Evolução dos navegadores e estatísticas de acesso

Evolução dos navegadores e estatísticas de acesso
slopes
slopes

Compartilhe

Conhecer bem os navegadores usados por seu público alvo é crucial para o sucesso de um projeto Web. Como desenvolvedores, gostaríamos que todos os nosso usuários estivessem nas versões mais recentes dos navegadores mais modernos, para abusarmos de HTML5, CSS3 e outras novidades. Mas a realidade, infelizmente, acaba sendo outra.

O movimento para convencer usuários a usar browsers melhores ganha força a cada dia. O IE6, um dos símbolos dessa luta, é um dos mais criticados e passou a ser desencorajado oficialmente pela própria Microsoft essa semana, em sua iniciativa ie6countdown.com. O Site da Caelum, por exemplo, já não suporta mais o IE6 desde sua última atualização, assim como YouTube, Orkut e tantos outros.

Mas quando tomar a decisão de não suportar determinado browser? Como saber quais recursos modernos você pode usar? Ou como saber a largura ideal para seu Site? É preciso acompanhar a evolução do uso dos navegadores de seu público-alvo e tomar decisões baseadas em números. Mas quando se trata de um novo projeto ou Site ainda pequeno, a decisão é mais complicada. Comparar, então, com dados de outros Site passa a ser um recurso interessante.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Nossos amigos da Locaweb recentemente passaram a divulgar estatísticas sobre o perfil dos visitantes deles, e achamos que seria interessante mostrar também o perfil do visitante do Caelum.com.br e do GUJ.com.br. Os dados abaixo mostram o perfil dos visitantes no primeiro trimestre de 2011.

Estatísticas Caelum.com.br

Sistemas operacionais

Sistemas operacionais usados em Caelum.com.br

Navegadores

Navegadores usados em Caelum.com.br

Versões do IE

Versões do Internet Explorer usados no Caelum.com.br

Resoluções de tela

Resoluções de tela em Caelum.com.br

Estatísticas GUJ.com.br

Sistemas operacionais

Sistemas operacionais dos visitantes do GUJ

Navegadores

Navegadores dos visitantes do GUJ

Versões do IE

Versões do IE usadas no GUJ

Resoluções de tela

Resoluções de tela dos visitantes do GUJ

Veja outros artigos sobre Front-end