Últimos aprendizados e inovações na Caelum

Inovação é parte fundamental da missão da Caelum. E, como uma empresa de treinamentos, Ensinar e Aprender são nosso dia a dia. Muitos nos perguntam o que devem estudar no seu tempo livre, onde devem investir. A Caelum tem seguido várias linhas e iniciativas que eu gostaria de apresentar nesse post.

De tempos em tempos, temos na Caelum um tech day interno onde cada um apresenta o que tem estudado e aplicado nos projetos e nas aulas. O último encontro aconteceu nesse mês de maio e trouxe muitas novidades com testes, métodos ágeis, web, linguagens dinâmicas, estruturas de dados, cloud e mais.

Guilherme Silveira falou sobre SOA versus REST, recapitulando REST e fazendo comparações com o objetivo de ajudar nas escolhas de quando usar ou não as tecnologias. Mostrou um pouco de seus últimos experimentos com hypermedia e code on demand.

O Lucas Cavalcanti e o Caires Vinicius apresentaram a palestra Shoulda stay or shoulda go?, mostrando pontos positivos e negativos da utilização do Shoulda em um projeto Ruby on Rails que passaram enquanto estavam em um projeto de consultoria da Caelum. Ainda em Rails, David Paniz e Pedro Matiello apresentaram Aerotrem: Colocando sua app Rails no ar. Eles mostraram como manter, de maneira fácil, várias VMs ruby na mesma máquina. Foram além e fizeram o HAProxy balanceando dois servidores Web, além de mostrar como fazer o deploy sua aplicação no cloud da Amazon via o Heroku.

O Paulo Silveira apresentou Tudo que você sempre precisou saber sobre Hash e um pouco mais. Paulo mostrou como funciona um Hash, mostrou algumas implementações em Java e como funções de hash ruins podem impactar sua tabela além de um truque que o Yahoo! usou para melhorar seu filtro de Spam.

Sérgio Lopes e Alberto Souza apresentaram técnicas para deixar mais rápido o carregamento das páginas Web, seguindo as diretrizes do YSlow do Yahoo!. Mostraram algumas das métricas usadas e truques para atingi-las com ferramentas Java e usando recursos do Google AppEngine. Ainda com relação à Web client-side, eu – Anderson Leite -, Pedro Mariano e Caires Vinicius falamos sobre as novidades do HTML 5. Alguns browsers já possuem implementações do draft atual e muitas mudanças estão sendo consideradas para essa nova versão. Entre ela as tags audio e video, a nova API Geolocation, novas tags semânticas, novos input types, cache e web storage, e a tag canvas para desenho 2d. Veja um demo de canvas e a nova JS API:

A Cecilia Fernandes apresentou Do Scrum ao Lean, com os próximos passos a serem tomados para uma equipe ir do Scrum ao Lean, vantagens, desvantagens e um exercício prático para enxergar a diferença entre a produção empurrada e puxada, alem da variação sem especialização do conhecimento.

Além de todas essas palestras no nosso Tech Day, muitos outros temas têm feito parte do dia a dia de estudo e inovação da Caelum. Estamos apostando fortemente no Android para o mercado Java Mobile, nas novidades do Java EE 6 para simplificar o Java corporativo (como JPA2 e JSF2) e em novas iniciativas em cloud computing e NoSQL.

E você? O que tem estudado ultimamente? Quais são suas apostas?

15 Comentários

  1. Fabiano 27/05/2010 at 16:02 #

    Mas é SOA vs Rest ou SOAP vs Rest?

  2. Paulo Silveira 27/05/2010 at 16:36 #

    Oi Fabiano. perfeita observacao. Fiz a mesma indagacao pro Guilherme, e ai ele explicou como o REST vai alem de ser apenas uma implementacao tecnica e protocolo: eh um modo de pensar em como organizacao a integracao, e nao atraves de servicos, e sim atraves de recursos. Bem, a historia eh longa, e ele gosta bastante de falar disso. Se voce olhar os videos do restfulie e do Jim Webber, vai comecar a pegar o porque deles estarem indo com REST em direcao a interfaces, e nao no nivel de implementacao

  3. Gabriel Rubens 27/05/2010 at 22:09 #

    Todos os temas são interessantes…
    Mas só uma curiosidade, as apresentações são filmadas ou com PPT?
    []’s

  4. Franklin 29/05/2010 at 19:52 #

    Nao vejo a hora de fazer um curso com voces. A Caelum tem nos seus instrutores excelentes profissionais que sao pessoas inteligentes e dedicados a sua profissao!

  5. Paulo Silveira 07/06/2010 at 15:02 #

    @Gabriel, estamos comecando a filmar alguns talks internos, para ver se fica bom publica-los posteriormente. Ainda estamos considerando a possibilidade

    @Franklin, valeu o apoio!

  6. Marcio Duran 07/06/2010 at 15:29 #

    Fabiano, na minha convicção é,

    SOAP vs Rest é o certo. (Se estou errado me corrigam !!!)

    Por Paulo Silveira,

    “REST vai alem de ser apenas uma implementacao tecnica e protocolo” , ao invés de apagar alguém poderia justificar a afirmação.

    Abraçoss !!!

  7. Paulo Silveira 07/06/2010 at 15:45 #

    Marcio, como eu afirmei acima, algumas pessoas estao indo mais longe, mostrando que REST nao esta ligado apenas a implementaçao. Veja a dissertacao do Roy Fieldings sobre REST, e veja como não está necessariamente ligado a HTTP e tambem nao a SOA. uma arquitetura baseada em estado e transições é bem diferente de uma baseada em serviços e procedimentos. Foi o que o Guilherme mostrou na palestra, assim como o Stefan Tilkov e Jim Webber costumam afirmar tambem. É uma opinião deles, pode não ser a sua.

  8. Paulo Silveira 07/06/2010 at 15:50 #

    O Steven Tilkov aqui chama o debate “REST vs SOAP” e chama esse debate de “sem valor”. Depois ele fala de “REST vs SOA” e diz que faz sentido dependendo do que voce julgar ser SOA.

    Voce memso pode ouvir ele falando isso aqui:
    http://www.infoq.com/presentations/qcon-tilkov-rest-intro

  9. Marcio Duran 07/06/2010 at 15:56 #

    Paulo,

    Obrigado por melhores esclarecimentos e informações, vou pesquisar as referências citadas.

    Abraçoss ; -)

  10. Paulo Silveira 09/06/2010 at 01:12 #

    Sobre REST e SOA classico, acho legal as frases do Adam Bien: deploiou um WSDL, fica tudo bem amarrado e dificil de evoluir. Bem diferente do REST, que esta mais pro lado schema free do NoSQL:

    http://www.adam-bien.com/roller/abien/entry/how_to_kill_a_soa

  11. Aécio Costa 11/06/2010 at 17:30 #

    na Caelum se discute Java na TV Digital (SBTVD)?? qual sua perspectiva Paulo sobre isso?

  12. Sérgio Lopes 12/06/2010 at 16:13 #

    Achamos aqui eu TV Digital é um mercado bem importante para o Java. Temos até cursos em torno desse tema: http://www.caelum.com.br/curso/tv61

  13. Paulo Silveira 12/06/2010 at 20:28 #

    Oi Aécio

    Temos até um curso com o pessoal da overmedia sobre o assunto. Creio que o mercado ensse início será pequeno, mas com a adoção em massa do padrão nos dois próximos anos, a tendência será de um mercado cada vez mais crescente.

    abraços

  14. camilo 12/06/2010 at 23:33 #

    pow excelente e bons temas. Seria interessante compartilhar as apresentações :).

    flw

Deixe uma resposta