Vivendo no cloud: a infraestrutura externa da Caelum em 11 soluções

Vivendo no cloud: a infraestrutura externa da Caelum em 11 soluções
slopes
slopes

Compartilhe

Há muito tempo que falamos de cloud computing na Caelum, para minimizar a necessidade de infraestrutura própria e especializada. Mas, mais que falar, a Caelum como empresa aprendeu ao longo dos últimos anos a usar serviços disponíveis na nuvem para as mais diversas tarefas. Somos clientes de diversas soluções SaaS, PaaS e IaaS. Muitos nos perguntam que serviços utilizamos e com que finalidade. Esse post é um guia rápido com 11 soluções de cloud computing que usamos na Caelum.

1 ♦ Google AppEngine: rodar aplicações Java e Python na infra do Google

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O site da Caelum roda na plataforma do Google desde Setembro de 2009. Hoje temos outras iniciativas por lá inclusive em outras linguagens. Já publicamos um passo-a-passo sobre o GAE, como usar Ruby no AppEngine, e até uma palestra no QConSP sobre essa nossa experiência, com pontos positivos, negativos e as dificuldades que passamos dada as restrições do ambiente.

2 ♦ Amazon EC2: infra elástica com virtualização

Rodamos o TeamCity e o Hudson para integração contínua de um projeto interno grande que executa testes em paralelo em diversas instâncias do EC2. Atualmente, estamos estudando usar a Amazon para eliminar um repositório local dos nossos pacotes deb customizados. Colocar nossos sites e aplicações aqui seria uma outra opção (e de facílima migração, diferente de portar uma aplicação para o GAE que exige bastante esforço), mas sendo infraestrutura como serviço, ficaríamos responsáveis por toda a configuração e manipulação de máquinas, não oferecendo a mesma facilidade do GAE.

3 ♦ Heroku: PaaS para rodar aplicações Ruby

Construído em cima do Amazon EC2, o Heroku é considerado o "AppEngine do Ruby". Rodamos uma aplicação interna de controle de turmas desenvolvida pela Caelum Rio.

4 ♦ GitHub: repositórios de código em Git

Antigamente, tínhamos um servidor SVN interno na Caelum (e, antes, um CVS). Em 2009, começamos a migrar para Git quando conhecemos o GitHub. Desde maio de 2009 somos clientes do GitHub tanto em projetos opensource com 57 repositórios públicos, tais como os do VRaptor ou do Restfulie, quanto em todos os projetos internos da empresa em mais de 40 respositórios privados.

5 ♦ Pivotal Tracker: gerenciamento de backlog para projetos ágeis

Que a Caelum é forte adepta de Metodologias Ágeis não é novidade. Mas para gerenciar as dezenas de projetos ágeis da empresa, precisamos de uma ferramente simples e poderosa. O Pivotal nos permite gerenciar backlogs, sprints, estimativas, gerar gráficos, simular o kanban e muito mais. O serviço se tornará pago.

6 ♦ Mailchimp: gerenciamento e envio de Newsletters

A Caelum envia periodicamente uma newsletter com notícias de Java, Ruby, Arquitetura e Agile para milhares de interessados que se cadastraram. Usando o Mailchimp desde Abril de 2009, ganhamos agilidade no envio dos e-mails, sem preocupação com bloqueio de provedores, sobrecarga da máquina, gerenciamento de unsubscribes, e-mails que voltam e ainda obter estatísticas detalhadas.

7 ♦ Dropbox: compartilhamento e backup de arquivos

Nos permite a sincronização de arquivos e documentos de forma simples entre as unidades da Caelum em SP, Rio e Brasília, nosso designer em Goiânia e a qualquer momento em todos os lugares. Substituiu um antigo compartilhamento de rede local Samba/Windows, inviável para controlar arquivos e documentos dos mais de 80 colaboradores nas 3 unidades.

8 ♦ Google Apps (GMail, Docs): suíte de aplicativos Google para seu domínio

Todos os nossos e-mails @caelum.com.br estão no Gmail corporativo oferecido pelo Google Apps for Business. Usamos ainda Google Docs para diversos documentos da empresa e Google Talk para comunicação interna.

9 ♦ Vimeo: publicação de vídeos

Divulgamos palestras, screencasts e outros vídeos pela conta oficial da Caelum no Vimeo. Vários posts aqui do blog usam o Vimeo como host dos vídeos, como o recente Screencast da migração de Rails 2 para 3.

10 ♦ SlideShare: publicação de slides

Embora diversos instutores usassem há bastante tempo o SlideShare para compartilhar suas apresentações, a Caelum começou em setembro a divulgar em uma conta própria e centralizada as palestras que dá nos diversos eventos que participa.

11 ♦ WPEngine: hospedagem segura e escalável de Wordpress

Mantemos o blog desde 2006, mas sempre com problemas em gerenciar a máquina, updates manuais e, pior, momentos de instabilidade em picos de acesso (em especial quando enviamos nossa newsletter). Último serviço contratado pela Caelum, o WPEngine trouxe escalabilidade e tranquilidade para o gerencimento do Blog da Caelum.

Conclusão

Usar soluções de cloud computing é, além de um bonito buzzword de marketing, essencial para a Caelum: a tranquilidade, facilidade e economia de custos que essas soluções trazem são uma grande vantagem, além de eliminar a necessidade de pequenos servidores internos.

O uptime de nosso site melhorou bastante desde o AppEngine, os problemas de infra (hd queimados, atualização de software, mudança de permissões, criação de usuários, etc) se tornaram irrelevantes desde o EC2, Dropbox e Github, a escalabilidade do nosso blog vai ser resolvida com o WPEngine, e não precisamos gastar tempo (e dinheiro) desenvolvendo soluções que Mailchimp, Pivotal e outros nos trazem.

E você, quais serviços de cloud usa em sua empresa? Que parte ainda não está no cloud que gostaria de colocar?

Veja outros artigos sobre Programação