Últimos aprendizados e inovações na Caelum

Últimos aprendizados e inovações na Caelum
anderson.leite
anderson.leite

Compartilhe

Inovação é parte fundamental da missão da Caelum. E, como uma empresa de treinamentos, Ensinar e Aprender são nosso dia a dia. Muitos nos perguntam o que devem estudar no seu tempo livre, onde devem investir. A Caelum tem seguido várias linhas e iniciativas que eu gostaria de apresentar nesse post.

De tempos em tempos, temos na Caelum um tech day interno onde cada um apresenta o que tem estudado e aplicado nos projetos e nas aulas. O último encontro aconteceu nesse mês de maio e trouxe muitas novidades com testes, métodos ágeis, web, linguagens dinâmicas, estruturas de dados, cloud e mais.

Guilherme Silveira falou sobre SOA versus REST, recapitulando REST e fazendo comparações com o objetivo de ajudar nas escolhas de quando usar ou não as tecnologias. Mostrou um pouco de seus últimos experimentos com hypermedia e code on demand.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

O Lucas Cavalcanti e o Caires Vinicius apresentaram a palestra Shoulda stay or shoulda go?, mostrando pontos positivos e negativos da utilização do Shoulda em um projeto Ruby on Rails que passaram enquanto estavam em um projeto de consultoria da Caelum. Ainda em Rails, David Paniz e Pedro Matiello apresentaram Aerotrem: Colocando sua app Rails no ar. Eles mostraram como manter, de maneira fácil, várias VMs ruby na mesma máquina. Foram além e fizeram o HAProxy balanceando dois servidores Web, além de mostrar como fazer o deploy sua aplicação no cloud da Amazon via o Heroku.

O Paulo Silveira apresentou Tudo que você sempre precisou saber sobre Hash e um pouco mais. Paulo mostrou como funciona um Hash, mostrou algumas implementações em Java e como funções de hash ruins podem impactar sua tabela além de um truque que o Yahoo! usou para melhorar seu filtro de Spam.

Sérgio Lopes e Alberto Souza apresentaram técnicas para deixar mais rápido o carregamento das páginas Web, seguindo as diretrizes do YSlow do Yahoo!. Mostraram algumas das métricas usadas e truques para atingi-las com ferramentas Java e usando recursos do Google AppEngine. Ainda com relação à Web client-side, eu - Anderson Leite -, Pedro Mariano e Caires Vinicius falamos sobre as novidades do HTML 5. Alguns browsers já possuem implementações do draft atual e muitas mudanças estão sendo consideradas para essa nova versão. Entre ela as tags audio e video, a nova API Geolocation, novas tags semânticas, novos input types, cache e web storage, e a tag canvas para desenho 2d. Veja um demo de canvas e a nova JS API:

A Cecilia Fernandes apresentou Do Scrum ao Lean, com os próximos passos a serem tomados para uma equipe ir do Scrum ao Lean, vantagens, desvantagens e um exercício prático para enxergar a diferença entre a produção empurrada e puxada, alem da variação sem especialização do conhecimento.

Além de todas essas palestras no nosso Tech Day, muitos outros temas têm feito parte do dia a dia de estudo e inovação da Caelum. Estamos apostando fortemente no Android para o mercado Java Mobile, nas novidades do Java EE 6 para simplificar o Java corporativo (como JPA2 e JSF2) e em novas iniciativas em cloud computing e NoSQL.

E você? O que tem estudado ultimamente? Quais são suas apostas?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão