Crazy 8 (Eights): uma técnica rápida e visual para explorar e criar ideias com seu time

Crazy 8 (Eights): uma técnica rápida e visual para explorar e criar ideias com seu time
carla-de-bona
carla-de-bona

Compartilhe

Introdução

Quando estamos trabalhando em um projeto de interface, depois de entender e estudar nosso problema/ideia, chega um momento que precisamos materializar as nossas soluções.

No mercado, se percebe (não é regra) o hábito de ir direto para os wireframes de alta fidelidade. Não chega a ser um problema, mas há outros caminhos e um deles é começar a desenhar em papel.

Vantagem de desenhar no papel primeiro

A vantagem de desenhar em papel é que, além de ser mais rápido, “rabiscar” no papel também possibilita que todos da equipe (não apenas designers) possam contribuir e compartilhar suas ideias e ajudar a conceber a solução, evitando retrabalhos e idas e vindas em um wireframe de alta fidelidade.

Uma técnica que busca juntar a informalidade e rapidez do rabiscoframe com um geração de ideias é chamada 8 steps (ou Crazy eights).

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O que é Crazy 8 (Eights)?

8 Steps ou Crazy Eights é uma técnica adaptada do gamestorming que se chama “6-8-5”. Essa técnica ganhou fama através do Design Sprint (processo criado pela Google Ventures para responder questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste das ideias), pois nele o 8 steps foi adotado como o ponta pé inicial do processo de materializar ideias sobre um produto no papel.

Objetivo do Crazy 8

A ideia do 8 steps é ajudar o time a sair da sua zona de conforto e das ideias mais óbvias.

Naturalmente, temos uma forte tendência a ficar com as primeiras ideias que temos, ao invés, de tomar um tempo para explorar abordagens complementares. Essa técnica é projetada justamente para combater esse padrão, pois ajuda o time a gerar muitas ideias, sem se preocupar com os detalhes ou implementação de qualquer ideia em particular.

Além disso, essa técnica também funciona como um bom exercício de aquecimento para levar o time envolvido a pensar visualmente e tomar consciência do poder do pensamento visual para representar informações.

Como funciona o Crazy 8?

Embora o processa consista em gerar ideias, não pense nisso como o brainstorming, pelo menos não do tipo que todo mundo está conversando e interagindo. Em vez disso, em um primeiro momento, todos da equipe estarão trabalhando silenciosamente e individualmente, muitas vezes em torno da mesma mesa.

Basicamente, cada indivíduo do time é convidado a esboçar 8 ideias em 5 minutos.

Sim, se você já fez as contas, isso é cerca de 40 segundos por esboço, o que é um pouco “crazy“, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de “obrigar” você a desligar a auto-edição e apenas colocar suas ideias no papel.

Vale destacar também, que não é um storyboard ou um fluxo de navegação, as ideias não precisam estar em sequencia ou contar uma narrativa coesa. Na verdade, o foco é gerar 8 ideias totalmente diferentes, de forma rápida e visual para o seu produto/ideia.

E se eu não tiver 8 ideias para o processo?

Você pode estar se perguntando? E se eu não tiver 8 ideias? Se isso acontecer e você se sentir preso, tente repetir um dos esboços anteriores com uma pequena variação, esse tipo de exploração é útil e mantêm você em movimento.

Com o tempo e prática, você percebe que você estará mais relaxado e automaticamente se torna mais produtivo em dinâmicas como essa, apenas deixando fluir suas ideias.

Exemplo de Crazy Eights

Como usar o Crazy 8?

Aqui na Formação de UX da Alura, trabalhamos com dois tipos de gamestorming para 8 steps:

  1. Momentos Chaves; e
  2. 8 Steps.

1) Gamestorming: Momentos Chaves

O primeiro, conhecido por “Momentos chaves”, é indicado para quando estamos em um processo muito inicial do nosso produto/ideia e ainda estamos buscando entender nosso problema. Entenda que por “momentos-chave”, estamos nos referindo as diferentes experiências possíveis e interações que o usuário tem com o software.

Um momento pode ser uma tela propriamente dita, ou uma interação (o usuário vai clicar, vai dar zoom, vai deslizar o dedo sobre a tela?) ou ainda um caso de uso (onde o seu usuário vai estar usando o seu produto? Quando que o seu produto vai intervir na vida do usuário?).

2) Gamestorming: 8 Steps

Já o outro, 8 steps, elimina os casos de uso e interações e foca mais na concepção da telas propriamente dito. Esse segundo é usado normalmente, quando temos uma ideia mais clara do nosso produto/ideia e já conseguimos imaginar como nossa aplicação vai funcionar.

Para obter melhores resultados, sempre tente aplicar pelo menos duas rodadas do Crazy Eights. Com certeza, na segunda rodada, a equipe vai sofrer mais para gerar as 8 novas ideias.

Fazendo uma analogia rápida, é como se a gente tivesse raspando o fundo do pote, o que torna tudo mais doloroso para se conseguir novas ideias. No geral, na primeira rodada os participantes vão gastar as suas oito ideias mais óbvias.

A segunda rodada é, justamente, para reforçar a questão de sair da zona de conforto e fazer cada participante buscar ideais mais inovadoras.

Vale destacar que não significa que você vai abandonar as ideias antigas, elas tendem a vir na sua mente por serem mais fortes, mas vale uma segunda rodada justamente para poder ir além do óbvio e ter mais opções e situações para se analisar sobre o projeto/ideia.

Crazy 8: agora pratique com sua equipe

Gamestorming: 8 Steps e Momentos Chaves

1) Objetivo do projeto

Materializar as ideias (telas, caso de uso e interação) que temos sobre o nosso aplicativo no papel de forma rápida e visual.

2) Ambiente

  • As ideias/histórias/cenários descritos nos gamestorming anteriores;
  • Folha A3;
  • Canetinhas;
  • Regras:
    • Duração de 5 minutos;
    • Cada integrante do time deve fazer um 8 steps mesmo sem habilidades artísticas.

3) Passo a Passo para o Crazy Eights

  1. Distribua folha A3 em branco e canetas para todos os participantes;

  2. Faça com que todos dobrem a folha de papel 3 vezes de modo que todos eles tenham a folha divida em 8 pedaços;

  3. Peça à equipe que desdobre o papel e observe a grade de 8 retângulos foi criada;

  4. Dê 5 minutos no total para desenhar oito momentos chaves, uma média de 40 segundos para cada quadro;

  5. Ao longo do exercício continue a lembrar as pessoas do tempo e se certificar de que está claro o que elas devem esboçar Repita conforme necessário.

Obs.: Lembre-se que você pode aplicar esse mesmo gamestorming desconsiderando casos de uso e interação e apenas focado em telas quando sua equipe já tem uma ideia mais clara do que estão criando.

  1. Uma vez que o gamestorming está finalizado, convide cada participante para compartilhar seus esboços favoritos, obter feedback do seu time e definirem quais steps são fundamentais para o seu produto/ideia funcionar. Aqui, por exemplo, pode-se usar a técnica do zen-voting para fazer a seleção final.

Veja outros artigos sobre UX & Design