Trabalhando com JSON no iOS

Trabalhando com JSON no iOS
Diego Chohfi
Diego Chohfi

Compartilhe

Com o crescimento do mercado mobile, a integração de sistemas com os pequenos aparelhos se tornou essencial. O formato JSON se popularizou com a mesma velocidade que o desenvolvimento mobile. Sua simplicidade e facilidade de desenvolver parsers o tornou uma das principais alternativas na integração de sistemas web, em especial para ser consumido via AJAX.

No iOS não foi diferente. A necessidade dos desenvolvedores levou o surgimento de diversas bibliotecas que faziam o trabalho de ler e gerar JSON com extrema facilidade, como o JSON Framework e o TouchJSON. Porém a Apple não quis ficar de fora e incorporou a classe NSJSONSerialization, capaz de gerenciar o formato tanto no iOS como no desenvolvimento para OSX, com a mesma facilidade que as bibliotecas opensource trouxeram.

Recetemente desenvolvemos um projeto para iOS para auxiliar os alunos do nosso curso de iOS, o IP-67, enriquecendo a experiência e trazendo um exemplo bem palpável. A aplicação consiste em buscar os pontos de ônibus próximos a localização do usuário. Para integrar a nossa aplicação com um backend em Ruby utilizamos JSON como o formato e a classe NSJSONSerialization se mostrou extremamente simples e fácil de se trabalhar. Vamos entender como fizemos, do lado do dispositivo, a leitura e manipulação dos dados.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Primeiramente precisamos obter as informações no formato JSON para então parsea-los. Utilizando o método + (id)dataWithContentsOfURL:(NSURL *)url; da classe NSData para fazer uma request e obter as informações de forma síncrona em um endereço da WEB:

 NSString \*url = ```NSString stringWithFormat:@"http://ondeestaoalbi.herokuapp.com/onibusesNosPontosProximos.json?lat=%f&long=%f", -23.588453, -46.632103
; NSData \*jsonData = ```NSData dataWithContentsOfURL: \[NSURL URLWithString:url
\]; 

O nosso serviço retornará um JSON com a seguinte estrutura:

 { "nome": "920016054", "descricao": "R. Dr. Neto De Araujo, 311", "coordenada": { "latitude": -23.5876, "longitude": -46.6321 } } 

Após receber as informações, vamos utilizar a classe NSJSONSerialization para transformar o JSON em um NSDictionary, contendo as chaves e valores das informações sobre o ponto.

 NSError\* error; NSDictionary \*resultados = ```NSJSONSerialization JSONObjectWithData:jsonData options:NSJSONReadingMutableContainers error:&error
; 

Caso o JSON seja válido e a conversão seja feita com sucesso podemos buscar os valores no NSDictionary a partir de uma chave, utilizando o método - (id)objectForKey:(id)aKey;:

 NSError \*error; NSDictionary \*resultados = ```NSJSONSerialization JSONObjectWithData:jsonData options:NSJSONReadingMutableContainers error:&error
; if(!error) { NSString \*nome = ```resultados objectForKey:@"nome"
; NSString \*descricao = ```resultados objectForKey:@"descricao"
; NSLog(@"Nome: %@, descrição: %@", nome, descricao); } 

Poderíamos continuar utilizando o NSDictionary para armazenar as informações dos pontos encontrados, mas imagine que por algum motivo precisemos mostrar a descrição do nosso Ponto sempre com letra minúscula e removendo os espaços do começo e do fim da nossa NSString, o código ficaria da seguinte forma:

 NSString \*nome = ```resultados objectForKey:@"nome"
; NSString \*descricao = ```\[resultados objectForKey:@"descricao"
 lowercaseString\]; descricao = ```descricao stringByTrimmingCharactersInSet:\[NSCharacterSet whitespaceAndNewlineCharacterSet
\]; NSLog(@"Nome: %@, descrição: %@", nome, descricao); 

Perceba que o código não é mais tão simples quanto anteriormente, além disso, precisaríamos espalhá-lo por todo o projeto. A manutenção também seria difícil, pois precisaremos copiar e colar o mesmo código toda vez que a descrição for exibida e caso a regra de exibição seja alterada o código que copiamos e colamos terá que ser alterado.

