Arredondamento e números gigantes: do double ao BigDecimal

Arredondamento e números gigantes: do double ao BigDecimal
peas
peas

Compartilhe

É fácil se deparar com as limitações do double no Java e na maioria das outras linguagens: quando vamos trabalhar com dinheiro notamos que as contas não estão saindo exatamente como esperávamos:

 double d1 = 0.1; double d2 = 0.2; System.out.println(d1 + d2); 

O resultado é um estranho 0.30000000000000004, que pode acarretar em problemas graves dependendo da utilização e arrendondamento aplicado depois nesse número. O problema é que um número com 0.1 não pode ser representado em binário de maneira finita: ele vira uma dízima (no binário ficaria algo como 0.110011001100...) diferente do número 0.25, que pode ser representado perfeitamente (no binário 0.01). A representação é um pouco mais complicada que isso, a JVM segue o padrão IEEE 754 para trabalhar com números de ponto flutuante.

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Como obter o esperado 0.3? A sugestão sempre é usar o [BigDecimal](http://download.oracle.com/docs/cd/E17409_01/javase/6/docs/api/java/math/BigDecimal.html). BigDecimal é uma classe que trabalha com números de ponto flutuante de precisão arbitrária: você pode escolher quanto de precisão você quer usar. Por padrão ele vai utilizar o que for necessário, e, diferente do double, ele consegue guardar números como 0.1, pois guardará isto como sendo 1 x 10ˆ-1 (isto é, usando a base decimal em vez de binária, evitando a dízima).

 // nao use esse construtor: BigDecimal big1 = new BigDecimal(0.1); BigDecimal big2 = new BigDecimal(0.2);

System.out.println(big1.add(big2)); 

O resultado é uma nova surpresa, um incrível 0.300000000000000016653345369377.... O que fizemos de errado agora foi que tentar somar 0.1 e 0.2 sendo que esses dois números já estavam armazenados em memória como double, e, ao serem passados para o construtor do BigDecimal, foram transportados com imprecisão. O próprio javadoc desse construtor diz que "The results of this constructor can be somewhat unpredictable". Na verdade o resultado é bem previsível pelas suas regras, mas não é o que gostaríamos.

Como resolver? Basta sempre usar o construtor que trabalha com Strings, assim o BigDecimal vai internamente fazer o parsing desses números sem que eles sejam armazenados em um double, evitando os problemas de precisão:

 // atencao! usando String no construtor: BigDecimal big1 = new BigDecimal("0.1"); BigDecimal big2 = new BigDecimal("0.2");

System.out.println(big1.add(big2)); 

Finalmente obtendo o resultado esperado. Há ainda importantes observações sobre o BigDecimal: por padrão ele não fará nenhum tipo de arredondamento, o que o obriga a lançar java.lang.ArithmeticException no caso de uma dízima decimal (tentar dividir 1/3 por exemplo). Nesses casos é necessário delimitar a quantidade de bits a serem usados ou escolher o modo de arredondamento:

 BigDecimal big1 = new BigDecimal("1"); BigDecimal big2 = new BigDecimal("3");

System.out.println(big1.divide(big2, 3, RoundingMode.UP)); 

Resultando em 0.334. Vale lembrar também da imutabilidade da classe BigDecimal, que traz diversas vantagens mas deve ser usada com cuidado quando diversas operações serão realizadas em cima de um mesmo número dentro de um laço, já que diversos BigDecimals serão instanciados durante a operação, podendo acarretar no mesmo problema de performance do uso de concatenação de Strings. O Donizetti lembrou que esse assunto é bastante discutido no item 48 do Effective Java.

No JavaScript teremos o mesmo problema caso você precise realizar contas no lado do cliente, e aí podemos usar a BigDecimalJS, que funciona de maneira análoga ao Java.

O Rafael Ferreira lembra que podemos ir além, e como dinheiro é algo pertencente ao nosso domínio e lógica de negócios, criamos uma classe Money para encapsular todo esse comportamento e evitar que RoundingMode, MathContext e escalas se espalhem por todo seu código.

Veja outros artigos sobre Programação