Design Patterns no Java SE: o Template Method

Design Patterns no Java SE: o Template Method
peas
peas

Compartilhe

Quando alguém aprende o que é Design Pattern, ou mesmo um novo Design Pattern, fica com aquele sentimento de que já viu isso em algum lugar antes. A API do Java SE é um excelente lugar para encontrar milhares de exemplos de Design Patterns. Só a java.util, a java.io e a java.lang já são suficientes para estudar os mais usados.

A classe abstrata java.io.InputStream é um excelente exemplo. Ela possui um conjunto de métodos para leitura de bytes, porém apenas um deles é abstrato: o método read que lê apenas um único byte. Segue seu fonte:

 public abstract int read() throws IOException; 
``` Ele é abstrato pois essa classe não sabe exatamente de onde será realizada a leitura: da entrada padrão? de um arquivo? de uma socket? Esse comportamento vai ser definido através da reescrita desse método em uma de suas subclasses concretas: `FileInputStream`, `SocketInputStream`, `ByteArrayInputStream`, entre outras. Essas sim sabem realizar a operação de leitura de um byte.

Se a classe `InputStream` não sabe ler um byte, como então é possível existir um método `read` que recebe um array de bytes a ser preenchido pela leitura, que não seja abstrato? Vamos ver o fonte deste método:

```java
 public int read(byte b\[\]) throws IOException { return read(b, 0, b.length); } 
Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Este por sua vez esta invocando o método sobrecarregado do read que recebe, além da array a ser preenchida, a posição inicial e quantos bytes devem ser lidos. O fonte deste método está abaixo:

 public int read(byte b\[\], int off, int len) throws IOException { if (b == null) { throw new NullPointerException(); } else if (off < 0 || len < 0 || len > b.length - off) { throw new IndexOutOfBoundsException(); } else if (len == 0) { return 0; }

int c = read(); if (c == -1) { return -1; } b```off
 = (byte) c;

int i = 1; try { for (; i < len ; i++) { c = read(); if (c == -1) { break; } b```off + i
 = (byte)c; } } catch (IOException ee) { } return i; } 

Nas linhas 10 e 20 temos invocações ao método read que é abstrato! Isso é possível pois sabemos que não existe como instanciar a classe InputStream: ela é abstrata. Essa invocação recairá sobre um objeto que foi instanciado, logo ele possuirá uma implementação deste método read.

Esse é uma ótima ilustração do Template Method. Os métodos read que lêem mais de um byte são templates: eles possuem o algoritmo em si, mas ainda falta um pouco para que toda a funcionalidade deles esteja pronta. Essa parte que falta é suprida com a implementação concreta do método read nas classes filhas de InputStream. Quando a classe filha implementa esse método, os demais métodos de InputStream que dependem deste (os template methods) estarão prontos para uso!

Obviamente a OutputStream funciona de maneira análoga. No java.io ainda encontramos o Decorator Pattern, na java.awt o Composite Pattern, no java.lang temos o Builder e no java.util temos Iterator, Strategy, Prototype e muitos outros. Qual é seu exemplo preferido de Design Pattern dentro do Java SE? Conheça muitos outros no nosso curso online de Design Patterns.

Veja outros artigos sobre Programação