Caelum Day in Rio 2009, eu fui!

Caelum Day in Rio - 2009No último sábado ocorreu a primeira edição do Caelum Day no Rio de Janeiro. Foram mais de 140 pessoas que assistiram palestras técnicas sobre assuntos atuais. O evento trouxe o Phillip Calçado da ThoughtWorks Australia, que falou sobre as dificuldades que um líder técnico encontra no dia dia e como resolvé-las. Citou princípios que considera fundamentais, como TDD, builds rápidos, integração contínua, ambiente de testes, domain-driven design e entregas rápidas, tudo isso para evitar grandes imprevistos.

O Fabio Kung deu uma ótima apresentação sobre cloud computing, e Cauê Guerra mostrou na sua palestra que 2009 foi o ano de Ruby on Rails no Brasil.


DSC05259 DSC05299

Rafael Martinelli da DClick e Paulo Siveira deram dois lightning talks. O Rafael falou sobre Adobe Flex mostrando vários projetos da DClick ao vivo impressionando a plateia com a riqueza da interface. O Paulo deu uma apresentação interessante sobre a abstração na camada de persistência.

Sergio Junior e Luiz Costa deram uma palestra excelente sobre RESTful Webservices, e, no final do evento, eu falei sobre a escalabilidade dos bancos relacionais e a alternativa NoSQL.

Há diversas notícias e posts relatando o evento: Alexandre Gazola, Hélio Medeiros, Thiago Zilli, Lennon Manchester e Mauricio Aniche blogaram a respeito. Obrigado!

Finalmente agradecemos aos nossos patrocinadores: a Locaweb e TIDigital e a todos vocês pela presença, e ficamos na certa de realizar o próximo evento ainda melhor, baseado na experiência e feedback de todos vocês!

6 Comentários

  1. Rafael Duque Estrada 12/11/2009 at 13:16 #

    O evento foi muito bom, contêm comigo no próximo ano!

  2. Hélio Medeiros 12/11/2009 at 16:26 #

    Com certeza !! O evento valeu mesmo… já é a segunda vez que tenho contato com as produções Caelum e digo que esses tipos de eventos com certeza valem quaisquer gastos como a vinda do nordeste !!!

  3. Germano 13/11/2009 at 08:06 #

    E eu perdi mais um grande evento.

  4. William Gouvea 13/11/2009 at 23:47 #

    Otimo evento!

    Temas sobre tecnologias e tendencias atuais de mercado, que possibilitam uma grande reciclagem de conhecimento e engradecimento profissional.

    Um das grandes atrações na minha opiniao,alem dos temas,JRuby, Cloud Computing e NoSQL , foi o VRaptor, em sua versao 3, mostrando um framework web que fica a altura dos tão falados, Rails, Django,Grails, escrito em Java e contendo principios como COC, IOC.

    Parabens por mais esse grande evento no RJ!!

  5. Carlos Telles 17/11/2009 at 00:29 #

    Muito bom o evento, desde a organização e o local até os temas interessantes como o de lider técnico, ruby, cloud e bancos de dados não relacionais. Todas as palestras evidenciaram pontos importantes das tendências de mercado.

Deixe uma resposta