Distribuições do Eclipse

O Eclipse é hoje a IDE mais utilizada pelos programadores Java. Possui diversos recursos e ferramentas que tornam o desenvolvimento em Java extremamente rápido e prático.

Mas todo desenvolvedor mais experiente sabe que o Eclipse “pelado” que a gente baixa direto lá no eclipse.org é de pouca utilidade para aplicações “reais”. Sempre damos uma turbinada no Eclipse com algum pluginzinho aqui e ali pra Web, outro pra celulares, outro talvez pra JSF e quem sabe até algum pra Ruby On Rails.

A arquitetura de plugins do Eclipse é um de seus pontos fortes. Por isso ele tão usado por aí, até servindo como base para outros produtos bastante conhecidos. Mas quem já teve que instalar plugins no Eclipse sabe que isso pode ser um processo meio chato. Principalmente porque frequentemente baixamos vários plugins, de vários lugares diferentes e depois temos que instalar todos. (tudo bem, os update sites e o recente callisto tentam minimizar o problema)

Mas não seria bom baixar um único zip com o Eclipse e seus plugins preferidos pré-instalados? Melhor: plugins testados e verificados, sem problemas de incompatibilidade com sua versão do Eclipse? Pois nossas preces foram ouvidas! Um projeto recente chamado EasyEclipse traz várias distribuições do Eclipse que você baixa no Site deles que já incluem pré-instalados os plugins mais comuns.

Existem várias distribuições, com focos diferentes. Por exemplo, a Server Java traz dezenas de plugins para trabalhar com ambiente servidor. Traz o Amateras e o Sysdeo, que usamos no treinamento web aqui da Caelum, o Amateras JSF, que usamos no treinamento jsf e hibernate, e até o WebTools, meu preferido pra Web. Confira lá!

Mas se você desenvolve para celulares, há a distribuição Mobile Java que traz, entre seus plugins, o EclipseME, que inclusive usamos no treinamento Java ME aqui da Caelum. Tem ainda a distribuição Desktop Java, voltado para desenvolvimento das “telinhas” e traz plugins como o famoso VEP.

Mas mesmo que você não use Java, o EasyEclipse é pra você. Pra turma do RubyOnRails, por exemplo, existe uma distribuição específica, que traz por exemplo o RadRails que a gente usa aqui no treinamento de Ruby On Rails. Há ainda outra voltada pra Python, outra pra PHP, e mais algumas.

A idéia é baixar um ambiente completo de desenvolvimento para o seu trabalho, sem precisar ficar baixando milhões de coisas de milhões de lugares. E ainda contar com um ambiente 100% testado e estável. Além disso, todos os plugins são livres, bem como o Eclipse, e o download gratuito.

O EasyEclipse possui versões para Windows, Linux e Mac. Entre lá e baixe o seu!

4 Comentários

  1. Thiago Arrais 14/01/2007 at 20:20 #

    A Yoxos também faz isso desde o release do Callisto no meio do ano passado.

  2. krico 15/01/2007 at 02:30 #

    Legal este EasyEclipse.
    Agora temos que fazer uma ferramenta em que você “monta” o seu eclipse OnLine 🙂

  3. Tiago Mesquita 05/02/2007 at 00:16 #

    Olá, uma curiosidade que eu tenho: sei que no eclipse é possível programar em outras linguagens tais como python e C++. mas é possível também, mesmo programando em outra linguagem como referido anteriormente, obter proveito dos recursos do eclipse como o quickfix e o auto complementation?

  4. Guilherme 21/06/2007 at 13:44 #

    Olá amigos !!!

    Eu fiz o download do EasyEclipse, mais quando vou instalar dá uma mensagem de erro, se algum de vcs puderem me ajudar serei grato.

Deixe uma resposta