mais do que a ferramenta de comunicação com outros seres humanos. Apartir deste ponto, pode-se tirar diversar conclusões… (coisa de doido rapaziada!)

  8. Renato

    25. jan, 2008

    Intuitivo é exagero, ele se daria bem com qualquer linguagem de script. Chega de hype…

  9. Nelson

    16. fev, 2008


    Se ele pode eu vou dá uma olhadinha no Ruby…

  10. José Júnior

    26. fev, 2008

    Estou estudando J2EE e estou ansioso para terminar o quanto antes pra logo dar inicio ao estudo de ruby… os comentários da galera só aumenta a impolgação!!!

  11. valdir

    14. jan, 2011

    Não é tão chocante assim, a coisa foi colocada como se fosse um absurdo alguem não-formado na área pudesse aprender algo assim. A programação é que foi, ao longo do tempo, sendo burocratizada, complicada, colocada em outro patamar que “pessoas comuns” naão pudessem alcançar. Felizmente linguagens como Ruby e Python trazem de volta o prazer, a intuitividade e a simplicidade de programar.

  12. André

    13. out, 2011

    mas se programar virar algo tão fácil que qualquer pessoa possa fazer, isso não desvalorizaria o profissional e faria ele receber menos e trabalhar mais?fora as demissões em massa D:

Deixar uma Resposta