Temos esse problema pois estamos utilizando a classe NSDictionary para guardar estado do nosso Ponto e não podemos definir nenhum comportamento adicional. Para manter os dados organizados e de fácil manutenção devemos sempre criar classes para representar tipos e não mantê-los na representação de chave e valor, desta forma, além de guardar o estado do objeto, podemos também definir novos comportamentos, facilitando a manutenção e a reutilização de código.

Vamos criar as classes com os referentes atributos e também definir um método de classe para criar uma instância do Ponto, esse método será responsável por buscar suas informações em um NSDictionary passado como argumento. Essa regra fica isolada e fácil de dar manutenção caso alguma das chaves mude:

 #import <Foundation/Foundation.h> #import "Coordenada.h"

@interface Ponto : NSObject

@property(nonatomic, strong) NSString \*nome; @property(nonatomic, strong) NSString \*descricao; @property(nonatomic, strong) Coordenada \*coordenada;

\+ (Ponto \*) comDicionario: (NSDictionary \*) dicionario;

@end

#import "Ponto.h"

@implementation Ponto @synthesize nome, descricao, coordenada;

\+ (Ponto \*) comDicionario: (NSDictionary \*) dicionario { Ponto \* ponto = ```\[Ponto alloc
 init\]; ```ponto setNome: \[dicionario objectForKey:@"nome"
\]; ```ponto setDescricao: \[dicionario objectForKey:@"descricao"
\]; Coordenada \*coordenada = ```Coordenada comDicionario: \[dicionario objectForKey: @"coordenada"
\]; ```ponto setCoordenada: coordenada
; return ponto; }

@end 

Se fosse preciso definir uma regra para buscar a descrição do Ponto da forma que descrevemos anteriormente, podemos alterar o método que busca o atributo na classe, isolando o código e facilitando futuras manutenções.

 #import "Ponto.h"

@implementation Ponto @synthesize nome, descricao, coordenada;

\- (NSString \*) descricao { NSString \*descricaoEmMinusculo = ```descricao lowercaseString
; return ```descricaoEmMinusculo stringByTrimmingCharactersInSet:\[NSCharacterSet whitespaceAndNewlineCharacterSet
\]; }

@end 

Para obter um Ponto a partir de um JSON chegamos ao seguinte código:

 NSString \*url = ```NSString stringWithFormat:@"http://ondeestaoalbi.herokuapp.com/onibusesNosPontosProximos.json?lat=%f&long=%f", -23.588453, -46.632103
; NSData \*jsonData = ```NSData dataWithContentsOfURL: \[NSURL URLWithString:url
\];

NSError \*error; NSDictionary \*resultados = ```NSJSONSerialization JSONObjectWithData:jsonData options:NSJSONReadingMutableContainers error:&error
; if(!error){ Ponto \*ponto = ```Ponto comDicionario: resultados
; NSLog(@"Ponto: %@", ponto.descricao); } 

Percebendo a dificuldade e a duplicação de código que temos que escrever ao buscar os valores no NSDictionary, desenvolvemos uma pequena biblioteca para facilitar essa tarefa. O [KeyValueObjectMapping](https://github.com/dchohfi/KeyValueObjectMapping) surgiu da necessidade de transformar grandes estruturas de dados automaticamente em objetos, seguindo padrões e quando necessário adicionando configurações para alterar as convenções. Poderíamos remover a implementação do método + (Ponto *) comDicionario: (NSDictionary *) dicionario; e com o KeyValueObjectMapping teríamos:

 DCKeyValueObjectMapping \*parser = ```DCKeyValueObjectMapping mapperForClass:\[Ponto class
\]; Ponto \*ponto = ```parser parseDictionary:resultados
; 

Lembrando que o KeyValueObjectMapping serve para transformar qualquer tipo de dado que se comporte como um NSDictionary, chave e valor, podendo ser um JSON, um PLIST, entre outros. Você está convidado a contribuir nos projetos!

Diego Chohfi
Diego Chohfi

Desenvolvedora de software e engenheira de computação.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão