5 dúvidas de quem quer iniciar na carreira de programação

5 dúvidas de quem quer iniciar na carreira de programação
Paulo Silveira
Paulo Silveira

Compartilhe

Como me tornar dev?

Ter o desejo de entrar na carreira de programação e desenvolvimento frequentemente traz consigo diversas dúvidas. Afinal, é uma carreira que parece pagar bem, possui muitas vagas em aberto, não exige necessariamente o estudo formal nem equipamentos caríssimos para praticar. É, uma parte é verdade.

Se você gosta muito de computadores, de smartphones, de fuçar na internet, sempre está nos canais do youtube de curiosidades de ciência e de tecnologia (como o Nerdologia), é realmente possível que esse seja um caminho de carreira para você. Vale o aviso: não é fácil, vai levar tempo e muito esforço. Há pessoas importantes em tecnologia que dizem que você precisa de uma década para ser realmente uma pessoa incrível em programação. Não há solução mágica, apesar de muitas promessas de emprego garantido por aí.

Então vou tentar responder algumas dúvidas que nós da Alura sempre recebemos dos alunos que querem estudar na nossa formação de Lógica de Programação:

1. O que eu devo estudar?

Inicialmente, você deve focar o seu tempo em aprender a chamada lógica de programação. É uma forma de traduzir seu pensamento em uma estrutura que poderá ser escrita utilizando uma linguagem de programação. Você pode fazer os dois ao mesmo tempo, escolhendo uma primeira linguagem para colocar em prática a lógica. Eu recomendo fortemente o JavaScript, não por ser uma linguagem importante no mercado, mas em especial porque você não vai precisar instalar nenhum software ou aplicativo novo no seu computador e já começará a testar e praticar.

Python é outra linguagem que considero excelente nesse momento. É óbvio que se você já tem uma linguagem com que está ganhando familiaridade, pode focar nela.

Porém, caso você esteja considerando migrar sua carreira para a área de TI, mesmo tendo feito faculdades em outras áreas, saiba que seu conhecimento anterior não será desperdiçado, mas sim pode ser um trunfo valioso.

Muitas habilidades adquiridas em suas formações anteriores, como resolução de problemas, habilidades analíticas e até mesmo conhecimentos específicos, podem ser aplicadas no mundo da tecnologia da informação.

Essa combinação única de experiências pode permitir que você enxergue os desafios de TI por diferentes perspectivas, o que é extremamente vantajoso em um campo que valoriza a criatividade e a inovação.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

2. E como posso praticar?

É necessário não apenas aprender comandos e estruturas, mas repeti-las à exaustão. A fluência é uma medida importante na experiência de um programador: o quão confortável ele está em escrever código em uma determinada linguagem? Não gosto muito das comparações com línguas, mas é algo parecido: não adianta você conhecer bem a gramática e o vocabulário da língua alemã se não tem uma velocidade em combinar tudo para que frases saiam em uma velocidade esperada. Para ser um bom programador, é realmente necessário muita repetição e exercício das suas habilidades de lógica, e de conhecimento do 'vocabulário' da linguagem.

3. Preciso saber muita matemática?

A imagem está em movimento, nela há uma mulher branca, de cabelos loiros, mais conhecida na internet como “Nazaré”, personagem interpretado pela atriz Renata Sorrah. Há um zoom que foca o rosto da personagem, que faz uma expressão preocupada.Em primeiro plano aparece uma animação que de fórmulas matemáticas.

Não precisa. Se você realmente odeia matemática, poderá encontrar um caminho complicado. Mas para o dia a dia da programação, a matemática necessária é aquela que mais gostávamos quando éramos menores: é lógica, quebra-cabeças, desafios e pegadinhas de raciocínio! Como os do Malba Tahan.

4. Em quanto tempo estarei pronto?

Se você está começando do zero, não está cursando faculdade relacionada e nunca teve nenhuma experiência com tecnologia, é um caminho longo. Seu primeiro curso, seu primeiro livro, vão apenas te mostrar os passos iniciais. A prática é que vai te dar a fluência, como falamos. Um ano depois do seu início é um bom tempo para dizer que você poderá ter reunido as condições de começar a trabalhar com a sua primeira linguagem e procurar de forma estruturada um trabalho. Claro que isso vai variar muito de pessoa para pessoa. Cuidado com promessas.

5. Como encontrar um primeiro emprego?

A imagem em movimento traz duas mulheres loiras, de cabelos loiros, uma ao lado da outra. As duas pulam e batem palmas, com uma expressão de comemoração. Uma veste um casaco na cor vinho e a outra um casaco de cor laranja.

Ou mesmo um primeiro estágio? Esse é um grande desafio. Apesar do número enorme de vagas, as empresas costumam desconfiar um pouco de quem não tem formação na área e ao mesmo tempo não tem experiência comprovada. O ideal é encontrar um espaço para que você possa armazenar seus testes e experiências, criando um pequeno portfólio do que você conhece e já sabe fazer, mostrando também sua dedicação. O Codepen.io possibilita que você faça isso para as tecnologias conhecidas como front-end, dê uma olhada nessa e nessa outra coleção de demos. O Github é outro canal essencial.

A Alura tem um artigo do Natan Souza muito estruturado sobre como você pode organizar seu portfólio no notion e Linkedln, além de outras ferramentas para portfolio.

Eu faço mais uma vez um convite para que você conheça os nossos cursos de Lógica de Programação, que é todo em JavaScript, por um motivo que eu já bloguei a respeito.

E aqui um vídeo onde falo bastante desse assunto de início em programação:

Lembrando também que não há idade para começar a aprender a programar.

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Paulo Silveira é CEO e cofundador da Alura. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Criou o Guj.com.br, o podcast do Hipsters.tech e o Like a Boss.

Veja outros artigos sobre Programação