Criação de objetos em Javascript

Criação de objetos em Javascript
leonardo.wolter
leonardo.wolter

Compartilhe

Utilizando JavaScript, existem varias formas de se construir um objeto. As duas formas mais conhecidas são:  utilizando a notação literal e utilizando funções construtoras. É uma questão que aparece bastante com alunos mais experientes no nosso curso de JavaScript e jQuery.

Estas duas formas são abordadas nesse excelente post do Ricardo Valeriano, onde ele explica, além destas formas, uma boa maneira de adicionar atributos e métodos em todas as instâncias de determinada função: o prototype.

Suponha o seguinte exemplo de função construtora:

 var Pessoa = function(nome, email) { this.nome = nome; // verifica se o e-mail foi preenchido if (email) { this.email = email; } }; 

Para adicionar um método nos objetos do tipo Pessoa, poderíamos simplesmente adicionar uma função à referência this:

 var Pessoa = function(nome, email) { this.nome = nome; // verifica se o e-mail foi preenchido if (email) { this.email = email; }

this.fala = function(){ console.log("Olá, meu nome é "+this.nome+" e meu email é "+this.email); }; }; 

Este padrão é chamado de Constructor paradigm por Nicholas Zakas em seu livro "Professional JavaScript for Web Developers".

Mas, se conseguimos adicionar informações na própria função construtora, por que adicionaríamos no prototype da função?

Acontece que, se adicionarmos este novo método na função construtora, a cada vez que instanciarmos um objeto a partir desta função esse método será carregado novamente na memória.

Quando instanciamos um objeto, este já tem uma referência(__proto__) para o prototype da função que o construiu. Ou seja, só haverá um método na memória: o definido no prototype da função construtora!

Mas então como eu adiciono um método a partir do protótipo de uma função?

 var Pessoa = function(nome, email) { this.nome = nome; // verifica se o e-mail foi preenchido if (email) { this.email = email; } };

Pessoa.prototype.fala = function(){ console.log("Olá, meu nome é "+this.nome+" e meu email é "+this.email); }; 

E se eu quiser mais um método "anda"? Você precisaria novamente modificar o prototipo de Pessoa:

 var Pessoa = function(nome, email) { this.nome = nome; // verifica se o e-mail foi preenchido if (email) { this.email = email; } };

Pessoa.prototype.fala = function(){ console.log("Olá, meu nome é "+this.nome+" e meu email é "+this.email); };

Pessoa.prototype.anda = function(){ console.log("Estou andando"); }; 

Um outro modo de se adicionar métodos aos protótipos das funções sem ter que chamar o prototype todas as vezes é sobrescrevê-lo por completo:

 var Pessoa = function(nome, email) { this.nome = nome; // verifica se o e-mail foi preenchido if (email) { this.email = email; } };

Pessoa.prototype ={ constructor: Pessoa,

fala : function(){ console.log("Olá, meu nome é "+this.nome+" e meu email é "+this.email); }, anda : function(){ console.log("Estou andando"); } }; 

Note que, como sobrescrevemos o protótipo por inteiro, precisamos setar também qual é a função construtora daquele protótipo (no caso, Pessoa).

Agora só falta instanciarmos uma pessoa. Para isso, existe uma palavra chave new:

 var leo = new Pessoa("Leonardo", "[email protected]"); leo.fala(); // Olá, meu nome é Leonardo e meu email é [email protected] 

Este modo de se criar um objeto onde há uma mistura da função construtora (com os atributos) e o prototype desta (com os métodos) foi apelidado por Douglas Crockford de Pseudo-classical pattern por tentar ser parecido com as classes de linguagens como Java.

O Pseudo-classical pattern não é o único jeito de criar um objeto. Alguns diriam que, apesar do ganho de memória e performance, o código acaba ficando poluído: não é tão lógico, para quem vem de outras linguagens orientadas a objetos como o Java, olhar para algumas propriedades dentro de uma função e outras fora dela (no prototype) e inferir que tudo isso representa uma classe.

Observação importante: O uso da palavra new quando utilizando o Pseudo-classical pattern não é dispensável. Uma vez que você utilizou a referência this dentro de sua função, caso não utilize o new para instanciá-la, o this apontará para window, criando variáveis globais!. Para evitar esquecer da palavra new (não, você não será avisado pelo interpretador), é uma boa prática sempre utilizar o padrão camelcase no nome de funções construtoras, isso te dará uma dica de que você precisa do new para utilizá-la.

Talvez os defensores desta ideia gostem mais de um modo com uma sintaxe mais limpa: construir objetos utilizando funções que retornam simplesmente objetos literais:

 var pessoa = function(nome, email){ return { nome : nome, email: email, fala: function(){ console.log("Olá, meu nome é "+this.nome+" e meu email é "+this.email); } }; }; 

Deste modo, para obter uma pessoa, basta chamar a função acima:

 var leo = pessoa("Leonardo", "[email protected]"); leo.fala(); // Olá, meu nome é Leonardo e meu email é [email protected] 

Uma vez que nós estamos simplesmente retornando um objeto literal, o uso da palavra chave new se torna dispensável.

Conclusão

É importante notar que o resultado não é exatamente o mesmo:

Quando utilizando o Pseudo-classical pattern, os métodos estão nos prototypes das funções construtoras, que só são carregadas uma vez, ocasionando uma melhora de performance e menor consumo de memória. Apesar disso, ele não tem uma forma de criar atributos/métodos privados e acessá-los em métodos públicos (dentro de prototypes), uma séria desvantagem.

Enquanto isso, no método não prototype-based, nós não temos problemas com atributos/métodos privados e públicos uma vez que não temos prototypes. Mas, por não termos prototypes, todos os métodos e atributos estão no objeto construído e serão carregados sempre que chamarmos a função pessoa.

Estamos trocando performance por estética e qualidade de código. Assim, é importante verificar e escolher o modo mais adequado ao seu caso.

Veja outros artigos sobre Front-end