Sensitive Data Exposure

Sensitive Data Exposure
rferreira
rferreira

Compartilhe

Frequentemente vemos notícias de que hackers invadiram algum sistema de alguma empresa, expondo dados sensíveis de seus usuários, tais como documentos pessoais e cartões de crédito.

Um caso recente aconteceu aqui mesmo no Brasil com uma empresa de e-commerce, onde dados como nome completo, CPF e data de nascimento de milhares de seus clientes foram expostos na internet.

Toda aplicação precisa lidar com dados de seus usuários, sendo que alguns deles são considerados como sendo sensíveis e por isso deveriam estar bem protegidos para o caso de um possível acesso indevido.

O grande problema é que desenvolvedores somente consideram dados de cartão de crédito como sendo uma informação sensível, tendo então uma preocupação maior com sua manipulação e armazenamento.

Inclusive existe uma norma chamada PCI-DSS (Payment Card Industry - Data Security Standard), que deve ser seguida por empresas de pagamento online e lojas de e-commerce que lidam com dados de cartão de crédito de seus clientes.

Porém, nem toda aplicação tem funcionalidades relacionadas com pagamentos online e precisará lidar com dados de cartão de crédito. Mas isso não significa que ela não lide com dados sensíveis.

Ninguém gostaria que seus dados pessoais, como documentos, endereços e telefones, fossem expostos na internet para qualquer um acessar. Esse tipo de informação também deveria ser considerado como sendo sensível e deveria ser trafegado e armazenado de maneira segura.

OWASP Top 10

O Open Web Application Security Project, conhecido como OWASP, é uma comunidade aberta iniciada em 2001, com o objetivo de capacitar as organizações sobre como desenvolver, adquirir, operar e manter aplicações confiáveis, em relação à segurança. O projeto oferece gratuitamente documentos, ferramentas, fóruns e estudos sobre segurança em aplicações Web.

Um dos documentos mais populares produzidos pelo OWASP é o Top 10, que é uma lista elaborada baseada em estudos, contendo os 10 principais e mais críticos riscos existentes em aplicações Web. O documento descreve de maneira detalhada os riscos, mostra exemplos de como eles funcionam e também ensina como se prevenir contra eles.

Na última atualização do Top 10, que saiu em 2017, existe um item chamado Sensitive Data Exposure, que justamente fala sobre o risco que existe em aplicações de terem seus dados sensíveis expostos.

Para minimizar esse risco, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas pela equipe de desenvolvimento da aplicação.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Boas práticas para lidar com dados sensíveis

Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas ao lidar com dados sensíveis em uma aplicação, diminuindo assim o risco deles serem expostos de maneira indevida.

Classifique os dados da aplicação

Classifique todos os dados que a aplicação vai gerenciar. Além de analisar do ponto de vista de negócios da aplicação, pesquise também por normas e leis que classificam dados como sendo sensíveis.

Evite armazenar dados sensíveis

Discuta se realmente é necessário para a aplicação armazenar os dados sensíveis, buscando por outras alternativas quando possível. Um exemplo de alternativa seria o armazenamento temporário.

Utilize criptografia

Sempre utilize criptografia ao armazenar os dados classificados como sensíveis, evitando que eles sejam armazenados em plain text no banco de dados. Utilize também criptografia ao trafegar esses dados pela rede, com o auxilio de protocolos seguros.

Evite algoritmos fracos

Ao utilizar criptografia, certifique-se de utilizar algoritmos atualizados e que são considerados como sendo fortes. O mesmo é válido para os algoritmos de hashing que são utilizados para armazenar as senhas dos usuários.

Evite a utilização de cache

Embora cache seja uma técnica que ajuda bastante com performance, evite o utilizar em requisições que trafegam dados sensíveis.

Quer aprender mais sobre segurança em aplicações Web? Conheça nosso curso focado em como executar pentesting em aplicações Web e também sobre como identificar e corrigir as vulnerabilidades no código fonte, seguindo as boas práticas do desenvolvimento seguro: Curso Segurança em Aplicações Web.

E você, costuma discutir sobre dados sensíveis e criptografia com sua equipe de desenvolvimento? Já utilizou alguma técnica para lidar com esse tipo de informação?

Compartilhe nos comentários sua experiência sobre o assunto :)

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão