Últimos aprendizados e inovações na Caelum

Postado em 27. mai, 2010 por em Caelum, Java, Ruby, Web Design

Inovação é parte fundamental da missão da Caelum. E, como uma empresa de treinamentos, Ensinar e Aprender são nosso dia a dia. Muitos nos perguntam o que devem estudar no seu tempo livre, onde devem investir. A Caelum tem seguido várias linhas e iniciativas que eu gostaria de apresentar nesse post.

De tempos em tempos, temos na Caelum um tech day interno onde cada um apresenta o que tem estudado e aplicado nos projetos e nas aulas. O último encontro aconteceu nesse mês de maio e trouxe muitas novidades com testes, métodos ágeis, web, linguagens dinâmicas, estruturas de dados, cloud e mais.

Guilherme Silveira falou sobre SOA versus REST, recapitulando REST e fazendo comparações com o objetivo de ajudar nas escolhas de quando usar ou não as tecnologias. Mostrou um pouco de seus últimos experimentos com hypermedia e code on demand.

O Lucas Cavalcanti e o Caires Vinicius apresentaram a palestra Shoulda stay or shoulda go?, mostrando pontos positivos e negativos da utilização do Shoulda em um projeto Ruby on Rails que passaram enquanto estavam em um projeto de consultoria da Caelum. Ainda em Rails, David Paniz e Pedro Matiello apresentaram Aerotrem: Colocando sua app Rails no ar. Eles mostraram como manter, de maneira fácil, várias VMs ruby na mesma máquina. Foram além e fizeram o HAProxy balanceando dois servidores Web, além de mostrar como fazer o deploy sua aplicação no cloud da Amazon via o Heroku.

O Paulo Silveira apresentou Tudo que você sempre precisou saber sobre Hash e um pouco mais. Paulo mostrou como funciona um Hash, mostrou algumas implementações em Java e como funções de hash ruins podem impactar sua tabela além de um truque que o Yahoo! usou para melhorar seu filtro de Spam.

Sérgio Lopes e Alberto Souza apresentaram técnicas para deixar mais rápido o carregamento das páginas Web, seguindo as diretrizes do YSlow do Yahoo!. Mostraram algumas das métricas usadas e truques para atingi-las com ferramentas Java e usando recursos do Google AppEngine. Ainda com relação à Web client-side, eu – Anderson Leite -, Pedro Mariano e Caires Vinicius falamos sobre as novidades do HTML 5. Alguns browsers já possuem implementações do draft atual e muitas mudanças estão sendo consideradas para essa nova versão. Entre ela as tags audio e video, a nova API Geolocation, novas tags semânticas, novos input types, cache e web storage, e a tag canvas para desenho 2d. Veja um demo de canvas e a nova JS API:

A Cecilia Fernandes apresentou Do Scrum ao Lean, com os próximos passos a serem tomados para uma equipe ir do Scrum ao Lean, vantagens, desvantagens e um exercício prático para enxergar a diferença entre a produção empurrada e puxada, alem da variação sem especialização do conhecimento.

Além de todas essas palestras no nosso Tech Day, muitos outros temas têm feito parte do dia a dia de estudo e inovação da Caelum. Estamos apostando fortemente no Android para o mercado Java Mobile, nas novidades do Java EE 6 para simplificar o Java corporativo (como JPA2 e JSF2) e em novas iniciativas em cloud computing e NoSQL.

E você? O que tem estudado ultimamente? Quais são suas apostas?

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

15 Respostas para “Últimos aprendizados e inovações na Caelum”

  1. Fabiano

    27. mai, 2010

    Mas é SOA vs Rest ou SOAP vs Rest?

  2. Paulo Silveira

    27. mai, 2010

    Oi Fabiano. perfeita observacao. Fiz a mesma indagacao pro Guilherme, e ai ele explicou como o REST vai alem de ser apenas uma implementacao tecnica e protocolo: eh um modo de pensar em como organizacao a integracao, e nao atraves de servicos, e sim atraves de recursos. Bem, a historia eh longa, e ele gosta bastante de falar disso. Se voce olhar os videos do restfulie e do Jim Webber, vai comecar a pegar o porque deles estarem indo com REST em direcao a interfaces, e nao no nivel de implementacao

  3. Gabriel Rubens

    27. mai, 2010

    Todos os temas são interessantes…
    Mas só uma curiosidade, as apresentações são filmadas ou com PPT?
    []‘s

  4. Franklin

    29. mai, 2010

    Nao vejo a hora de fazer um curso com voces. A Caelum tem nos seus instrutores excelentes profissionais que sao pessoas inteligentes e dedicados a sua profissao!

  5. Paulo Silveira

    07. jun, 2010

    @Gabriel, estamos comecando a filmar alguns talks internos, para ver se fica bom publica-los posteriormente. Ainda estamos considerando a possibilidade

    @Franklin, valeu o apoio!

  6. Marcio Duran

    07. jun, 2010

    Fabiano, na minha convicção é,

    SOAP vs Rest é o certo. (Se estou errado me corrigam !!!)

    Por Paulo Silveira,

    “REST vai alem de ser apenas uma implementacao tecnica e protocolo” , ao invés de apagar alguém poderia justificar a afirmação.

    Abraçoss !!!

  7. Paulo Silveira

    07. jun, 2010

    Marcio, como eu afirmei acima, algumas pessoas estao indo mais longe, mostrando que REST nao esta ligado apenas a implementaçao. Veja a dissertacao do Roy Fieldings sobre REST, e veja como não está necessariamente ligado a HTTP e tambem nao a SOA. uma arquitetura baseada em estado e transições é bem diferente de uma baseada em serviços e procedimentos. Foi o que o Guilherme mostrou na palestra, assim como o Stefan Tilkov e Jim Webber costumam afirmar tambem. É uma opinião deles, pode não ser a sua.

  8. Paulo Silveira

    07. jun, 2010

    O Steven Tilkov aqui chama o debate “REST vs SOAP” e chama esse debate de “sem valor”. Depois ele fala de “REST vs SOA” e diz que faz sentido dependendo do que voce julgar ser SOA.

    Voce memso pode ouvir ele falando isso aqui:
    http://www.infoq.com/presentations/qcon-tilkov-rest-intro

  9. Marcio Duran

    07. jun, 2010

    Paulo,

    Obrigado por melhores esclarecimentos e informações, vou pesquisar as referências citadas.

    Abraçoss ; -)

  10. Paulo Silveira

    09. jun, 2010

    Sobre REST e SOA classico, acho legal as frases do Adam Bien: deploiou um WSDL, fica tudo bem amarrado e dificil de evoluir. Bem diferente do REST, que esta mais pro lado schema free do NoSQL:

    http://www.adam-bien.com/roller/abien/entry/how_to_kill_a_soa

  11. Aécio Costa

    11. jun, 2010

    na Caelum se discute Java na TV Digital (SBTVD)?? qual sua perspectiva Paulo sobre isso?

  12. Sérgio Lopes

    12. jun, 2010

    Achamos aqui eu TV Digital é um mercado bem importante para o Java. Temos até cursos em torno desse tema: http://www.caelum.com.br/curso/tv61

  13. Paulo Silveira

    12. jun, 2010

    Oi Aécio

    Temos até um curso com o pessoal da overmedia sobre o assunto. Creio que o mercado ensse início será pequeno, mas com a adoção em massa do padrão nos dois próximos anos, a tendência será de um mercado cada vez mais crescente.

    abraços

  14. camilo

    12. jun, 2010

    pow excelente e bons temas. Seria interessante compartilhar as apresentações :) .

    flw

Trackbacks/Pingbacks

  1. As 7 práticas para um site otimizado | blog.caelum.com.br - julho 29, 2010

    [...] pela recente edição 2010 da Velocity Conference organizada pela O’Reilly e por uma palestra recente que dei com o Alberto Souza aqui na Caelum, além de discussões que aparecem no nosso curso que trata de HTML, CSS e Javascript, selecionei [...]

Deixar uma Resposta